Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Algumas mulheres costumam fazer comparações dos seus relacionamentos, ou seja, elas acabam comparando o relacionamento anterior com o atual, assim como, também fazem a comparação do relacionamento de suas amigas com o seu. Caso você tenha esse costume ou conheça alguém que o faz, esse texto é para você.

A comparação dos relacionamentos, mais especificamente do seu relacionamento amoroso com o relacionamento amoroso dos outros além de trazer muito sofrimento e expectativas não correspondidas, trás consigo muitos problemas que serão apresentados aqui.

O intuito desse artigo é que ao entender e compreender os problemas existentes nessa comparação, ela, aos poucos, deixe de existir.

1) Querer viver o relacionamento do outro

Algumas pessoas estão acostumadas a terem tudo sempre pronto. Elas desejam ser feliz, mas para isso querem um modelo pronto de felicidade para ser seguido. Não pensam em construir o seu próprio modelo de felicidade. Como se o que faz o outro feliz também as fará feliz. Esse mesmo problema ocorre quando falamos de relacionamentos. Algumas mulheres observam suas amigas em relacionamentos aparentemente saudáveis, onde estão felizes, e querem também estar dessa forma.

Elas começam a quere seguir o padrão de relacionamento da amiga para serem também felizes. O que esquecem é que somos diferentes um dos outros, e que os relacionamentos jamais serão iguais. Portanto, o que funciona no relacionamento da amiga não irá funcionar igual no seu.

Essa comparação apenas trás brigas e problemas na sua relação. É preciso então começar a entender o que pode ou não funcionar no seu relacionamento, e criar o próprio modelo de relacionamento, deixando os outros relacionamentos para trás.

2) Ciúme do relacionamento do outro

Outro problema existente em comprar os relacionamentos é começar a sentir ciúme da amiga, querendo então estar naquele relacionamento. Algumas mulheres acreditam que o seu relacionamento amoroso não funciona por causa do parceiro, como se elas não tivessem culpa dos problemas na sua relação.

Dessa forma o desejo pelo parceiro da amiga pode surgir dessa comparação, querendo estão estar no lugar da amiga. Novamente elas esquecem que o relacionamento da amiga só funciona pois ambos os integrantes do relacionamento estão trabalhando juntos para que ele funcione. E que esse relacionamento não funcionaria da forma como está funcionando atualmente se fosse ela quem estivesse lá.

É preciso então entender que você também tem influencia no seu relacionamento atual, e que seus comportamentos juntamente com os comportamentos do seu parceiro fazem o relacionamento ser do jeito que é. Caso você sinta que ele necessite de melhoras, ambos devem trabalhar juntos para que isso ocorra. Procurar a melhora no relacionamento dos outros dificilmente será a solução.

3) Nunca estar satisfeita com o relacionamento atual

Ao comparar os relacionamentos dos outros, é comum que a mulher comece a sentir-se insatisfeita com seu relacionamento atual. Geralmente acreditamos, ao observarmos a vida do outro, que para os outros as coisas são mais fáceis e que os outros são mais felizes.

O mesmo ocorre em relação ao relacionamento amoroso dos outros. É comum então que algumas mulheres sintam que poderiam ter um relacionamento melhor, tendo em vista que o da amiga está aparentemente melhor do que o seu próprio.

Esse sentimentos de que o relacionamento poderia ser melhor, gera também um grande sentimento de insatisfação, por mais que o relacionamento atual esteja bom. Esse sentimento então não necessariamente tem a ver com a qualidade do relacionamento atual e sim com a vontade de ter um relacionamento igual ao dos outros.

Isso apenas faz com que o relacionamento fique desgastado, transformando algo que está bom em algo completamente ruim. Dessa forma, comparar o seu relacionamento atual com os relacionamentos das amigas será mais maléfico para o mesmo, trazendo apenas problemas.

 4) Frustração quanto ao parceiro

Esse caso ocorre tanto na comparação do relacionamento amoroso dos outros quanto com a comparação de seu relacionamento atual com seus relacionamentos antigos. Essa comparação pode fazer com que você sinta-se frustrada quanto ao parceiro, pois você irá criar expectativas para com o parceiro que não necessariamente condizem com ele. Ao criar essas expectativas, que não serão suplantadas pelo parceiro, as frustrações irão aparecer com grande frequência.

