Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

O que fazer quando ele não retribui o “EU TE AMO”?

Existem alguns momentos no relacionamento em que precisamos parar para refletir e tentar entender se é hora de partir para outra ou tentar continuar. Esses momentos não são fáceis, mas são extremamente necessários. Quando você decide declarar o seu amor  para o seu ficante ou namorado dizendo que o ama e percebe que ele não retribuiu o que foi dito, ou até mesmo que ele desconversou e deixou por isso mesmo, talvez seja a hora de refletir sobre o que fazer a partir de então.

Por se tratar de um momento complicado, você precisa se manter calma e não agir pelas emoções. Comece a refletir sobre o que aconteceu e como aconteceu, levando em conta as dicas que separei sobre o que fazer nesses momentos. Se você já passou por essa situação ou deseja preparar-se para saber o que fazer quando isso ocorrer, esse texto é para você. Com ele você irá estar apta a entender por que ele não respondeu o “Eu Te Amo”.

Para entender a situação, é preciso levar em conta essas reflexões:

1) Entenda o momento em que a frase ocorreu

Não adianta simplesmente ficar com raiva por ele não ter respondido “eu te amo também” se a frase ocorreu em um momento importuno. Por exemplo, muitas pessoas utilizam dessa frase apenas para fazer com que outras fiquem com ciúmes, na frente de um ex-parceiro ou perto de algum conhecido apenas para o outro ouvir, não sendo verdadeira ou não sendo necessariamente para o seu atual parceiro ouvir. Nessas situações é comum que o parceiro entenda o que está acontecendo e prefira manter-se calado, não respondendo você.

Outra situação comum é quando você fala a frase cedo demais. Digamos que você acabou de conhecer o cara, estão ficando há pouco tempo, ainda não se conhecem direito e você resolver dizer que o ama apenas para saber o que ele sente por você. Isso pode fazer com que ele sinta-se pressionado e prefira não responder, justamente por ser muito cedo ainda.

Em alguns casos é comum que o “eu te amo” seja dito apenas para que o outro também o diga, ou seja, a pessoa fala que ama apenas para ouvir que é amada. Isso pode incomodar e fazer com que o outro não diga a frase de volta.

Existem milhares de exemplos que posso mostrar aqui, mas o importante na verdade é entender o momento em que a frase foi dita e principalmente a sua intenção ao comunica-la, que geralmente é entendida pelo outro. Entender isso significa conseguir planejar melhor o que você deve fazer caso ele não diga que te ama também.

2) Perceba como ele recebeu a frase

Não é só porque ele não falou que te ama também que significa que ele não te ama. Deixe-me explicar isso. Ao ouvir essa frase, principalmente na primeira vez que ela é dita, o homem pode sentir-se ameaçado ou com medo. Alguns homens acreditam que o amor pode “estragar” a relação, então uma relação em que tudo está ocorrendo bem, com o simples fato de falar que um ama o outro pode trazer inseguranças. Esse pode ser o motivo de ele não falar que também te ama, mesmo que esteja amando.

Você precisa perceber e tentar entender como ele recebeu a frase que você disse. Perceba se ele ficou assustado, demonstrou medo ou insegurança. Tente entender se ele ficou surpreso ou se simplesmente ficou decepcionado por você ter dito. A reação dele é essencial para você entender o que ele pensou sobre a frase e principalmente o por que de ele não falar que também te ama.

3) Entender a personalidade dele também é importante

Saber se ele é tímido, introvertido ou mais retraído também é importante para entender por que ele não respondeu o “eu te amo também” que é tão esperado. Alguns homens mais introvertidos podem ter maiores dificuldades em dizer a frase “Eu Te Amo” até mesmo quando alguém diz a frase para eles. Isso ocorre justamente pela personalidade deles. Se isso ocorrer na frente de outras pessoas, então a probabilidade de ele responder diminui mais ainda.

Esses homens mais introvertidos têm maiores dificuldades em sentirem-se a vontade com as pessoas. Para que isso ocorra precisa existir maior intimidade e convívio. Nesse caso, mesmo ele te amando, pode ser completamente difícil para ele dizer isso, principalmente se ele ainda não se sente completamente confortável ao seu lado. Isso pode ser percebido também ao entender como ele recebeu a sua frase.

