Mentiras, Omissões e Confiança

Receba novidades por e-mail

Pesquisa

Facebook

Mulheres em Julgamento

Instagram

Artigos postado por

Mentiras, Omissões e Confiança

"Mas não te contar a verdade foi o melhor"

Muitos dizem que a confiança é a base de um relacionamento. Na minha opinião, quem afirma isso não poderia estar mais correto. Em um relacionamento amoroso, deve existir amizade também. O seu parceiro precisa ser seu amigo, ter sua confiança, companheirismo, poder desabafar, receber conselhos e divertir-se ao seu lado. Como ter qualquer uma dessas coisas sem confiar no outro?

Também é preciso ter certeza que seu parceiro não te trairá, que está onde diz estar, que não fará algo que se comprometeu a não fazer.  Tem algo pior que “liberar” seu namorado para sair com os amigos e ficar pensando o tempo todo se ele realmente está lá, se está te traindo ou exagerando na bebida, mesmo tendo prometido que não o faria?

E descobrir fatos pessoais do seu parceiro através de terceiros? Ou ser sempre o último a saber das coisas dele? Acreditam ser um relacionamento assim algo saudável? Quem sabe, quando precisar desabafar com alguém e precisar ligar para um amigo ou amiga ao invés de falar com quem se relaciona, pois não existe intimidade suficiente?

Se houver confiança, nada disso ocorerá, a amizade e o relacionamento crescerão. Você será sempre calma, tranquila, saberá que o seu parceiro está sempre falando a verdade, não existirá desconfiança, angústia, ciúme excessivo, nada. E como conquistar esse grau de amizade, intimidade e confiança? Simples, sendo honesta, sincera, não mentindo nem omitindo nada.

Aí existem as “desculpas” por mentiras e omissões. Muitos mentirosos (desculpem a palavra forte, mas quem mente é mentiroso) justificam esse ato asqueroso com “era o melhor pra ela”, ou que foi para evitar dor, brigas, mágoas ou qualquer outra balela.  Bem,  na minha opinião, não cabe a ninguém tomar decisões pelo outro ou saber o que vai ser melhor ou pior para ele. Se você acha melhor a pessoa não saber o que você fez, seria melhor não ter feito. Se é tarde, tenha caráter e arque com as consequencias. Se quer justificar como sendo algo para evitar brigas, seja madura e fale a verdade, depois a sua opinião sobre o assunto e peça compreensão. O próprio Deus não toma decisões pela gente, o que nos dá direito de tomar pelo parceiro?

Como consequencia desses atos temos o fim da confiança, que é algo difícil e demorada para ser conquistada, mas totalmente destrutível em instantes, apenas por uma atitude. Aí o relacionamento sem confiança fica algo péssimo, a amizade praticamente vai embora,  junto com a vontade de ver o parceiro, a mágoa permanece, começam desconfianças, brigas, você não acredita mais no que o outro fala, começa a não “deixar” que ele faça coisas comuns, por não acreditar que ele cumprirá com a sua palavra, e por aí vai. O que era um namoro/noivado/casamento excelente é destruido por apenas uma mentira ou omissão.

Poderia continuar escrevendo sobre os males e consequencias desses atos, mas acredito que já deu pra entender. Se queremum relacionamento bom, maduro, sem desconfianças, nao minta ou omita nada, tenha caráter. Seja a diferença.

Beijos,

Alexandre Chollet

Siga o nosso twitter: @cerebromasc


Alexandre Chollet

Alexandre Chollet

Coach, escritor e blogueiro.
Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
Alexandre Chollet

9 Comentários

  • Vim parar aqui por acaso, e Ual…. vc disse tudo que eu precisava ler… tá certíssimo!

  • Verdade!

  • Alexandre, bom dia.
    O parabenizo pelo seu artigo sobre Mentiras, Omissões e Confiança. Perfeito, servirá de exemplo Para muitas pessoas EGOÍSTAS E VAIDOSAS.

