Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

O casamento é um tema muito diferente para os homens. Geralmente (isso não é uma regra) as mulheres tendem a sentir mais necessidade de casar do que alguns homens, assim como, existem homens que não gostam nem de pensar na ideia de casar.

Do mesmo jeito, podem existir mulheres que não desejam casar e homens que desejam isso. Mas esse não é a ideia principal desse artigo.

Pretendo comentar sobre o casamento e a felicidade.

Será que os homens acreditam que o casamento traz felicidade? Entenda um pouco mais sobre esse assunto pelo ponto de vista masculino.


1) Nem todo homem deseja casar

A primeira coisa que devemos ter em mente é que nem todos os homens desejam casar. Assim como nem toda mulher o deseja. Portanto, o casamento nem sempre é um objetivo que algum homem tem em sua vida.

Dessa forma, alguns homens preferem colocar esse tema de lado, para buscar outras alternativas na vida, com outras metas e objetivos. Ou seja, alguns homens não desejam casar mas casam pois percebem isso como algo não importante.

Por outro lado, existem os homens que não desejam casar de forma alguma e até mesmo criam pensamentos negativos a respeito do casamento, tendo eles como algo que irá destruir as relações. Portanto, já podemos perceber duas ideias diferentes que podem ocorrer na mente dos homens.

2) O medo do casamento existe para nós também

Alguns homens, principalmente os que desejam casar-se, podem sentir muito medo desse tema. Mas não é o medo do casamento em si ou do dia do casamento, mas sim, um medo das consequências que o casamento pode ter em suas vidas.

Geralmente, tudo o que é novo traz esse medo, mas no caso do casamento, principalmente quando se tratar de uma mudança muito drástica nas nossas vidas, pode fazer com que o medo aconteça de forma muito significativa.

Portanto, para muitos homens o casamento passa a ser algo que traz ansiedade e medo, sendo um tema até mesmo evitado por eles.

3) A pressão em fazer a escolha “certa”   

Outro tema muito comentado e refletido sobre os homens é a respeito da escolha que devemos fazer, afinal, casar é uma escolha, já que com o casamento escolhemos a esposa e também a vida que teremos.

Alguns homens percebem essa escolha como algo muito significativo porque acreditam que é uma escolha irreversível (geralmente pode ser reversível, mas traz muitas consequências negativas).

Por essa razão, além do medo, essa pressão exercida sobre o homem pode fazer com que ele fique inseguro em relação ao relacionamento e até mesmo em relação ao casamento em si, tendo em vista que muitos homens acreditam que essa é uma escolha dele.

4) Entendemos a importância do casamento

Da mesma forma que existem homens que não desejam casar, existem os que desejam casar e a semelhança que existe entre esses dois tipos de homens é que ambos entendem a importância que existe no casamento. O casamento traz consequências sociais, emocionais e relacionais na vida de todos os envolvidos, e é por esse motivo que alguns homens desejam o casamento e outros nem tanto.

Particularmente acredito que todas as pessoas, em determinado momento da vida, acabam sentindo a vontade e a necessidade de encontrar um relacionamento duradouro, e muitas pessoas encontram esse relacionamento por meio do casamento. Dessa forma, esse tema torna-se algo inevitável na vida de todos.

É preciso ter em mente que algumas pessoas preferem não casar e isso também é uma escolha, ou seja, assim como você pode escolher com quem casar, como, quanto e porque, você também pode escolher em não casar e até mesmo em não ter um relacionamento.

5) O casamento não deve servir para trazer satisfação no relacionamento

Muitas pessoas pensam no casamento como algo que irá salvar o relacionamento e isso pode ser algo muito perigoso. Antes de pensar em casamento, é preciso buscar um relacionamento estruturado e saudável, para que possa existir também um casamento assim.

Geralmente, relacionamentos que tenham muitos problemas no decorrer do namoro, tendem a ser casamentos frustrados, podendo até mesmo trazer arrependimento para os envolvidos.

Portanto, é preciso ter em mente que o casamento não traz felicidade, assim como não é algo estruturante e saudável em uma relação não saudável. É preciso resolver os conflitos do namoro antes de casar-se.

O que achou do artigo?

comentários

Leonardo Luchetta

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.