Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

sucesso

Osho conta que certa vez estava procurando um jardineiro para cuidar de suas flores. Todo ano ele ia assistir a um concurso de rosas que existia em sua cidade natal e que premiava o criador do mais belo exemplar. Osho gostava de apreciar as flores, apesar de achar que a competição era injusta, pois o premiado era o dono do jardim e nunca o jardineiro. Havia um militar que sempre ganhava e Osho ficou curioso para saber quem era o seu jardineiro. Um ano, após ver o homem vencer mais um concurso, ele seguiu o militar até sua casa. O sujeito entrou com a sua rosa premiada sem ao menos cumprimentar o jardineiro. Osho resolveu conversar com o jardineiro para descobrir o seu segredo.

Comentou que a rosa dele havia ganho o primeiro lugar no concurso e o jardineiro nem deu atenção ao fato, pois disse que para ele o importante era cuidar das rosas e não saber o que acontecia com elas.

Então o jovem Osho perguntou qual era o seu segredo… E o jardineiro respondeu:

— O segredo é escolher o botão mais bonito e cortar todos os outros, porque a roseira tem uma quantidade limitada de seiva para os botões. Se eu deixar todos os botões, nenhum receberá a quantidade necessária de alimento para atingir todo o seu esplendor.


Em nossa vida pode acontecer o mesmo fenômeno: Se você dissipa sua energia pensando em várias ações e atitudes que não sejam as suas, seus esforços acabarão se dispersando e no final das contas você não os verá florescerem. Em síntese, perderá o autofoco que é uma ferramenta indispensável para atingir metas e objetivos, de forma coesa, sem perda de tempo e com menor desgaste físico e mental.

De uma maneira geral, a palavra foco está associada ao fato de se manter atento a algo, de ver o que se busca de maneira diferenciada e objetiva, de se atingir algo. Assim como, o autofoco, que é o somatório de todas essas ações, as quais possuem como finalidade a evolução constante, aliado o ato de voltar-se para si no intuito de agir e decidir, tendo em vista que há uma responsabilidade própria e exclusiva pelos erros e acertos.

Perde-se o autofoco quando se dá mais valor a ações, pensamentos e opiniões de terceiros em detrimento das nossas. Por isso, o fortalecimento da personalidade, da autoestima, da mente, do intelecto tem como consequência um excelente desempenho da atividade do autofoco. Uma pessoa confiante, desapegada e ciente das suas ações não fica pensando em qual atitude tomar levantado em conta o que o outro fez ou falou. Simplesmente ela vai e age da maneira que entende ser a correta.

Perde-se muito tempo e energia quando tiramos o foco de si. Nesse momento, deixa-se em segundo plano nosso ideal de evolução, pois devemos sempre procurar desempenhar excelentes papéis na profissão, na família, no relacionamento, nas amizades… Sem se esquecer da nossa saúde, intelecto e bem-estar.

Ao contrário do que parece, o fenômeno do autofoco não tem natureza egoísta. Ele existe para que o indivíduo não se perca, não se distraia durante sua caminhada perpétua de evolução, tendo mais tempo e energia para o que, realmente, importa da forma que deve ser feito, inclusive quando o assunto é ajudar ao próximo.

Ao longo de todo um dia, somos testados por diversas vezes a sermos desviados do nosso autofoco. Por isso, essa deve ser uma ideia, sempre, presente em nossa mente. Dessa forma, temos certeza que nenhuma área importante da nossa vida foi esquecida. Afinal as verdadeiras transformações, sempre, ocorrem no momento presente, apesar de que, muitas vezes, só logremos os seus resultados no futuro. Por isso, foque em si e colherás excelentes resultados.

Pedro Ivo Genú

O que achou do artigo?

comentários

Pedro Ivo Genú

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

    Obrigado.

    Muito bom..

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.