Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

7 Dicas para Diminuir a Ansiedade no Primeiro Encontro

A ansiedade está presente em nossas vidas, no nosso cotidiano. Ela faz parte de nossa natureza e vem se desenvolvendo e nos ajudando a contribuir para que chegássemos até aqui. Ela foi e é muito importante para nós, principalmente para nossa sobrevivência, porém, em alguns aspectos de nossas vidas ela pode ser prejudicial. Um exemplo seria aquela ansiedade antes de algo importante, que não te deixa dormir ou te deixa nervosa na hora de uma apresentação e até mesmo a ansiedade do primeiro encontro, que pode fazer com que você não consiga pensar nem se planejar direito para este encontro.

Pensando em diminuir esta ansiedade do primeiro encontro, separamos algumas dicas para ela ser amenizada, para tornar o encontro mais satisfatório.

1) Elimine os pensamentos disfuncionais

A ansiedade do primeiro encontro comumente é ocasionada pelo medo de que algo ocorra errado durante este primeiro encontro. Por isso, você precisa perceber esses pensamentos disfuncionais de que algo irá dar errado. Algumas pessoas ainda criam em suas mentes situações onde o encontro foi um fracasso: o parceiro não irá aparecer, ele não vai gostar da minha conversa, e assim por diante. Esses pensamentos apenas servem para intensificar a ansiedade e seu medo. Tente perceber esses pensamentos para eliminar esses sentimentos causados por eles.

Não adianta somente acreditar que tudo irá dar certo neste encontro, o importante é começar a pensar que você está preparada para ele, que suas experiências te amadureceram a ponto de você estar pronta para ter uma boa comunicação neste encontro, podendo dar o melhor de si. Pense ainda que você estará pronta para lidar com as adversidades e confie em você mesma. Dessa forma, o medo e a ansiedade vão se amenizar, pois você terá certeza que conseguirá lidar bem com as situações. Elimine qualquer pensamento minimalista ou negativista.

2) Prepare-se para o encontro

Isso significa estar pronta para o encontro, tanto emocionalmente quanto fisicamente. O processo de se arrumar para o encontro, escolher roupas que lhe caem bem, com a certeza de que você está bela, aumenta a autoestima, fazendo assim com que as incertezas diminuam, assim como a ansiedade.

Estar bem vestida não significa que será um bom encontro, mas serve como uma injeção de motivação e quebra da ansiedade.

3) Não dê importância demais ao encontro

Tenha em mente que é apenas um encontro, que pode ou não se tornar algo mais. Evite ficar planejando e imaginando como será o encontro e evite também já fazer planos para o futuro. Fique aberta às possibilidades e ao momento atual, deixando um pouco de lado os planejamentos.

A ansiedade pode ser recorrente tanto de pensamentos referentes ao passado, como de planejamentos para o futuro, ou seja, é uma incapacidade de vivenciar o presente. Se você se classifica como uma pessoa ansiosa, esee é o momento ideal para parar de idealizar o futuro e focar apenas no encontro em si, sabendo que pode ou não dar certo, e que está tudo bem.

4) Respirar é importante

A maioria das técnicas de aliviar a ansiedade estão ligadas à respiração. Não esqueça de respirar fundo e soltar lentamente o ar, oxigenando, assim, o cérebro. Algumas técnicas de contar até dez enquanto respira ou fazer algum exercício mental enquanto trabalha a sua respiração são importantes, pois ao mesmo tempo em que elas fazem você parar de pensar sobre o encontro – já que estará pensando em outra coisa – seja contando até dez de trás para frente ou pensando em alguma história, estará fazendo também com que você respire fundo. Lembre-se de sempre respirar e pensar em outra coisa que não seja o encontro.

5) Entretenha sua mente

Utilize de seus gostos para entreter a sua mente e tirar seus pensamentos somente do encontro. Você pode fazer isto escutando música ou lendo algo que seja do seu interesse, jogando e assim por diante. Isso serve para desviar os seus pensamentos, ao mesmo tempo que te entretém e faz com que o tempo passe “mais rápido”. É interessante que seja algo que você goste de fazer, pois assim você consumirá mais tempo realizando e, portanto, mais tempo sem pensar no encontro em si.

6) Faça Exercícios

Caso falte muito tempo para o encontro e a ansiedade já esteja muito alta, é interessante tentar fazer algum tipo de exercício físico, pois além de distrair a mente, eles também servem para relaxar os músculos e te dar a sensação de prazer, amenizando a ansiedade. Isso é mais aconselhável em momentos em que o encontro esteja muito longe de acontecer, pois você também precisa separar um tempo para se preparar para ele.

7) Automassagem

Caso não dê para realizar os exercícios, a automassagem também é muito aconselhável nesses momentos, já que com ela é possível também relaxar alguns músculos, tendo em vista que a ansiedade pode fazer com que algumas partes do corpo fiquem tensionadas. Faça uma automassagem nestes lugares de maiores tensões, lembrando sempre de concentrar-se na sua respiração, evitando os pensamento referentes ao encontro. Esta é a melhor combinação para amenizar de vez a ansiedade antes do primeiro encontro.

O que achou do artigo?

comentários

Alexandre Chollet

Consultor de relacionamentos. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.