Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Como tornar-se emocionalmente independente na relação

A relação deve ser uma troca de experiências entre duas pessoas, sendo construída ao longo do tempo. Podemos pensar então que a relação é a junção de duas pessoas que escolheram estarem juntas. Duas pessoas com criações e histórias de vida diferenciadas.

Com o tempo, alguns integrantes da relação começam a se tornar emocionalmente dependentes do outro. Isso significa que começam a depender demasiadamente do outro para se sentirem felizes, contentes, satisfeitos e assim por diante. Ou seja, a felicidade dessas pessoas depende exclusivamente do outro. Isso pode trazer grandes problemas na relação e principalmente para quem está passando por esta dependência.

Pensando em tornar as relações mais saudáveis, separei algumas dicas de como se tornar mais independente emocionalmente do parceiro na relação:

1) Você não é ele

Algumas pessoas começam a misturar suas vidas quando estão em uma relação, ou seja, elas começam a viver demasiadamente a vida do outro e esquecem da sua própria vida, seus sonhos e anseios. Podemos dizer que elas param de viver para si e começam a viver única e exclusivamente para outro.

Você precisa ter em mente que a sua vida é diferente da vida dele! Você precisa ter sua rotina e trabalhar para conseguir as suas próprias conquistas. O mesmo deve ser feito por parte dele. Lembre-se que vocês decidiram trilhar juntos este caminho da vida, compartilhar a vida de vocês e não viver uma só vida. Tanto os momentos bons quanto os ruins devem ser compartilhados e ultrapassados juntos, mas cada um tem a sua subjetividade e a forma de perceber estes momentos, cada um com seu próprio sentimento, não dependendo do outro para sentir ou não estas coisas.

2) Foque em seus objetivos

Nos relacionamentos existem os objetivos individuais e os objetivos do casal. Como o próprio nome já indica, o objetivo do casal é aquele em que o casal precisa necessariamente alcançar e realizar juntos. Por outro lado, os objetivos individuais cabem somente a você realizar, enquanto consequentemente o seu parceiro precisa trabalhar para realizar os próprios.

Focar nos seus objetivos não significa que você não pode auxiliá-lo a conquistar os objetivos dele e vice-versa, significa que você precisa dar mais importância para as suas conquistas e a forma de como conquista-las do que para as conquistas dele, tendo em mente que somente você será capaz de realiza-las.

Mesmo que sua conquista traga uma melhor qualidade de vida para vocês dois, ter isto em mente pode trazer grande qualidade de vida para o casal, pois assim os integrantes começam a perceber a importância de compartilhar a vida, e não um viver a vida do outro.

 3) Tenha suas próprias atividades

Em todo relacionamento saudável é preciso que os integrantes do casal passem também um tempo separados. Para isso é importante que cada um tenha alguma atividade que façam de forma separada, passando um tempo longe um do outro. É importante que essas atividades tragam algum tipo de prazer para você, fazendo assim com que este momento a sós seja algo que te traga alguma felicidade. Quanto mais atividades você tiver que lhe tragam prazer, sem incluir ele, maior o nível de independência emocional.

 4) Não espere sempre por ele

As pessoas ainda acreditam que o homem é quem precisa tomar algumas atitudes referentes ao relacionamento, tendo que a iniciativa deve ser sempre por conta dele. Isto, além de limitar a relação, ainda faz com que você se acostume a esperar somente pelo que ele deseja ou não fazer, reprimindo seus desejos. Em alguns momentos se faz necessário que você tome a iniciativa, seja em algo que envolva ele ou não.

É importante que esteja bem claro na relação que ambos têm o poder de tomar a inciativa em questões que envolva o casal. É claro que algumas decisões impotentes precisam ser conversadas e acordadas entre vocês. Sendo interessante também que quando ocorra estas conversas a respeito do que vocês irão fazer em relação a determinados assuntos, você seja ouvida e que seus desejos sejam também acolhidos, não fazendo somente o que quer.

 5) Tenha uma vida social ativa

Estar em um relacionamento não significa que você não pode ter mais amigos ou que você precisa ficar sempre presa a ele para ter alguma diversão.

É claro que devemos abrir mão de algumas coisas para o bem da relação, mas não esqueça de que a vida social é muito importante para sua felicidade e satisfação. Este aspecto não pode depender apenas dele, pois você pode acabar afastando pessoas importantes da sua vida. Tente manejar a sua vida social e a amorosa para que ambas andem juntas. É preciso conquistar esta liberdade na relação, demonstrando confiança, para que a relação torne-se cada vez mais saudável.

E isso não é só bom para você, mas para ele, que terá uma companheira menos dependente e sufocante.

A dependência emocional pode afastar seu parceiro e principalmente levar a relação ao término. Tente perceber como está a sua vida e se você anda muito dependente dele. Perceber isto já é um começo para a mudança e desenvolvimento pessoal.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.