  • Zenilde que mulher sortuda você é hein?!rs..nossa espero que um dia possa encontrar uma pessoa que deposite essa confiança em mim,devido a minha profissão..e minha agenda um pouco descontrolada!
    Concordo com o que o Dr Disse que em um relacionamento deve ter:amizade,sinceridade..e digo mais respeito,se não houver isso, não tem como continuar.

    bjo

  • estou casada a quase 7anos, e nesse meio tempo descobrir varias traiçoes e eu nunca havia feitos o mesmo,
    quando descobrir fiquei arrazada meu mundo caiu,mas nao queria perde meu esposo entao perdoei sabia ue iria me deixa por outra .
    O tempo foi passando , e 4 meses se passaram .
    percebi que nao devia perdoa- lo,quando quiz separa, ele falou nao ,pois ja havia perdoado e nao estava fazendo mais nada de errada entao não iria embora ,só com motivo
    entao estou aturando porque tambem estamos contruindo
    disse . Só que td isso esta me sufocando nao sei se vou alguentar ,ele sempre tente me agradar me dando dinheiro ou presente mais nao é o suficiente ,peso que é pra mim comprar fico mais triste ainda o que devo fazer?
    pois nao quer ir embora
    O que devo fazer??????????me ajude bjsssss

  • Sara Mel

    Acho que sim… mas, algumas verdades machucam tanto quanto as mentiras. Mas, se tivesse que escolher entre uma e outra coisa ainda escolheria a verdade.
    beijuss norinha ;)

  • Zenilde

    Oi Dr. P-E-R-F-E-I-T-O seu texto…
    Sou a prova real disso, que realmente
    um relacionamento com confiança é
    maravilhoso, vivo isso há 09 meses, e
    afirmo que confiar e ter certeza que o outro confia em vc,
    te deixa tranquila, em paz. No meu relacionamento
    em todo esse período nunca houve brigas nem separação entre a gente,quando existe alguma discórdia, sentamos e conversamos numa boa, sem escândalos… E o mais importante: se vc confia, vc não tem ciúmes doentio, q é isso que faz com os relacionamentos não dão certo.
    confiança realmente é a base de um relacionamento, e não é fácil
    encontrar sinceridade nas pessoas hoje em dia, eu fui muito
    sortuda! rsrs Antes de tudo somos amigos, e com isso o amor só aumenta!

    Sogrinha… isso é o sonho de todo mundo neh…rsrsrs

    Bjoosss

  • Sara Mel

    Olha eu nunca conheci alguém que não contasse uma mentira com a desculpa clássica que era para o bem da pessoa, que era meia verdade, que é uma mentirinhaaaaa bem pequenininhaaaaa afff
    Meu sonho de consumo é ter ao meu lado pessoas que apenas dizem a verdade…que sonho o meu!
    beijuss da sara :)

  • A mentira acaba com qqr relacionamento, seja de amizade, trabalho ou amoroso. Logo, o desencademento dos fatos quando ocorre algo tão grave acaba por si só a destruir o restante.. é a ação e reação.. Os resquicios, reminiscencias,de todo o fato em alguns casos é maior e acaba aí algo que poderia ter sido diferente..haja vista, que o “se” eu tivesse fica no mundo das ideias,então as vezes achamos melhor omitir ou até falar uma mentira ” boa ” para evitar que algo desagradavel aconteça… o lado egoista inerente do ser humano se manifesta.. ocorre que,não temos o direito de decidir pelas pessoas..eis a simples questão do livre arbitrio.. temos o direito apenas de ser sinceros para com a pessoa..Como mesmo falastes, cada qual sabe o que é o melhor para si.. então o máximo que uma pessoa pode fazer é dá um conselho explanando seu ponto de vista.. A falta de confiança conquistada por meio de mentiras,atitudes e omissões torna-se algo fatal para qqr relacionamento…destrutivo.. como prosseguir sem confiar no outro? como prosseguir sem deixar o peso de lado? magoa?? a vontade de ve o outro? é complicado falar quando algo assim acontece.. na maioria das vezes,o casal tq ser muito maduro e querer.. para realmente por um ponto final no que passou e seguir adiante.. Em suma do que foi elencado, o respeito e a confiança é a base de tudo,logo, é melhor e mais saudavel para qqr tipo de relacionamento deixar cada um tomar suas proprias decisoes… quer vc as ache mais prudentes ou não =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>