Como saber se o amo? E se ele é a pessoa certa pra casar?

Receba novidades por e-mail

Pesquisa

Facebook

Instagram

Cérebro Masculino postado por

Como saber se o amo? E se ele é a pessoa certa pra casar?

Boa tarde.

Namoro um rapaz mais novo que eu uns 4 anos, sendo que sempre fui contra isso (preconceito), pois vou fazer 30 neste ano.

Conheci-o na escola, ele era noivo, mas na época éramos só amigos mesmo. Terminamos o curso técnico e ficava pensando na falta que sua companhia iria me fazer.

Então combinamos de fazer outro curso profissionalizante na mesma escola. Deu certo. Ele terminou com a noiva dele (aliás, nem sei direito essa história de quem terminou) e depois de uns passeios, o beijo aconteceu e ele me pediu em namoro.

Estamos juntos há 1 ano mais ou menos.  Sinto que ele me ama. Até já me perdoou uma traição. É amigo, companheiro, podemos conversar sobre tudo, mas não sinto aquela segurança que um homem mais velho me proporciona …ele faz tudo pra me agradar, mas como saber realmente se o amo? Eu sinto muito a falta dele e quando estou junto dele o tempo passa muito rápido como saber se ele é a pessoa certa para casar? Gosto muito de passear conhecer lugares e pessoas diferentes ele bem pouco. É aquela rotina….

I.


Olá I.,

Obrigado pelo envio da sua dúvida. Não poderia existir tema melhor para a minha resposta de número 100 que o amor. Falarei como sendo nos pensamentos de uma mulher, pois este é o público alvo do blog.

Geralmente quando amamos alguém, não temos dúvida. O amor é o mais nobre dos sentimentos, o mais puro e bonito. É o que nos faz felizes apenas por saber que a outra pessoa existe e está conosco. É ter alguém em que pensamos logo ao abrir os olhos pela manhã e a última coisa antes de dormir pela noite.

Sabemos que amamos quando queremos ser uma pessoa melhor apenas para fazer o companheiro feliz. Quando lembramos os seus gostos e nos dedicamos a isso. Arrumamos-nos apenas para ele, colocamos o perfume que ele gosta, o sapato, roupa, e deixamos o cabelo de um modo que o atrai.

Quando conhecemos os piores defeitos da outra pessoa, e mesmo assim queremos estar ao seu lado.

Fazemos surpresa, lembramos dele em diversos lugares, não imaginamos ou desejamos outras pessoas.

Ou então, com a melhor descrição de amor que já foi escrita. 1 Coríntios 13:

1  Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2  E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3  E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4  O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5  Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6  Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7  Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8  O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9  Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10  Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11  Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12  Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13  Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Sente alguma coisa disso?

Agora quanto a sua outra pergunta, sobre como saber se ele é a pessoa certa para casar. Bem, isso apenas você pode responder. O que você quer do seu marido? Que características são essenciais? O que ele deve e o que não deve ser? Que tipo de homem ele é? Como deve se comportar? Você quer ter filhos (o seu marido deve ter a mesma opinião)? Quais princípios ele deve ter?

Veja tudo que você quer no seu futuro marido e analise se o seu namorado tem tudo isso. Ou melhor, veja as qualidades e defeitos dele e reflita se é alguém assim que quer para sempre? E o mais importante, você o ama o suficiente para ficar com ele o resto da vida ou apenas quer casar porque acha que chegou na idade?

Espero ter ajudado.

Um beijo,

Doutor Neurônio

Perfil do orkut (recém criado): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

AJUDE A MANTER O CÉREBRO MASCULINO NO AR. VISITE OS SITES PARCEIROS!

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Envie você também sua história  em www.cerebromasculino.com/contato que teremos o maior prazer em ajudá-la. Dúvidas enviadas via comentários (exceto da autora do e-mail) serão ignoradas.

Alexandre Chollet

Alexandre Chollet

Coach, escritor e blogueiro.

Fundador do CM, do Homem de Verdade e cofundador do Morando Juntos, além de ser autor de outros blogs. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
Alexandre Chollet

20 Comentários

  • Referindo à palavra de Deus que vc citou, se refere à caridade, o amor a Deus, ao próximo, muitos pensam que é sentimento entre duas pessoas, mas não é. Quando se fala de amor ao citar partes bíblicas se refere por exemplo: "vós maridos amai vossas esposas como Cristo amou a Igreja", ou seja deu a sua vida por amor a ela, mesmo pensando no sofrimento que iria passar e que passou.

  • Namoro há 4 anos e não estou feliz…
    mais ele faz de tudo pra me fazer ffeliz,mais ele nao consegue pois me magoou muitooo estou com odio dela mais ao mesmo tempo acho q nao sei viver sem ele o que eu faço

  • o amor não vem com folheto de instrução,
    ninguem escolhe quem quer amar e como deve ser esta pessoa
    o amor so é amor por ser unico e surgir de pequenas coisas e gestos
    quando se ama realmente a idade, o estatus social, a cor, o fisico são as coisas que menos interessam,
    o amor não domina e faz o outro sua presa a força
    pelo contrario o amor faz voce querer ser presa de todos os sentidos por livre e espontanea vontade antes mesmo de dizeres sim
    a maturidade é uma conquista de todos os dias porque continuamos a aprender e a viver coisas novas sempre
    então ainda axo que ganhamos maturidade em cada situação de vida e não num todo ou seja a maturidade para tomar decisões importantes de caracter empresarial pode não servir para tomar decisões a nivel de sentimentos

    é necessario ler e entender bem a resposta do dr. neuronio aline x uma coisa é querer amar outra coisa é querer ser dominada

  • muito bom essa ajuda ai achei muito legal

  • meu namorado perguntou o que ele fez pra mim gostar tantoo dele e como eu tenho certeza se isso é amor.

