Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

O casamento é um tema muito complexo, tanto para os homens quanto para as mulheres, tendo as suas peculiaridades e diferenças (que são comuns para todos nós) de acordo com cada pessoa. Falar de casamento nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se trata das motivações pessoais. Com esse texto, pretendo explicar os principais motivos que levam um homem a pedir uma namorada em casamento.

Podemos imaginar que existem milhares de motivos e por isso, vou comentar sobre os principais deles, ou pelo menos, os motivos mais comuns que levam um homem a tomar essa decisão tão importante. Portanto, vamos aos motivos.

1) As demandas ou exigências da sociedade

O primeiro fator que devemos pensar nesse momento é a respeito das demandas sociais, ou seja, as expectativas que existem socialmente a respeito do casamento. O fato de existir uma exigência para que o homem tenha filhos ou para que ele case é algo que leva muitas pessoas a tomarem essa decisão.

E isso pode ser também o motivo principal de termos tantos divórcios, pois em alguns casos nem sempre pensamos se queremos mesmo casar, apenas o fazemos, e isso acaba deixando o relacionamento muito frágil, podendo levar ao divórcio.

As demandas sociais ou exigências sociais que fazem pressão para as pessoas casarem existem sim, mas isso não significa que não devamos esperar pelo momento certo, esperando também pelo surgimento da vontade própria de casar, ou seja, é preciso escolher isso, e não deixar que as pressões externas façam com que tomemos essa decisão.

Em outras palavras, podemos pensar que alguns homens casam porque sentem que precisam fazer isso e não porque realmente desejam.

É claro que não é assim com todos os homens, mas com certeza, quando essa decisão não é feita da forma correta, o relacionamento pode sofrer (e muito) por isso.

2) A afinidade com a parceira       

A afinidade com a parceira é algo muito importante para os homens, e não digo apenas em relação aos sentimentos que temos por elas. Essa afinidade envolve os mais diversos aspectos de uma relação, desde uma afinidade sexual e puramente física, ou seja, o desejo por sexo, como também afinidade com relação aos gostos e preferencias de cada um (ou seja, a identificação que temos com as parceiras), e claro, os sentimentos provenientes da relação (paixão ou amor).

Quanto mais afinidade e conhecimento o casal encontrar no namoro, por mais que existam problemas, maiores serão as probabilidades de ele se transformar em algo maior, ou seja, maiores são as chances de o homem pedir a mulher em casamento.

3) Afinidade com a família da parceira

Além da afinidade com a parceira, a afinidade com a família dela também é importante – geralmente com o pai e mãe dela, e com as pessoas com que ela tem mais contato e que provavelmente irá continuar a ter.

Isso ocorre principalmente pelo fato de que o casamento não é somente entre o homem e a mulher, pois ele envolve a história de vida da parceira. Dessa forma, ter afinidade ou não com a família da parceira pode ser um fator muito importante para alguns homens na hora de pedir ou não a mão dela em casamento.

Outro fator muito importante é a afinidade da parceira com a família do noivo. Quando há grande afinidade e respeito mútuo entre os envolvidos, mais fácil será para o homem tomar essa decisão.

Em outras palavras, podemos dizer que é preciso que o homem se dê bem com a família da namorada e vice-versa, para que a chance de pedido de casamento aumente, assim como as chances de o casamento ser mais saudável.

4) Admiração pela parceira

Além dos sentimentos positivos como o amor e o desejo, algo muito importante que pode influenciar na decisão do homem é a admiração que ele sente por ela. Essa admiração pode ocorrer por diversos fatores, seja uma admiração pela pessoa em si, pela profissão ou pela forma como ela encara a vida, pela dedicação com o relacionamento e assim por diante.

O importante é ter em mente que quando existe a admiração, maiores são as chances de o homem querer passar a sua vida com a sua parceira.

Devemos levar em consideração que esse não é o fator mais importante, mas mesmo assim ainda é algo que muitos homens levam em consideração.

5) A vontade de casar

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, alguns homens também sentem muita vontade de casar, pensam sobre o dia do casamento e também imaginam como será tudo, tanto no dia em si, como na vida de casado. Isso pode fazer com que o desejo de se casar aconteça.

Quando existe essa vontade de casar por parte de ele, a chance de ele pedir a namorada em casamento é muito maior, principalmente se ela também compartilha desse desejo. Dessa forma, o casamento tornar-se uma realização para ambos os envolvidos.

Ou seja, se a namorada diz ter vontade de casar e o namorado também, isso pode ser algo muito bom para o relacionamento.

6) Os objetivos em comum

Em um relacionamento no qual os integrantes fazem planos juntos, principalmente planos para o futuro, existem mais chances desse relacionamento ser mais duradouro. Quanto mais próximos estão os objetivos dos integrantes, mais fácil será para o homem pedir a mulher em casamento.

Ter um objetivo e lutar juntos para conquista-lo pode ser muito importante para o homem na hora de tomar a sua decisão de pedir a parceira em casamento.

7) Estabilidade no relacionamento

Uma relação estável e funcional, onde o homem sinta-se satisfeito e seguro, pode colaborar positivamente para que aconteça um pedido de casamento. Muitas pessoas acreditam que essa estabilidade ocorre apenas após o casamento e mesmo quando estão em um namoro ruim, casam pensando que ele irá melhorar. Mas isso nem sempre acontece.

Para muitos homens, o namoro é uma demonstração de como será o casamento e quanto pior for o namoro, mais difícil será para o homem pedir sua namorada em casamento, justamente por receio de continuar tendo os mesmos problemas no futuro.

Alcançar uma estabilidade saudável no namoro, sem muitas brigas ou ciúmes, pode ser algo positivo para fazer com que a relação e transforme em casamento. Lembrando que um bom relacionamento também depende da maturidade de seus integrantes.

8) O desejo de construir uma nova vida   

Muitas pessoas sentem a necessidade de modificar suas vidas, ainda mais quando atingem uma certa maturidade e estabilidade. Essa necessidade pode estar relacionada com a vontade de se casar e de construir uma nova vida.

Muitos homens, ao atingirem determinada maturidade sentem a necessidade de se juntar com a parceira de uma forma mais séria, tanto para ele quanto para todos os envolvidos (como a família por exemplo), fazendo com que o pedido de casamento ocorra. Mas para isso,  é preciso que exista uma relação funcional e satisfatória para ambos.

9) Desejo de ter uma família e filhos

Outro desejo muito comum que acontece com a maioria das pessoas, seja homem ou mulher é a vontade de ter uma família e filhos. Para muitas pessoas, é preciso primeiro se casar para depois constituir família e ter filhos — por mais que isso não seja tão rígido hoje em dia.

Nesse caso, o desejo de ter uma família pode estar relacionado diretamente com a vontade de casar e de se juntar com a parceira, para então constituir uma nova vida, com uma nova família, assumindo assim as responsabilidades dessa nova etapa da vida.

10) Os Motivos pessoais

Existem outros milhares de motivos pessoais que levam os homens a pedirem suas namoradas em casamento. Nem todos esses desejos são considerados saudáveis (como o interesse financeiro por exemplo), mas de qualquer forma ainda são desejos de estar com o outro e de se casar.

Independente do motivo, cultivar uma relação saudável e satisfatória muitas vezes é o caminho para atingir os próprios objetivos e ter mais qualidade de vida enquanto casal, dividindo as responsabilidades e somando experiências positivas juntos.

O que achou do artigo?

comentários

Leonardo Luchetta

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.