Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Como lidar com o assédio no local de trabalho?

O assédio no local de trabalho infelizmente tornou-se uma realidade. Podemos dizer que existem alguns níveis de assédio, como o assédio sexual – que se caracteriza como crime – ou até mesmo o assédio moral, que são níveis mais elevados de assédio. Ambos devem ser denunciados.

Existe também o assédio feito no local de trabalho que não necessariamente se configura nestes assédios citados, que são quando os colegas de trabalho (ou até mesmo amigos) passam um pouco do limites. Este tipo geralmente pode ser resolvido através da comunicação, sem maiores consequências, precisando que você toma algumas providencias. É neles que iremos focar aqui.

Existem algumas dicas que você pode seguir para que esses comportamentos negativos no ambiente de trabalho sejam evitados e até mesmo cessem. Vamos a elas

 1) A sua postura importa

A sua postura frente a este tipo de assédio é muito importante. Lembrando que estamos falando das situações nas quais seus colegas de trabalho ficam fazendo brincadeiras desagradáveis ou quando aquele colega sem noção teima em tentar te paquerar, mesmo sem ter nenhuma chance.

É preciso que você assuma uma postura séria, demonstrando que você não está confortável com este tipo de comportamento. Às vezes é necessário comunicar esta insatisfação. A maneira como você a comunica também deve ser feita de um modo sério, sem demonstrar suas emoções, apenas comunicando que o comportamento dele está sendo inapropriado para o ambiente de trabalho, ou até mesmo está te deixando ofendida.

Para evitar estas brincadeiras, tente não falar de coisas pessoais para seus colegas, pois isto pode dar uma impressão errada para eles a seu respeito, tanto por eles acharem que podem se meter na sua vida, como também criarem algumas “liberdades” para cima de você.

2) Saiba encerrar as brincadeira

Algumas brincadeiras inofensivas, com o tempo, podem se tornar completamente desconfortáveis, tomando até proporções inimagináveis. Quando você dá abertura para estas brincadeiras, alguns homens podem não saber o momento de encerrá-las. Então você pode ser quem deva encerrá-las.

É importante que você mostre que o momento para brincadeiras já acabou e que uma brincadeira que antes era inofensiva está tornando-se ofensiva. Deixe isto bem claro, de forma que o outro possa entender. Caso estas brincadeiras continuem, pode tornar-se necessário levá-las a um superior. Mas é importante tentar resolvê-las no momento em que acontecem para não se transformar em um problema maior.

É preciso ter em mente que algumas pessoas comportam-se sem realmente saber as consequências de suas ações – nesses casos precisamos relevar algumas coisas. Porém, outras coisas mais sérias, que algumas pessoas fazem de propósito, devem ser vista de uma maneira diferente.

O essencial é não ficar calada. Demonstre desinteresse quanto alguns assuntos negativos e demonstre também quando você se sentir assediada de qualquer maneira. Lembre de fazer isto de forma séria, mantendo a postura profissional.

3) Tente não deixar nada subentendido

Alguns homens são realmente insistentes ou não entendem os sinais sutis que as mulheres dão. Desta forma, em momentos em que aquele seu colega de trabalho não para de dar em cima de você, fazendo algumas brincadeiras inapropriadas, você não pode deixar subentendido que essas brincadeiras são aceitáveis ou que você esta gostando delas. Principalmente, não deixe parecer que você tem algum interesse nesse cara, porque se não ele nunca mais sairá do seu pé.

Novamente é preciso ser sincera e clara quanto aos seus pensamentos e sentimentos e como é inapropriado o comportamento dele. O importante é comunicar sinceramente o que você deseja e como você está se sentindo.

 4) Cuide de sua postura profissional

Em um ambiente de trabalho precisamos sempre nos comportar como profissionais. Por isto é interessante manter a postura profissional, demonstrando que o seu interesse ali é somente este. Ser gentil é diferente de ser amiga ou de dar brecha para que sejam feitas brincadeiras impróprias.

Manter uma postura estritamente profissional é evitar que sejam feitas algumas brincadeiras das quais você não quer participar. Tendo isto em mente, muitos problemas podem ser evitados.

 5) Ás vezes são necessárias atitudes mais rígidas

Em último caso, se a situação se tornar insuportável para você, talvez seja necessário conversar com um superior a respeito do que está acontecendo. Geralmente o RH é quem cuida desses casos. Não esqueça de pedir segredo sobre o caso.

Esta dica é realmente para os casos mais extremos, pois você estará expondo alguns casos negativos que acontecem na empresa,  o que geralmente é ruim. Para esses casos é importante também ter algum tipo de prova do que está acontecendo. Não esqueça de buscar os seus direitos.

É imprescindível nunca se calar referente às brincadeiras mais sérias ou em momentos constrangedores, como do assédio sexual por exemplo. Mas não esqueça de ter em mente que algumas “bobeiras” podem ser esquecidas facilmente e até mesmo ignoradas. Tudo depende da proporção e do constrangimento causado e até mesmo do quão mal isto está te proporcionando.  Tente impor o máximo de respeito e continuar tendo um clima agradável com seus colegas, mas estando cada um em seu lugar.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.