Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Sempre ouvimos a palavra preconceito, mas, grande parte das pessoas, não consegue entender o seu real significado e sua amplitude, bem como, ela pode ser maléfica para a construção de qualquer personalidade. O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é. Fato que já se torna, explicitamente, tolo, pois, qualquer pessoa de bom senso, sem necessidade de muitas explicações, consegue entender perfeitamente que é impossível definir o desconhecido.

Não há um único ser humano que nunca atribuiu um ótimo ou um péssimo conceito de valor a algo ou alguém desconhecido. Não só caímos nessa armadilha sócio-mental quando depreciamos, mas também quando supervalorizamos o que não conhecemos.

É claro que as formas mais conhecidas e repudiadas de preconceito são aquelas discriminatórias relativas a etnias, religiões, raças, classes sociais, gênero e opção sexual. Muitas consideradas crimes em grande parte dos países do mundo.


Porém, não temos noção de quanto os nossos prejulgamentos, seja de desabono imperceptível ou de engrandecimento, conseguem alterar nossa percepção da realidade e prejudicar nosso relacionamento com o espaço, as coisas, as pessoas e os demais seres vivos. Sendo fator preponderante em muitos insucessos de pessoas com elevado potencial para o triunfo.

O ser humano comum supervaloriza o meio e as pessoas do universo empresarial, financeiro, das mídias, da moda, dos esportes sem ao menos conhecê-los, ou tendo uma ideia muito superficial de como funcionam as coisas nesse meio, ou quem são de verdade. É um comportamento débil que perturba mentes, afeta pensamentos e comportamentos que, muitas vezes, tem como consequência a ruína de uma mente livre, ativa, pensante e focada na evolução pessoal.

Por tudo isso, não ter preconceitos depreciativos melhorá-la muito sua vida. Porém, não possuir, também, preconceitos que supervalorizem te fará chegar mais perto de ser um melhor ser humano.

Pedro Ivo Genú

O que achou do artigo?

comentários

Pedro Ivo Genú

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

    Como dizia minha psicóloga, o nome em si já diz tudo: fazer um "pré-conceito", antecipar uma opinião aquilo que desconhecemos…

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.