  • NineXG

    Homem mas novo precisa ser muito maduro, eu detesto, e outra coisa, o homem tem que me dominar, se eu falar mais alto, ele vira capacho e eu vou enjoar…

  • O rapaz ke eu amo, nao me ama, o nosso namoro e impossivel

  • olá dr. meu nome é evelyn tenho 13 anos e gosto de um menino faz dois anos,
    passeamos juntos,andamos juntos e moramos no mesmo bairro,mas ele é muito ignorante,
    mas ele sendo ignorante ou não eu gosto dele assim mesmo,já enfrentei muitas barreiras por ele,muitas brigas entre mim e outras que gostam dele, mas eu já decidi,ele é meu e de mais ninguém,e eu quero crescer ao lado dele e ter minha família com ele!
    o que é meu é meu! e ai de quem quizer tomar ele de mim!
    beijos

  • namoro a tres anos com uma pessoa q amei muito mas eu cansei de fazer tudo do jeito dele ,e agora disse a ele que quero meu espaço sair com minhas amigas, dançar curtir minha vida e respeitar ele mais ele naum aceita e prefere terminar do que aceitar .Sabe ele é muito especial pra mim mais eu naum aguento o jeito dele mandao ignorante,o q me faz ficar com ele é o jeito responsavel amoroso ,muito romantico de ser ,faz tudo por mim,quer casar comigo mais o ciumes e´muito grande e eu estou indescisa o que eu faço ? estou diferente nao tenho mais vontade de sair com ele ,ficar perto dele ,o silencio tomou conta de mim e tenho do de falar q ja o amo mas quero ele perto de mim ??!!NAO ME ENTENDO E NAO SEI O QUE FAÇO , TERMINO OU NAO ME AJUDEM!

  • tati vc disse exatamente como eu penso,foi muito bem colocado ,bjos a todos

  • Tambem namoro a dois anos mais de uns tempo pra cá não sei mto bem o que sinto, perco a paciencia mto rapido e toda hora arrumo uma briga…o que será? me responda por e-mail Dr. Neuronio?Por favor..
    Obrigada

  • eu namorei dois anos e nao aguentei mais e terminei com meu namorado pk eu queria curtir a vida ele disse q nunca me eskeceu e vivia me pedindo pra voltar.
    um dia eu tive uma recaida e fiquei com ele nossa foi muito bom mas no outro dia eu estava com uma duvida enorme nao sabia se voltava ou nao pra ele…..eu nao sei se volto pra eele ou se continuo com minha vida como esta.
    me ajudem por favor
    tenho 20 anos….sera q eu o amo?

  • Eu namoro mas
    tenho duvidas sera q ele me ama mesmo?
    Sabe ele é perfeito nao e tao bonito igual a mim
    mas eu acho ele um gatinhoooo
    o pior defeito dele é que
    ele nao me da presentes eu sei q ele tem dinheiro
    bjoo
    estou no aguardo

  • hmmm..ja passei por isso..mas depois que tudo passa é que enchergamos, que na verdade ficamos tanto tempo com alguem por comodismo e não por amor ,porque quando amamos não temos a menor duvida a gente sente quando é de veradade.

  • Andressa

    Vc tocou um ponto importante, Tati. Eu costumo dizer q qdo há dúvida é pq “alguma coisa errada” tem aí, é melhor não fazer até ter absoluta certeza. Assim, a probabilidade de errar será menor.

  • Alexandre Chollet

    Arrumado =)

  • tati

    hihi…
    não dá pra arrumar o post….
    é desiguais!
    ;)

  • tati

    que coisa.
    as relações são sempre assim, desiguais?
    eu me vejo tanto no texto que vc escreveu, dr.! “Quando conhecemos os piores defeitos da outra pessoa, e mesmo assim queremos estar ao seu lado.” (ainda que nos xinguemos de imbecil, às vezes). E como 1 Coríntios 13 não sai de moda, nem perde a atualidade!

    Mas, vejamos o caso da I. Eu posso ser radical, mas a meu ver, quem trai, já não ama.
    Isso, pra mim, responderia a questão. O fato de ela ter dúvidas, também. E me parece que ela descreve alguém que a entedia e não que a encanta, como escreveu maravilhosamente o Márcio no blog dele: “Creio que os relacionamentos têm que se basear na simplicidade do encanto. Encantar-se com o outro é ver quem ele realmente é, é abraçar a sua essência sem preconceito, ao mesmo tempo em que também é permitir-se ser tocado(a) por aquele que te encanta.(…) ”
    Não vejo encanto.
    Será que se consegue encanto? Acho que não.

    Boa sorte!

  • Andressa

    “Sabemos que amamos quando queremos ser uma pessoa melhor apenas para fazer o companheiro feliz. Quando lembramos os seus gostos e nos dedicamos a isso. Arrumamos-nos apenas para ele, colocamos o perfume que ele gosta, o sapato, roupa, e deixamos o cabelo de um modo que o atrai.”
    Eu tinha todos esses sintomas beeem diante do meu nariz e não percebia, precisei de uma amiga para me dar um “chacoalhão”. rs
    Mas sei lá, acho que o jeito é ir vivendo… Só assim para descobrir como serão os outros dias.
    Acho que é importante vc fazer aquilo que deseja no momento, sem muito medo. Na pior das hipóteses, vai ter vivido tudo o que foi importante para você.
    [Eu sei que isso pareceu meio pessimista, mas não foi a intenção não! Levem para o outro lado haha]

  • obrigado gostei

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>