Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

O homem e o medo do relacionamento

Para entendermos este tema é preciso que façamos uma revisão sobre as crenças sociais impostas no nosso imaginário e até mesmo questionar sua veracidade. Socialmente falando, ouvimos que a mulher deseja constantemente ter um relacionamento enquanto, por outro lado, o homem é aquele que está sempre fugindo do relacionamento, vendo o mesmo como o “fim” de sua vida.

O homem imaginar o relacionamento como algo ruim e o ver o casamento como sendo o mesmo que morrer serve mais para as piadas do nosso cotidiano do que realmente para a nossa realidade. A verdade é que tanto o homem quanto a mulher desejam, em algum momento de suas vidas, estarem em algum tipo de relacionamento. Isto acontece principalmente por sermos seres sociais e sociáveis, de forma que, somos afetados e afetamos o ambiente em que vivemos. Dessa forma, o homem, à medida que vai amadurecendo começa a sentir a necessidade de relacionar-se de uma forma mais concreta, com o desejo de constituir família, ter filhos e etc. Isto ocorre com mais rapidez nas mulheres do que nos homens.

O conceito de que o casamento, ou o próprio namoro é o fim da vida deles, tem uma certa verdade, afinal, é o fim da vida de solteiro. E como todo fim, existe sim o processo de luto e de adaptação ou readaptação. O homem que costumava estar sempre em festas, ter várias parceiras sexuais, quando decide relacionar-se com apenas uma, através do namoro, precisa se adaptar a este novo estilo de vido. Isto serve também para as mulheres.

Hoje em dia, o relacionamento como o fim da vida de solteiro se aplica tanto para o homem quanto para a mulher, tendo em vista as conquistas sociais adquiridas por elas, assim como o próprio advento do preservativo e principalmente do anticoncepcional, que possibilitou às mulheres terem maior controle de seus corpos e da própria procriação. Sendo que antigamente era mais fácil para o homem ser solteiro e manter relações sexuais do que seria para a mulher. Hoje, tanto os homens quanto as mulheres tem a possibilidade de permanecerem solteiros e usufruir deste modo de vida.

Nesta linha de pensamento, é possível portanto imaginar que o início do relacionamento é sim o fim de algo, ao mesmo tempo que é o início de algo novo. Estas transições de término e início são feitas diariamente nas nossas vidas, cada uma com impactos diferentes, mas vamos nos adaptando de acordo com a demanda.

O medo do relacionando portanto, não é algo exclusivo do homem – as mulheres podem sentir o mesmo. Desta maneira, não devemos pensar que o homem tem medo de relacionamento sério, e sim, que algumas pessoas tem este medo – isto não podemos deixar de considerar. A pessoa com medo de relacionamento é provavelmente aquele que tem um histórico ruim de relacionamentos anteriores e que possivelmente tem baixa tolerância à frustração. Desta forma, não ter um relacionamento pode ser visto como uma forma de não frustrar-se.

Não podemos deixar de considerar que existem pessoas que tem por opção não ter um relacionamento sério. Isto não necessariamente está ligado ao medo de relacionamento e sim a uma opção feita pela pessoa – que pode mudar com o tempo -, mas no momento dificilmente aceitará um relacionamento e evitará ter relações com os outros para que isso não ocorra.

E o que podemos fazer?

Caso você se encontre na situação de estar se relacionando com alguém que não quer ter um relacionamento sério, enquanto você deseja um relacionamento com esta pessoa, é possível que você possa tentar entender o motivo de esta pessoas estar assim, e junto com ela, tentar encontrar meios para resolver estes problemas. Sempre tento em mente que quem está querendo se relacionar é você e não ele e, não é só porquê você quer algo que o outro deveria fazer. Portanto, não tente forçar nada, pois pode ser ruim para você e para a outra pessoa, esteja sempre pronta para se afastar quando necessário.

Agora se, por outro lado, você quer estar em um relacionamento, mas sente que tem medo e que não consegue, talvez seja a hora de você tentar entender os reais motivos disto acontecer, quais são suas crenças sobre os relacionamentos e principalmente, como foram suas experiências em relacionamentos passados. O medo de cometer os mesmos erros pode fazer com que você não sinta a necessidade de relacionar-se com alguém, mesmo querendo.

O importante é sabermos que não existe uma maneira certa de relacionar-se com alguém, assim como, não existe uma maneira correta de levar a sua própria vida. Nela você é capaz de fazer escolher e a beleza é que quanto uma escolhe não dá certo, existe sempre a possibilidade de realizar novas escolhas e aprender com as experiências, se readaptando, sem deixar que essas experiências sejam empecilhos para decisões futuras.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.