Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Alimentos-que-diminuem-os-sintomas-da-menopausa-1

De acordo com a Wikipédia Menopausa designa o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento dos ciclos menstruais e ovulatórios. Inicia-se com idade variável, mas normalmente entre os 45 e 55 anos. Afirma-se que uma mulher esteja na menopausa quando a mesma apresenta ausência de ciclos menstruais há mais de um ano.
A menopausa acontece quando os ovários cessam a produção de estrógenos ao passo em que a capacidade reprodutiva diminui. Como o organismo naturalmente adapta-se aos níveis variáveis dos hormônios, vão surgindo em graus variados sintomas circulatórios como ondas de calor e palpitações, sintomas psicológicos, como aumento da depressão, ansiedade, irritabilidade, variações de humor e falta de concentração e, finalmente, sintomas de atrofía, como secura vaginal e urgência na urinação.
Ao contrários dos seres humanos, os animais raramente experimentam a menopausa. Isto pode ser explicado facilmente em razão de seu curto período de vida. Estudos recentes, porém, identificaram a menopausa em gorilas, com idade em torno de 44 anos.


Pois é, nos meus recentes 49 anos de idade me vi passando por essa agradável estação feminina, vou chamá-la de Estação Mariposa.
Tudo começou há alguns meses atrás, primeiro notei que a minha menstruação que até então era um relógio cuco começou a falhar, no inicio fiquei feliz porque como toda mulher que conheço, eu odiava menstruar.
Mas essa tal felicidade durou pouco. Há mais ou menos um ano atrás tive uma espécie de sangramento persistente por volta de uns vinte dias, me enfraqueci, por sorte estava em férias escolares, tomei remédios, orei a Deus e ele cessou. Depois disso o ciclo voltou a normalidade, até que de repente comecei a sentir o temido calor.
Já tinha ouvido muitas mulheres comentarem sobre ele, que era algo horrível, que era um calor que incomodava, no meu caso ele veio acompanhado do verão de 33° de São Paulo, fui parar no médico. Tomei um medicamento que acabou com meu apetite e ainda por cima eu continuava tendo essas ondas de calor.
A ideia de tomar hormônios não me agradava, então procurei um tratamento homeopático a base de soja e amora. E por incrível que pareça no meu caso surtiu um efeito que muito me agradou, pois os calores diminuíram bastante e eu me senti também bem menos ansiosa com isso.
Graças a essa medicação natural eu não tive mais que me banhar várias vezes, passei a dormir sem a sensação de estar numa cama aquecida por brasas e claro me tranquilizei.
Necessário é que a mulher ao sentir os primeiros sintomas busque um bom tratamento, algo que não a prejudique.
Além dessa medicação comecei a fazer caminhadas com amigas, conversar sobre o assunto faz com que você diminua o tamanho do monstro e o transforme numa Mariposa.
Sim, vejo essa fase da minha vida adquirindo asas, eu as pinto com cores bem alegres e a vejo voar por esse céu imenso, se afastando de mim calmamente como chegou.
Obs: O médico disse que quando tomamos esse tipo de medicamento natural muitas mulheres voltam a menstruar, pois essa fase dura algum tempo. O importante é estar atenta aos sinais e comunicar o seu médico.
Alguns alimentos ajudam muito nessa fase, são eles: sementes de linhaça triturada, vegetais verde escuro, sementes de abóbora ou melancia, peixes, leite de soja, tofú, leite de vaca desnatado, muita água, frutas como laranja, kiwi, acerola, nozes, castanhas e amêndoas. Aconselha-se evitar produtos industrializados, bebidas alcoólicas, refrigerantes e café. E a diminuição do sal na alimentação.

Sara Mel
12/01/2013
[email protected]
http://twitter.com/Sarammel
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001624131488
http://textosdasara.blogspot.com/

O que achou do artigo?

comentários

Sara Mel

Jussara de Melo, escrevo nas categorias crônicas e poesia e espero utilizar esse espaço como forma de recuperar o romantismo, a sensibilidade e a formosura feminina que nós mulheres todas temos dentro de nós. Nos meus textos você encontrará: amor, desejo, emoção, fantasia, esperança e muita paixão. Frase preferida: Antes de falar, escute. Antes de ler, pense. Antes de criticar, espere. Antes de orar, perdoe. Antes de desistir, tente. E-mail: [email protected]

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

    obrigada Elena…tô quase com asinhas já hehehehe

    ADOREI A MATERIA, SOBRE A MENOPAUSA, OU MARIPOSA.

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.