Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

5 maneiras de terminar o namoro sem muitas consequências negativas

O término do namoro é geralmente um momento bastante conflituoso. É geralmente o momento em que os integrantes – ou pelo menos um deles -, já estão em seus limites. Acrescido do calor do momento, o término do relacionamento pode servir para despejar todos os sentimentos negativos que ficaram guardados durante o relacionamento. Pensando no assunto, separamos 5 dicas de como terminar o relacionamento de uma forma delicada, buscando amenizar as consequências negativas.


#1 Diga sempre a verdade

Um relacionamento nunca termina sem motivo. Desta forma, é preciso contar a verdade para o parceiro sobre o(s) real(is) motivo(s) de você querer por fim nesta relação. A forma como você irá comunicar os motivos é tão importante quanto comunicá-los.

Comece listando os problemas que são de sua responsabilidade, que são culpa sua. Em seguida liste o que você sente e pensa sobre o relacionamento. Não deixe subentendido que ele quem fez o relacionamento terminar ou que ele agiu errado durante o relacionamento. Pontue apenas as consequências em você de algumas atitudes dele. É importante lembrar que podemos falar apenas de nós mesmos, sobre nossos comportamentos, sentimentos e pensamentos, deixe o que outro perceba seus próprios erros.

#2 Esqueça a frase “o problema não é você, sou eu”

Existem milhares de frases prontas elaboradas para usar no término do relacionamento que podem trazer mais sofrimento ainda para o momento. É preciso esquecer estas formas prontas de como realizar o término e estar aberta verdadeiramente ao momento. Por mais que a relação esteja ruim, te levando à decisão do término, ainda é preciso considerar os sentimentos do parceiro e o tempo em que passaram juntos. As palavras precisam ser delicadas, jamais visando ferir o outro ou culpa-lo. É preciso apenas mostrar os argumentos que a levaram a tomar tal decisão.

#3 Preparação para o término (setting)

Terminar um relacionamento nunca deve ser feito de forma impulsiva. Não faça isso no momento de uma briga ou quando estão discutindo. É preciso deixar as coisas se acalmarem para então conversar e terminar. É preciso pensar com muita calma sobre o término e realmente perceber que é isto que você deseja.

  • Nunca termine acreditando que irão voltar.


Quando você perceber que realmente quer por fim na relação, faça de uma maneira séria. Chame-o para conversar e demonstre que será uma conversa importante e séria, que precisam juntos resolver uma questão. Trate o momento com a seriedade necessária e aja de acordo com a situação.

#4 Escute o que ele tem para dizer

Não adianta simplesmente falar o que você deseja para ele e depois ir embora. Caso ele queira falar com você ou até mesmo tentar entender mais a fundo o motivo do término, é sua obrigação escutá-lo e explicar melhor os motivos, de forma que fique muito claro para ele sua decisão. Por mais que você não queira ouvir o que ele tem a dizer, é preciso ser compreensiva.

Se for sua decisão final, já deixe claro no início da conversa de que realmente não tem volta e que ambos deveriam seguir caminhos diferente. Escolher frases menos agressivas ajuda muito a diminuir a dor do momento e, principalmente, pode fazer com que ele entenda melhor o que você está querendo.

#5 Acolha os sentimentos dele

Escute o que ele tem para dizer

Não é só por que vocês estão terminando que significa que você pode desrespeitá-lo ou até mesmo maltratá-lo. Pode ser que seja necessário que você tenha que acolher os sentimentos dele, principalmente se ele não esperava pelo término ou se ele ainda queira você. É possível acolher os sentimentos dele demonstrando que você compreende a dor e o sentimento dele, mas que sua decisão é final, sendo assim, infelizmente ambos terão que se separar e aprender a viver novamente separados. Demonstra que isto também lhe traz dor, mas que para o momento lhe parece a escolha certa a fazer.

Lembre-se que se você não tem planos de voltar com ele, nunca deixe esperança de que o relacionamento pode dar certo no futuro, deixe claro que ele também precisa seguir em frente. O término da relação não precisa ser tão conflituoso como estamos acostumados a pensar. A compreender o outro e se comunicar de maneira não agressiva é o melhor meio de amenizar as consequências negativas do término, aumentando o nível de aceitação do outro, sempre considerando seus sentimentos.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.