Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

cerebro

Nos dias atuais, encontramos uma grande carência de mentes pensantes e criativas, fruto do modelo de educação engessado reproduzido pela maioria das nossas escolas e universidades, que deixaram de formar pensadores, atores do teatro social, para produzir meros repetidores de ideias, simples coadjuvantes não só da coletividade como de suas próprias vidas. Com isso, são poucos os que conseguem desenvolver mecanismos para ampliar seus horizontes mentais através do autodidatismo, reflexão, observação e aprendizado com a “escola da vida”.

Como se não bastasse isso, grande parte dos poucos privilegiados que, humildemente, conseguiram, com muito esforço, expandir sua capacidade de pensar e sua mente criativa, ao invés de usá-la, solidariamente, com humildade, para estimular os demais a “seguirem seu caminho”, difundindo seus meios, suas crenças, suas ideias de forma positiva, preferem, na maioria das vezes, direcionar seus esforços, utilizar da sua eloquência e facilidade com o “jogo das palavras e das ideias” para ridicularizar aqueles que pensam diferente, que possuem outras crenças, outras ideias, outros ideais, outras expectativas de vida.


Masculinistas e feministas, direitistas e esquerdistas, religiosos e ateus, solteiros e casados, heterossexuais e homossexuais para respaldar seus posicionamentos preferem trilhar o obscuro caminho da ridicularização do diferente, ao invés de dirigir seus esforços para exaltar o que há de bom nas suas opções. Afinal, nada é de todo bom, ou, de todo ruim, desde que não invada o espaço do outro.

Com facilidade, qualquer comportamento, diante de uma sólida base argumentativa pode ser endeusado ou ridicularizado. Heróis se ”transformam” em vilões, criminosos em vítimas, pessoas sãs em loucas, e vice-versa.

Com isso, muitas mentes diferenciadas que deveriam compartilhar com a coletividade aquilo que há de bom em seu ser, desperdiçam energia depreciando aqueles que optaram por uma forma diferente de viver e de pensar. Esse comportamento além de ser contraproducente, desinteligente, promove um elevado desgaste mental e expurga o indivíduo do nicho de pessoas de mentes diferenciadas para incluí-lo no rol obscuro de manipuladores com o poder da palavra. Estes, infelizmente, são os mais copiados pelos meros repetidores de ideias. Afinal, vivemos numa sociedade onde o pensamento predominante da maioria é: “Ridicularizar, menosprezar para ser e sentir-se superior”.

Pedro Ivo Genú

O que achou do artigo?

comentários

Pedro Ivo Genú

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.