4) Converse com ele a respeito do que aconteceu

Caso a situação tenha ocorrido, antes de tirar conclusões precipitadas, você pode conversar com ele sobre o que aconteceu e descobrir por ele próprio o motivo de ele não ter respondido a frase para você. Além de ter suas próprias conclusões, refletidas com as dicas anteriores, você pode perceber se o que ele diz é verdade ou se ele está apenas tentado se esquivar da resposta.

É possível que nesse momento ele seja verdadeiro e conte como se sentiu ao ter ouvido a frase, fazendo com que vocês fiquem até mais íntimos um do outro. Por outro lado, é possível que ele tente se esquivar da resposta e minta para que você não sinta raiva dele. Por isso é preciso ficar atenta à resposta e tender a perceber até que ponto pode ser verdade ou não o que ele está lhe dizendo. Tenha em mente que essa é uma situação muito complicada, tanto para você quanto para ele.

Eu evitaria essa atitude…

5) Tenha em mente que ele pode estar amando outra

É relativamente comum que algumas pessoas tentem superar um amor buscando por outro. Caso você diga cedo demais que ama ele, ele ainda pode estar emocionalmente atraído por outra pessoa, evitando falar que te ama por essa razão. Se esse for o caso, cabe a você resolver o que fazer. Você pode terminar tudo por acreditar que ele jamais irá deixar de amar a outra ou você pode se arriscar a continuar e fazer com que ele comece a amar você, superando de vez a outra. As duas opções são plausíveis e podem ocorrer. Depende apenas de você saber como lidar com a situação.

Esses casos são mais comuns com homens que acabaram de sair de um relacionamento amoroso e estão partindo para outra. A forma como você entende e começa a lidar com essa situação irá definir o que fazer no futuro. Saiba que neste caso ele pode até ter sentimentos por você, mas que ainda não é amor, por isso escolheu estar com você.

6) Ele pode estar com dúvidas quanto aos sentimentos dele

Esse caso é mais comum quando o relacionamento é mais longo e ele já respondeu outras vezes que amava você. Caso você diga que o ama e ele não responda, com muita frequência, pode ser um sinal de que algo está errado na relação. Nesse caso pode significar que ele não tem mais certeza do que sente por você e prefere se resguardar. Entenda isso como um sintoma de algo na relação, que pode ou não ser melhorado.

Nesses casos a conversa com o parceiro é imprescindível. É preciso tentar entender o que está acontecendo até mesmo para saber como será o futuro da relação. Em alguns casos pode ser que vocês consertem o que pode estar precisando de ajustes na relação ou pode significar o fim da mesma. É preciso manter a calma e investigar o que está ocorrendo.

7) Talvez ele não te ame

Independente se foi a primeira vez que você disse que o amava ou não e ele não respondeu, pode também significar que ele não tem ama. Infelizmente essa também é uma possibilidade que você precisa ter em mente e investigar. Nesses casos geralmente é mais saudável que você desista dessa relação e parta para outra, visando não sofrer no futuro. Nesse caso é diferente de ele estar amando outra, pois pode significar que ele não irá te amar, enquanto no outro caso ele pode estar querendo criar sentimentos por você.

Tenha sempre em mente que quando o homem não fala que te ama, não necessariamente significa que ele não te ama, mas em alguns casos pode significar. Tente entender se é realmente isso que está ocorrendo para saber o que fazer e se for o caso, afaste-se dele o quanto antes, independente dos seus sentimentos atuais por ele.

8) E como saber se ele não te ama?

 Isso é relativamente fácil. O amor não se faz apenas por palavras, ou seja, não é só porque ele diz que te ama que ele realmente te ama, assim como não é por que ele não diz que te ama que significa que ele não te ama. Tente perceber as outras formas de amor e carinho existente, como os gestos, os comportamentos, as palavras utilizadas para conversar com você e principalmente a importância que ele dá para você e para sua companhia.

Tente perceber como ele é quando está com você e descubra as pistas que possam mostrar que ele tem sentimentos amorosos por você ou não. Dessa forma fica ainda mais fácil de você saber o que fazer quando ele não responder o “eu te amo”.

Não esqueça também que ele pode responder que também te ama e isso não ser necessariamente verdade. Por isso é tão importante perceber as pequenas dicas que ele te dá para demonstrar que realmente ama você.

O que achou do artigo?

comentários

Alexandre Chollet

Consultor de relacionamentos. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.