Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

A insegurança Masculina

Por mais que não pareça, a insegurança é um tema recorrente na vida dos homens. É ensinado ao menino duas coisas: que ele não deve chorar e que não deve mostrar-se inseguro. Por isso, os homens tornaram-se experts em esconder suas inseguranças – e consequentemente seus sentimentos -, mas isto não significa que elas não existam. Por mais que estes ensinamentos estejam completamente errados e que podem retardar o desenvolvimento de muitas crianças, este não é o nosso foco aqui. O nosso foco é entender essas inseguranças, principalmente as inseguranças referentes aos relacionamentos.

As inseguranças são provenientes das crenças de cada um e uma das crenças principais que causam insegurança nos homens é aquela que diz que ele precisa saber como resolver tudo e saber de tudo – principalmente quando se trata de problemas com as mulheres ou quando estão em companhia delas. Esta crença faz o homem se questionar sobre sua capacidade de resolução de conflitos e faz também que ele tente realizar tarefas as quais não tem necessariamente conhecimento especifico para isto – mas a crença de que está é uma tarefa de homem pode contribuir negativamente para isto. A crença disfuncional, portanto, pode gerar uma insegurança quando o homem tentar realizar alguma atividade que ele deveria saber como realizar, mas que na verdade não sabe.

Existem as inseguranças relacionadas também ao sexo. Estas são às piores para os homens pois estão ligadas diretamente à “masculinidade”, são provenientes das crenças de que o homem precisa ser bom de cama, precisa saber satisfazer uma mulher e principalmente, precisa sempre estar pronto para transar. Isto faz com que o homem sinta-se inseguro na cama, tentando dar o melhor de si, por diversos motivos. Isto ocorre principalmente quando se trata de transar com uma nova parceira. Sem contar com inseguranças relacionadas ao próprio corpo e ao órgão genital. A crença de que o homem precisa sempre estar pronto para transar pode ser também justificativa para que ele não tenha um bom desempenho sexual ou até mesmo que ele não consiga nem iniciar a relação. Assim como a mulher, o homem também tem dias dos quais não está com tanta vontade de transar, mas não aprendeu a negar a transa, e nem cogita fazer isto, acarretando problemas ao longo dos tempos.

Essas inseguranças são consequências das demandas sociais e principalmente das crenças disfuncionais que os homens possam ter, fazendo assim que os próprios escondam estas inseguranças pois não devem demonstra-se inseguros, gerando cada vez mais insegurança. Temendo também o julgamento alheio.

Em relação às inseguranças existentes nos relacionamentos, elas existem tantos nos homens quanto as mulheres. Mas os homens dificilmente falam sobre isto. Seja a insegurança em relação ao futuro do relacionamento, em relação à parceira, ao próprio desempenho no relacionamento e etc.

Uma crença disfuncional das mulheres em respeito da insegurança no relacionamento é acreditar que ela precisa deixar o homem inseguro em um relacionamento, pois assim ele não irá abandoná-la. A mulher tem diversos meio de fazer isto, seja deixando o homem inseguro em relação aos sentimentos dela, ou até mesmo deixando claro que existem outros homens que ela tem interesse e que possam estar interessados nela.

A tentativa de manter um relacionamento a longo prazo através da insegurança ou de tentar prevenir traições através da mesma se demonstra completamente disfuncional e ineficaz, pois desta forma a mulher acaba tentado buscar uma segurança através da insegurança. Em um relacionamento a longo prazo é preciso que os integrantes estejam completamente seguros um com o outro, de forma que assim possa haver uma confiança. Sendo que deixar o parceiro inseguro gera apenas ciúme e desconfiança, podendo então enfraquecer o relacionamento e até mesmo levar o relacionamento ao término.

Quando não há confiança no relacionamento, e consequentemente não há segurança quanto ao parceiro, a probabilidade de o parceiro comportar-se por impulso e ter atitudes negativas em relação ao relacionamento cresce de forma significativa. Portanto, sabendo que tanto os homens quanto as mulheres sente-se inseguros nos mais diferentes aspectos, em um relacionamento, o mais saudável é tentar sentir-se e fazer com que o parceiro se sinta seguro, preservando assim, o futuro do relacionamento.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.