Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

mulher trabalha demais

Hoje temos de dar conta de muito mais coisas: a mulher deve estudar, ser financeiramente independente, conquistar sucesso profissional, mas, sem nos esquecer – nunca – de manter nossa feminilidade, ser ao mesmo tempo forte e sensível, afetuosa sem ser exagerada, dedicada sem ser obsessiva. Ufa!

E assim seguimos batalhando por nossas conquistas, buscando constantemente a equação que equilibre uma carreira bem sucedida e uma vida pessoal plena. E tudo está aparentemente bem, afinal, você finalmente encontrou aquele tão sonhado emprego que te valoriza e te permite explorar todo seu potencial, e ao mesmo tempo tem ao seu lado um homem que te completa e te proporciona um relacionamento feliz. Mas, não mais que de repente, ele lhe diz:Você dá mais importância para seu trabalho do que para mim”.

Em um primeiro momento você se pergunta “Eu? Como assim? Que drama…”. Afinal, você batalhou muito para estar onde está, e foram só três reuniões que se estenderam até depois do horário nessa semana, e foi só o aniversário de um primo dele que você deixou de ir naquele domingo porque precisava terminar um relatório importantíssimo para a apresentação da segunda-feira. O dia dos namorados caiu em uma quarta-feira, mas você estava tão cansada e estressada, sem clima mesmo…


Quando seu parceiro é objetivo e expõe claramente que se sente deixado de lado por causa de seus compromissos profissionais, é hora, sim, de avaliar de que modo, mesmo que involuntariamente, a situação chegou a este ponto. Mesmo que você esteja de olho naquela sonhada promoção, dando o melhor de si, nada justifica que sua carreira prejudique seu relacionamento. Se isso fosse tão simples, seu parceiro não estaria insatisfeito e você não passaria tantas horas a mais trabalhando. Mas com paciência e determinação, é possível conciliar essas duas coisas – desde que você saiba se avaliar e se organizar.

Respeite horários

É claro que não dá para fugir no meio de uma reunião longa e nem dizer ao seu chefe que não pode ficar até mais tarde para checar algumas planilhas com ele. Porém, manter seus horários e insistir em cumpri-los é um bom caminho para levar suas prioridades mais a sério.

Durante seu horário de trabalho, dedique-se intensamente e não perca o foco. Mais das metade das pessoas não consegue administrar bem seu horário de trabalho e acaba fazendo muitas horas extras para compensar um dia mal dividido.

Veja como trabalhar suas prioridades:

– Ao chegar no escritório, faça uma lista de tudo o que deve ser feito naquele dia, separando as ações por prioridade;

– Organize sua mesa e mantenha perto de si aquilo de que vai precisar para desempenhar suas funções naquele dia;

– Não comece pelos seus e-mails. Priorize ligações telefônicas ou interação com outras pessoas e colegas de trabalho no começo do dia e, ao finalizar essa tarefa, comece a ler sua caixa de emails. Vá do mais importante para o menos importante e resolva ou responda cada um antes de ler o próximo. Um bloquinho de anotações pode te ajudar a lembrar de coisas que precisam ser resolvidas posteriormente;

– Se possível, evite resolver problemas pessoais durante seu horário de trabalho. Evite se conectar a redes sociais também, ou o faça duas vezes por dia e não mais. Ah, evite deixar o Facebook ou Twitter logado direto, pois, querendo ou não, você sempre acaba dando uma espiadinha por lá, fazendo com que perca mais tempo;

– Respeite seu horário de almoço e alimente-se adequadamente, afinal, é mais difícil ter uma produtividade a 100% quando seu estômago está vazio.

– Reuniões muito longas são cansativas e pouco produtivas. Uma pesquisa comprovou que reuniões de 30 minutos são, muitas vezes, mais produtivas do que as de 1h. Claro, se não der para evitar, faça intervalos de 15 minutos a cada 1h de reunião, para relaxar e esticar as pernas.

– Vá preparado para a reunião. Leve suas anotações pré-elaboradas e deixe os documentos prontos no dia anterior.

– Evite levar trabalho para casa. Se não foi feito durante o dia, talvez possa esperar até a manhã seguinte.

– Antes de ir embora, faça um cronograma básico do que deve ser feito no dia seguinte. Ele pode ser bem informal, anotado em uma folha de papel, um post-it ou no seu computador.

Quando colocar os pés fora do escritório, priorize sua vida. Não dá pra esquecer o trabalho, eu sei, mas você deve levar em conta que sua vida pessoal é tão importante quanto sua carreira, então, atenção e dedicação a ela após o trabalho é fundamental. E que comece o expediente vida.

Respeite seus limites

Primeiramente, avalie porque você está tão sobrecarregada. Horas extras e hábitos workaholics podem até parecer dedicação de sua parte, mas não são uma prova de eficiência. Talvez seja a hora de ter uma conversa franca com sua gerência e reduzir sua carga de trabalho. Mas, de tempos em tempos haverão imprevistos e você precisará trabalhar mais.

Para não ser pega de surpresa e perder a maior parte do seu fim de semana, monte um home office bem equipado, com um bom computador, impressora, prateleiras, mesa e uma cadeira de escritório confortável, tudo bem organizado para que seu tempo trabalhando em casa seja otimizado.

Mostre que você se importa

Ok, tratamos dos problemas funcionais, agora encare a fera e mostre que você se importa sim com seu relacionamento.

Mesmo com uma vida agitada, programas a dois durante a semana são possíveis. Uma pizza a dois (pode ser ligth) na terça, um cineminha na quarta… Quem sabe uma balada na noite de sexta? Se programar é bacana e pensar no que fazer durante a semana mostra que você se dedica ao seu amor tanto quanto ao trabalho.

Já para os finais de semana, vale a pena investir em programas românticos e diferentes.

Veja uma listinha pra se inspirar:

– Passeio de barco;

– Piquenique ao ar livre;

– Viagem para cidades pequenas;

– Pular de paraquedas;

– Ir a um show que vocês nunca viram;

– Jogar paintball

– Andar de kart

– Bate e volta na praia

– Passeio fotográfico

Programe-se e avise seu namorado com antecedência, ou faça uma surpresa agradável quando ele chegar em casa. Não é glamour que ele quer, é a sua atenção.

E lembre-se, trabalhar demais, algumas vezes, não vai valer o sacrifício. Além de te prejudicar, vai acabar prejudicando também quem está a sua volta. Como disse David O. McKay, “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar”.

Colaboração: Rafaela Pietra

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.