Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Relacionamento saudável: como ter um

Você se interessou por um homem e, que maravilha, ele também se interessou por você! Hoje vocês têm uma relação, mas ela não está tão maravilhosa como deveria? Confira minhas dicas e saiba como ter um relacionamento saudável.


1. Comprometa-se com a sua felicidade

Talvez o seu relacionamento não seja tão saudável como você gostaria porque colocou a responsabilidade de ser feliz no parceiro. E não deve ser assim. Você é quem deve se comprometer em te fazer feliz, não deixar essa responsabilidade para outra pessoa. Essa tarefa não cabe a ninguém!

2. Cumpra suas promessas

supreenda-seu-namorado

Para ter um relacionamento saudável, cumpra as promessas que você fizer. Uma relação se torna desgastante e pode se romper facilmente quando uma pessoa só fala, mas não faz. Não seja assim.

Por menor que seja a promessa, dê um jeito de realizá-la. Por exemplo: busco você no trabalho às dezoito horas.

Melhor: surpreenda seu parceiro com promessas não ditas. Faça um jantar com seus pratos preferidos, presenteie-o sem motivos específicos, seja carinhosa. Não destrua a confiança que ele depositou em você.

3. Admita seus erros

Quando vocês discutem, seu parceiro sempre está errado, por incrível que pareça? Com alguns casais é assim e, se for o seu caso, você está em um relacionamento abusivo. Para transformá-lo em um relacionamento saudável, admita seus erros (quando for o caso) e prometa (e cumpra) mudanças.

É muito bonito quando uma pessoa tem a humildade de pedir desculpas, justificando seus erros. Mas é mais belo ainda quando alguém erra e não comete a mesma falha. Somente se justificar e repetir o erro desgasta relacionamentos.

4. Seja realista

Relacionamento não é mar de rosas. Quem acredita nisso é iludido ou não tem vida de casal. Então, é preciso ser realista e passar pelos obstáculos da convivência, resolvendo-os juntamente com seu parceiro.

Se for preciso, reveja as suas expectativas. É muito provável que seu companheiro não seja o protagonista perfeito dos romances que você lê, então não espere que ele se comporte igual.

Aceite as discussões como formas de mudar o rumo que a relação está tomando, sempre visando o bem de ambos. Não fuja das discussões, pelo contrário: transforme-as em momentos onde vocês possam compartilhar suas ideias para melhorar a convivência.

Também recomendo que seja realista a ponto de perguntar-se, de tempos em tempos, se você estaria melhor sozinha. Quem está em um relacionamento saudável deseja passar o resto da vida ao lado do parceiro, mas, se não for o seu caso, seja sincera com ele e veja como vocês podem passar por isso.

5. Ouça seu parceiro

esculte-seu-parceiro

Quando um fala, o outro escuta. Você já parou para escutar, de verdade, o seu parceiro? Quando ele diz algo para você, o que você faz? Mexe no celular, assiste a TV, prepara a comida, limpa a casa, etc.?

Eu sei que a rotina diária é muito corrida, mas procure ter tempo para ouvir de verdade o seu parceiro. Quando eu digo isso, sugiro que você preste atenção realmente em suas palavras, assimilando-as em seu cérebro. Não é o mesmo que entrar por um ouvido e sair pelo outro. Seu parceiro é importante para você, então o que ele te fala também deve ser.

6. Seja afetuosa

Sabe aqueles exemplos que eu citei acima, quando falei de cumprir promessas? Então, essa é uma forma de ser afetuosa com o parceiro, demonstrando com atitudes o carinho que você sente por ele.

Além de fazer o jantar e presenteá-lo de vez em quando, demonstre seu afeto sempre que puder. Nós não somos tão românticos como vocês, mas com certeza seu parceiro apreciará um gesto de amor, como um cafuné, um beijo inesperado, um abraço apertado, um colo ou uma gentileza. Essa é uma das principais maneiras de ter e manter um relacionamento saudável.

7. Seja fiel

Quando falamos em fidelidade, normalmente se pensa em não trair o parceiro. Mas, você pode trair seu companheiro de outras formas, mesmo que não saia com outras pessoas. Quando fala mal dele para alguém, está traindo. Quando nunca o coloca em primeiro lugar, também.

Você também pode trair seu parceiro quando faz algo escondido ou conta mentiras para se safar de algo. Se vocês são companheiros, um deve apoiar o outro e saber o que se passa em sua vida.

Uma forma de manter a fidelidade em seu relacionamento (além de ter apenas um parceiro) é dar atenção ao companheiro o máximo possível, estando à sua disposição quando ele precisar de você (inclusive quando não precisar, mas quiser você ao seu lado). Isso é parceria.

8. Dê espaço a ele

Lá no começo eu disse que você é responsável por sua felicidade e mais ninguém. O mesmo acontece com o parceiro! E se a felicidade dele for completa com uma partida de futebol durante a semana, que mal tem isso?

Para ter um relacionamento saudável, dê espaço para seu parceiro fazer o que tiver vontade. É muito relaxante e prazeroso ter hobbies e todos nós temos direito a ter pelo menos um. Então, não sufoque seu parceiro e deixe-o se divertir com os amigos de vez em quando. Melhor: procure um hobby para você também.

Ah, dar espaço para o companheiro também significar dar privacidade a ele. Não xerete suas redes sociais, o celular ou a carteira. Você não precisa ter a senha dele, ok? Isso é uma forma de desconfiança e um relacionamento não pode sobreviver dessa maneira.

9. Incentive-o

Incentive-o

Pessoas que mantêm relacionamentos saudáveis são aquelas que se incentivam dentro da relação. Isto é, se o seu parceiro estiver pensando em fazer um curso de especialização, por exemplo, motive-o e o apoie a concluí-lo.

O mesmo vale para hobbies ou coisas aparentemente sem importância. Assim, você demonstra seu amor e a valorização que tem pelo parceiro. Ele se sentirá feliz e dará ainda mais valor para o que vocês têm.

10. Elogie-o

Se você quiser ter um relacionamento saudável, também recomendo que elogie constantemente seu parceiro. Faça-o se sentir valorizado, confiante e seguro, ressaltando características físicas e de personalidade. Não custa nada dizer que ele ficou bonito com o novo corte de cabelo.

Essas são algumas formas de ter e manter um relacionamento feliz e duradouro. É hora de colocar as dicas em prática!

E sim, é claro que isso vale para os dois. Ele também tem que fazer tudo isso por você 🙂

Se quiser mais dicas para ter um relacionamento saudável, clique aqui e confira o vídeo.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.