Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Aprenda a aumentar a confiança no seu parceiro amoroso

Aprender a confiar no outro não é tarefa fácil, principalmente se já tivemos alguma experiência negativa e perdemos a confiança no outro. Isso não significa que confiar plenamente seja impossível. Se você está passando por alguns problemas de confiança no seu relacionamento, principalmente quando você está tendo dificuldade em confiar no parceiro, tenha em mente que existem algumas alternativas para aumentar a confiança no parceiro e elevar a qualidade do seu relacionamento amoroso.

Neste artigo separei algumas dicas para que esse aumento na confiança seja possível, com atitudes que dependem apenas de você. Portanto, vamos a essas dicas.





1) Aprenda a confiar em si

Para confiar no outro, precisamos primeiramente aprender a confiar em nós mesmos. Muitas das desconfianças que temos do parceiro, são na verdade, desconfianças que temos de nós mesmos ou pelo menos, são frutos de nossas próprias “fraquezas”. Portanto, o primeiro passo para aprender a confiar no outro é saber confiar em si mesmo.

Confiar em si mesmo significa ter mais autoconfiança em si e nas suas atitudes. Essa autoconfiança pode ser adquirida ou aprimorada a partir do momento que você passa a se conhecer melhor e ter mais segurança de suas escolhas e de suas decisões.

Se você estiver segura em relação a sua escolha de parceiro amoroso, segura de que quer mesmo esse relacionamento com essa pessoa, você pode então passar a confiar tanto em si quanto nele para esse relacionamento funcionar de uma forma satisfatória.

2) Entenda porque você não confia nele

Refletir sobre a sua insegurança é entender o que é preciso ser feito para ameniza-la. Tente descobrir quando essa suas desconfiança começou, porque ela começou e o que você pode fazer para ela deixar de existir.

Em alguns casos a desconfiança pode surgir como consequência de comportamentos do parceiro, em outros casos, ela pode surgir devido a comportamentos nossos, ou até mesmo por termos vivenciados experiências negativas com outros parceiros. Entender o início de tudo é aprender a combater a insegurança.

3) Não procure por motivos para ter desconfiança

Geralmente quando há desconfiança em um relacionamento, a pessoa desconfiada fica procurando por motivos para sentir-se assim. Ao fazer essa procura, é possível que a pessoa comece a desconfiar de várias coisas (que normalmente não seriam dignas de gerar desconfiança), dessa forma, tudo o que o parceiro faz passa a ser algo negativo para quem desconfia, fazendo com que a relação fique inviável.

Portanto, é preciso aprender a lidar com a desconfiança e parar de buscar motivos para ela existir. Com o tempo você volta a conviver com a confiança e para de achar que tudo é motivo para traição.

4) Evite pensamentos que trazem a desconfiança

Existem alguns pensamentos que fazem com que comecemos a desconfiar de nossos parceiros. Esses pensamentos, em sua maioria, são fantasiosos, ou seja, são frutos de nossa imaginação, mas mesmo assim fazem emergir vários tipos de sentimentos. Em alguns casos, apenas por pensar que estamos sendo traídas, já acreditamos que isso é verdade, perdendo a confiança no parceiro.

Portanto, é preciso evitar esses pensamentos fantasiosos. A primeira coisa a ser feita para evitar esses pensamentos é perceber que eles não são reais. Então, sempre que você estiver pensando algo negativo a respeito do parceiro, pare e reflita sobre a veracidade desses pensamentos.

5) Confiar é ter qualidade na relação

Tenha em mente que a desconfiança no parceiro trás somente consequências negativas, enquanto a confiança trás apenas consequências positivas. Confiar no parceiro é uma escolha que você deve fazer. A desconfiança não irá te garantir que você não será traída, assim como a confiança também não irá.

O melhor a se fazer é confiar que o parceiro é fiel (e ser fiel), tendo um relacionamento de qualidade, do que desconfiar que ele é infiel e acabar com a qualidade da relação até mesmo nos casos onde o parceiro era realmente fiel.

Optar por ter mais confiança é escolher a qualidade no relacionamento. Quando você confia em alguém, a probabilidade desse alguém também confiar em você é muito grande, por isso, escolher a confiança sempre será o melhor caminho.

O que achou do artigo?

comentários

Leonardo Luchetta

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.