A frustração é portanto, um desajuste entre suas expectativas criadas a respeito do outro e a forma como você lida com elas.

O parceiro também pode sentir-se frustrado a seu respeito, ao perceber as expectativas fantasiosas que você está criando, sabendo que não são necessariamente para ele. Assim como, também pode sentir-se deprimido por não estar sendo o suficiente para suplantar suas expectativas, acreditando não ser o suficiente para você. Isso também acaba criando frustrações no parceiro em relação ao relacionamento amoroso de vocês.

Nesse caso, ambos os parceiros começam a sentir-se cada vez mais frustrados, transformando a relação em algo completamente desagradável para ambos. O simples fato de fazer a comparação do relacionamento faz com que o mesmo torne-se inviável a insatisfatório. É preciso tentar perceber até que ponto você realmente está pensando no seu parceiro atual, criando expectativas que condizem com ele ou está apena fantasiando com outros parceiros.

5) Da comparação ao término do relacionamento

Como já ficou claro, essa comparação pode fazer com que o relacionamento chegue ao fim, dependendo da sua intensidade. A comparação pode, de diversas maneiras, levar a relação ao fim. Seja pela frustração ou insatisfação criada com a comparação, ou pela vontade de ter uma relação igual a do outro, levando ao término.

Ao ficarmos comparando nossas relações, automaticamente julgamos e rotulamos a relação como ruim. Acreditamos que ela é ruim pois a do outro está “melhor” aos nossos olhos. Essa crença de ter uma relação ruim pode fazer com que a mulher sinta-se pressionada a buscar por novos parceiros, e isso as leva ao próximo problema.

6) A troca constante de parceiros amorosos

Como a comparação faz com que surja a insatisfação quanto a relação levando-a ao término, pode ocorrer então uma constante troca de parceiros amorosos. É comum que essa troca seja feita por parceiros dos quais ocorreu essa comparação.

Por exemplo, ao comprar o seu relacionamento atual com o de uma amiga, é comum que surja o sentimento de que tendo o parceiro da amiga você terá também um relacionamento saudável, fazendo surgir o desejo por ele.

Outra coisa que pode ocorrer é a mulher conhecer uma pessoa nova e começar a comparar seu relacionamento atual com o relacionamento que poderia existir com essa pessoa nova. E como já sabemos, essa comparação tende a fazer com que o relacionamento atual seja visto como ruim e o relacionamento imaginado seja visto como bom. Isto pode fazer com que o desejo pela troca de parceiro ocorra, simplesmente pelas expectativas criadas.

7) O parceiro percebe as comparações

Outro grande problema que pode ocorrer na relação amorosa ao fazer essas comparações é o parceiro perceber que elas estão sendo feitas. Quando isso ocorre, o parceiro, além de sentir-se diminuído na relação, pode acreditar que você está atraída sentimentalmente pela pessoa com a qual você está fazendo essas comparações, acarretando assim grandes problemas na relação atual de vocês, diminuindo completamente a qualidade da mesma.

Vamos pensar que você está comparando de alguma forma os comportamentos de seu atual parceiro com os comportamentos de seu ex-parceiro. Ao perceber isso, o atual parceiro pode acreditar que você ainda pensa no seu ex (o que pode ser o caso), e também frustrar-se quanto a sua relação. É preciso entender que existem mudanças na vida e que cada pessoa é única, onde cada uma terá suas qualidades e defeitos.

O processo de comparação dos relacionamentos é injusto pois tendemos a pensar apenas nos defeitos de nossa relação exaltando as qualidades da relação do outro. Isso trás apenas problemas para nós mesmos e para a relação em si. É preciso começar a entender portanto que não temos o direito de comprar algo que é único, tendo em vista que tanto as pessoas quanto os relacionamentos são únicos. Quanto antes aprendermos a deixar de lado essas comparações, melhores serrão nossas relações.

 

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.