Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Existem muitas diferenças na comunicação do homem e da mulher. Cada um tem suas particularidades e diferenças que podem fazer com que surjam alguns desentendimentos entre o que é dito e o que é feito. Conhecer essas diferenças é a melhor maneira de prevenir certas confusões que possam ocorrem na comunicação de um relacionamento.

Quanto melhor for a qualidade de entendimento e de comunicação entre o casal, mais fácil será de um entender o outro, fazendo com que muitos problemas sejam amenizados.

Por esse motivo, listei 5 dicas sobre os diferentes tipos de comunicação em um relacionamento, mostrando algumas diferenças entre a comunicação masculina e a feminina.

1) Preste mais atenção no que ele falar

Para o homem, a fala é muito importante, pois temos uma relação muito significativa com a palavra, no sentido de acreditarmos que o que falamos é algo que possa ser escrito.

Ou seja, não há necessidade de provas já que a nossa palavra basta, por ser verdadeira. Para um homem, a “palavra” é extremamente importante. O mesmo princípio se aplica no relacionamento, ou seja, quando o homem afirma algo, a probabilidade de ele estar dizendo a verdade é muito grande, independente dos seus comportamentos.

Por exemplo, quando um homem diz pra garota que não está apaixonado, ele não está. Não importa se ele a trata bem, a leva para sair ou a apresenta a seus amigos.

O comportamento pode ter dado a impressão de que ele estava gostando, mas na verdade, ele está apenas se comportando assim por ser seu jeito,  já  que deixou claro que não gosta dela e acredita que ela saiba disso.

O fato de não ouvir o que o cara disse trouxe essa confusão para o relacionamento pois isso cria muitas expectativas que não serão supridas pelo homem.

2) A forma como ele se comunica é importante

O homem geralmente se comunica de uma forma mais direta do que a mulher. Dificilmente nós deixamos algo subentendido ou falamos algo querendo dizer outra coisa. Nós geralmente falamos aquilo que acreditamos e o dizemos para o outro entender o que queremos. Por outro lado, algumas mulheres tentam deixar subentendido para que o homem descubra o que ela quer e isso também cria conflitos.

Do mesmo modo que algumas mulheres acreditam que o homem precisa descobrir o que elas querem e somente com dicas ele vai descobrir isso, o homem acredita que a mulher irá acreditar no que ele diz. Mas isso não acontece.

Por isso é importante perceber o que é falado e, principalmente, a forma como isso é falado. Se o homem der ênfase no que ele está dizendo, a probabilidade de ele estar realmente querendo dizer aquilo é muito grande e nesse caso, é importante ouvir o que ele diz.

Homens não costumam ficar de joguinhos de falar uma coisa significando outra. Se ele disse que não quer um relacionamento sério, por exemplo, ele não quer, independente do seu comportamento.

3) A opinião e a comunicação

Em alguns momentos, os homens preferem falar a a sua opinião para os outros, mesmo que seja uma opinião que irá trazer algum problema para ele ou que irá fazer com que os outros tenham pensamentos pejorativos quanto a ele. Ou seja, para os homens, dar a opinião sobre algo é mais importante do que se preocupar com o que os outros vão pensar.

Por outro lado, algumas mulheres, às vezes, evitam falar a sua opinião sobre algo para evitar alguns conflitos. Essa diferença é muito significativa, pois muitos homens acabam sendo taxados como inconvenientes, ou por serem “verdadeiros demais”.

4) A relação entre o desejo e a fala

Outra diferença também muito grande é a forma como nós homens lidamos com algo que queremos ou não. Alguns homens são mais propensos a falar abertamente sobre tudo que querem fazer, independente do que seja, enquanto algumas mulheres, mesmo quando querem algo, não costumam falar sobre isso.

Por exemplo, digamos que um homem queira sair com uma mulher. A probabilidade de ele falar isso para ela, demonstrando seu desejo ou convidá-la para sair é muito grande, afinal, ele quer isso e também quer que a mulher saiba disso. Por outro lado, algumas mulheres podem querer sair com um homem,  não falam isso de jeito nenhum, e se ele convidar para sair, é possível que ela recuse mesmo querendo. Vai entender….

Portanto, os homens geralmente têm mais facilidade em falar os seus reais desejos e vontades. Geralmente a comunicação e o comportamento estão coerentes e os homens falam e agem da mesma maneira .

É claro que alguns casos pode ocorrer algum tipo de incoerência.  Então é mais importante focar-se na fala do que no comportamento.

5) A comunicação não verbal

Em alguns casos, as mulheres preferem que o homem entenda o que elas querem sem falar e ninguém nem todos os homens conseguem perceber isso, principalmente pelo fato de darmos muita importância para a comunicação verbal.

Por exemplo, a mulher pode estar muito triste no relacionamento, ter comportamentos que demonstrem essa tristeza, mas se o homem perguntar se está tudo bem e ela afirmar que sim, é mais provável que ele acredite no que ela está dizendo, deixando de lado os comportamentos que ela demonstrou.

Pra gente, fica difícil “adivinhar” algo. Se você está triste, incomodada com alguma atitude nossa ou quer algo, simplesmente fale. 🙂

Ou seja, os homens dão mais importância para o que a parceira fala do que para os comportamentos. Então, se você fala que está tudo bem, pra gente está tudo bem. Não adianta reclamar depois.

Sim, existem algumas exceções. Pode acontecer do homem tentar descobrir o que está realmente acontecendo, mas ele só vai ter certeza que há algo errado quando isso for comunicado para ele. E ele tem razão! Ninguém precisa adivinhar nada.

Por isso a comunicação é tão importante no relacionamento, pois é através dela que conseguimos demonstrar verdadeiramente para o outro o que sentimos e pensamos e, principalmente, com a comunicação nós evitamos que sejam criadas fantasias e opiniões equivocadas sobre assuntos diversos. Portanto, muitos homens preferem ouvir a verdade de suas parceiras do que ter que descobrir essas verdades por conta própria.

Conhecer como o seu parceito funciona, assim como a melhor forma de se comunicar com ele, vai gerar um relacionamento mais saudável, funcional e duradouro, evitando conflitos desnecessários e, principalmente, tendo uma maior troca de experiências no relacionamento. Por isso, entender algumas diferentes entre você e o seu parceiro pode resolver alguns conflitos frequentes da relação.

Caso você queira descobrir mais sobre o que o que os homens gostam de ouvir, assista a esse vídeo, clicando aqui.

O que achou do artigo?

comentários

Alexandre Chollet

Consultor de relacionamentos. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.