Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

O ciúme masculino

Dicas Cérebro Masculino
O ciúme masculino

Muitas mulheres reclamam que os homens estão demonstrando-se demasiadamente ciumentos em situações nas quais o ciúme não deveria existir. Por exemplo, um homem que nunca foi ciumento enquanto estava em um relacionamento com uma mulher, mas quando o relacionamento terminou, este homem que neste ponto pode até estar em outro relacionamento, começa a sentir ciúmes da sua “ex” quando a mesma começa a se relacionar com outro homem. Ou até mesmo o homem que tem um relacionamento oficial e um extraconjugal e por mais que não oficialize ou que não pretenda oficializar o relacionamento extraconjugal, passa a sentir ciúmes da mulher deste relacionamento quando ela decide encontrar um outro parceiro.


Pois bem, para entendermos este tipo de ciúme, precisamos entender como o pensamento do homem funciona e principalmente como se originou este pensamento. As crianças adquirem muito cedo o conceito de “self”, do inglês “eu”, juntamente com este conceito começa a surgir o conceito de “meu”, o que é meu portanto, não pode ser seu, pois deixará de ser meu. As crianças lidam de formas diferentes com estes conceitos, mas é comum que não saibam partilhar e tampouco são reforçadas positivamente por seus pais para aprenderem esses conceitos de “troca” ou “partilha”. De acordo com a ambiente da criança, ela pode demorar muito para aprender esses conceitos. Isto é muito comum com filhos homens (principalmente filhos únicos), que aprendem que algumas coisas  devem ser partilhadas e outras não. Existem coisas bem específicas para o homem do que não deve ser compartilhado.

Ao longo do tempo, o conceito de que algumas coisas não podem ser partilhadas continua muito nítida para o homem, que não consegue admitir que o outro, principalmente outro homem, tenha o que é dele – mesmo que não oficialmente –, ou o que já foi dele um dia. Neste ponto, fica mais fácil compreender que o homem pode ter mais dificuldades de aceitar que uma ex-namorada tenha um novo relacionamento, ou principalmente que outro homem tocará esta ex-namorada, mesmo ela não sendo mais namorada dele, ou até mesmo que um homem não aceite que sua amante tenha outros companheiros pois não aceita a possibilidade de outra pessoa estar com algo que para ele é dele – independente de ser oficial ou não.

O sentimento de posse do homem, também deve ser pensado aqui. É comum que o homem acredite que a mulher com a qual está se relacionando seja dele. Então se é dele, o outro não pode ter, assim como, em casos de rompimento amoroso, por mais que não exista um relacionamento, o sentimento de posse por parte do homem (que também pode existir por parte da mulher) está muito presente, de uma forma que possa até mesmo levar o homem a pensar que está tudo bem para ele se relacionar com outra mulher, mas a ex relacionar-se com outro pode parecer inadmissível. Este sentimento pode ainda existir devido ao fato que alguns relacionamento não chegam necessariamente a findar, ou seja, não é dado um fim concreto para o mesmo e seus integrantes passam, as poucos, a dar esperanças ao parceiro de que o relacionamento posso existe ainda no futuro. Isto faz com que o sentimento de posse (independente se é pela mulher ou pelo homem) se torne muito mais acentuado.

Estes são alguns pontos que podem explicar alguns ciúme infundados por parte dos homens, que podem existir também por parte das mulheres. Compreender estes pensamentos é mais fácil para que seja possível compreender como o homem está se sentindo perante um evento e até mesmo pode deixar mais fácil argumentar com o mesmo quando se está passando por algumas dessas situações.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.