All by herself – Viajando sozinha

Mais um dia dos namorados se aproxima, e você, dessa vez sem alguém especial pra compartilhar esse momento da melhor maneira, deve estar pensando: o que fazer nesse fim de semana?

É claro que, assim como você, também existem muitas amigas suas na mesma situação. Mas, ao invés de combinar a primeira balada para a sexta e sábado à noite, por que você não experimenta fazer algo diferente?

Como disse Martha Gellhorn, uma das esposas do famoso escritor Ernest Hemingway, nada é melhor para a auto-estima do que a sobrevivência. Embarcar sozinha numa viagem – seja de um final de semana ou de um ano – faz despertar emoções e medos muito semelhantes à maioria das mulheres: o medo do desconhecido, da incerteza, de se perder, de se sentir sozinha…

A cada dia, mais e mais mulheres estão aprendendo a desbravar o mundo com a cara e a coragem, sem precisar necessariamente de uma companhia, mesmo com todo o preconceito de quem ainda acha estranho ver uma mulher independente em pleno século 21.

A verdade é que, para a maioria de nós (porque eu também faço parte desse grupo), o destino mal importa. O que importa mesmo é a viagem em si; a viagem interior, de autoconhecimento; é poder conhecer um pouco mais de si mesmo enquanto conhece o mundo, afinal, nunca voltamos as mesmas que embarcamos. Sem falar que viagens são excelentes oportunidades para conhecer pessoas que sentem as mesmas afinidades que você. Portanto, resista à tentação de chamar uma amiga para te acompanhar.

mda banner 2

Vamos aos fatos concretos: se você está com uma amiga, e alguém se interessa por você, é muito mais difícil que o indivíduo se manifeste, pois precisará enfrentar o medo da rejeição em relação a você e também à sua amiga. Isso caso ele aceite o desafio de se aproximar de duas mulheres e puxar conversa com apenas uma. Ao sair constantemente acompanhada, você automaticamente estará dificultando a concretização de uma paquera, bloqueando a situação e tornando-a apenas um desejo.

O fato é que quando você viaja só, fica mesmo mais aberta a novas amizades. Eu já fiz ótimos amigos, me diverti muito, já vivi um romance digno de filme… Sem falar que “estar sozinha” vai muito do seu estado de espírito. Você pode estar rodeada de um monte de gente e, mesmo assim, se sentir só.

No entanto, se há algo que não aconselho, é a sair por aí de qualquer jeito, sem planejamento e principalmente sem a palavra-chave: responsabilidade; afinal, é a sua vida que está em jogo. Também não aconselho menores de 18 anos, muito tímidas, introvertidas, com medos ou fobias, pois aí o que poderia ser uma viagem de puro prazer e descobrimento pode se tornar um verdadeiro pesadelo, e exatamente isso que não queremos de uma grande aventura “solo”.

Mas se você possui os requisitos básicos para experimentar esse gostinho bom de liberdade, vá em frente! São eles: coragem, muita confiança em si mesma, muita precaução com você e seus pertences e muito jogo de cintura, pois pequenos problemas podem surgir a qualquer momento, e você precisará da ajuda de outros nessas horas.

Por fim, viajar sozinha torna tudo mais intenso; é uma jornada para dentro de si mesma… Fazer o que quiser, na hora que quiser; poder passar o dia todo num lugar, sem ninguém reclamando que tá cansado, com fome ou com sono; poder fazer amizades com pessoas que tenham os mesmos interesses que você; poder explorar todos os “cantinhos” do lugar visitado sem se preocupar e voltar com a bagagem cheia de experiências novas virou mesmo algo que, com o perdão do chavão, não tem preço. Quanto ao receio de se ver sozinha num lugar cheio de casais, nem se preocupe. Como a principal doença social desta década chama-se solidão, você certamente não será a única viajando sozinha nesse fim-de-semana! Então, o que você está esperando pra arrumar sua bagagem? 😉

No próximo post, irei escrever dicas para quem estiver disposta a fazer uma viagem mais longa, com todas as orientações que você precisa pra tornar essa experiência inesquecível.

Beijos pra todas, uma ótima semana e, quem sabe, uma ótima viagem! 😉

Carol Ventura

[email protected]

Myspace: www.myspace.com/carolventura

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17406709710951401155

Siga-nos no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Jornalista, cantora e jogadora de poker.

7 comentários No All by herself – Viajando sozinha

  • Gostei da sua matéria sobre viagem solo, fiquei viúva há 2 anos, mas adoro viajar, nunca fui sozinha e morro de medo. Ir com amigas nem sempre é bom, pois cada uma quer ir para um lado e acaba em brigas. Estou pensando em ir sozinha para Nova York. Sempre penso, não sei se estou certa, que preciso procurar uma agência de viagem, mas voce nem toca nesse assunto. Será que preciso de um roteiro da agência ou não? Vou para o aeroporto e me mando?

  • Agradecida Carol.
    Sei que será muito útil.
    Vou aguardar ansiosa
    beijuss

  • Carol Ventura

    Brigada gente! Aconselho a todas a experimentar uma viagem solo. É uma das melhores coisas da vida! Sara, no meu próximo post, em menos de 2 semanas eu estarei dando mais dicas para viajantes independentes, inclusive viagens longas ao exterior. Beijao pra todas 🙂

  • Hei Carol, adorei este post pois estou pensando justamente em fazer uma viagem a “solo” para Espanha.
    Mas como eu sou muito precavida resolvi primeiro embarcar num cruzeiro nacional de poucos dias para ver como me viro. Estou muito ansiosa para essa viagem, marquei tudo que necessito e também fiz algumas pesquisas na net para saber como é. Eu já viajei muito mas de navio é a primeira vez. Tomara que dê tudo certo.
    Como você disse que ainda irá falar mais sobre o assunto você bem que poderia incluir “cruzeiros” e “viagens ao exterior” no seu próximo artigo.
    Eu ficaria muito grata, esse estava ótimo.
    Beijuss Carol.

  • Natércia Gurgel

    Olá Carol!!!

    Nossa.. vc tocou fundo com esse post!!!

    Tudo o q eu mais gosto nessa vida é Viajar! Bom.. atulamente não estou sozinha… mais mesmo assim adoro fazer programações para mim.. e tbm já tive belissimas experiencias no quesito viagens.

    Parabéns pelo post

  • Oi Carol! Tbm amei o post… e acho que não serve só pra quem está solteira, pra quem está namorandinho tbm! Porque viajar, ter um tempo gostoso pra si é essencial!
    Beijos!

  • Nossa, adorei muiiiiiito o post!!

    É realmente cm vc disse, viajar sozinha exige mta coragem, mas facilita mto mais que alguém interessante se aproxime e tb é uma forma demudar um pouco o sair smp com as amigas, por mais q seja delicioso, é bom diversificar um pouco

    Perfeitoo o seu post, Carol! Valeu.

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.