Pena e medo? Não!

“Tenho 43 anos. Sou separada há 10 anos. Já tive vários relacionamentos, e atualmente estou namorando um homem de 33 anos. Estamos juntos há dois anos. No início, gostava muito dele, achei até que o amava. Ele parece gostar muito de mim, e diz sempre que me ama. Agora, tenho certeza que nunca o amei. Já pensei em terminar, mas ele não reage bem. Fico confusa, com medo de ficar sozinha. Já não tenho mais amigas. Acho que se terminar poderei ficar sozinha para sempre.

Ou talvez encontre uma pessoa que eu realmente goste muito. Além dessa dúvida, penso que posso estar jogando fora algo que muitos gostariam de ter, que é uma pessoa que te ame do jeito que você é. Gosto dele, mas sinto que ele não me completa. Não gostaria de passar o resto da minha vida com ele. Estou esperando que ele perceba isso, e se afaste, mas ele se contenta com o pouco que dou. Também tenho medo da reação dele, se decidir terminar realmente. Mas estou ficando com ele mais por pena e medo. Gostaria de sua opinião sobre o que devo fazer?

M”


Olá M.,

mda banner 2

Eu percebo que não importa a nossa idade que temos, algumas dúvidas parece que sempre poderão nos acompanhar até que a história transforme elas em fatos contrários ou não. Seremos amados verdadeiramente? Encontraremos alguém que ficará conosco? Ficaremos a sós?

Diante dessas questões e por muitos outros benefícios incontáveis que eu lhe digo o quão importante é termos amigos. Os amigos são aquelas pessoas especiais com as quais podemos contar. Um gesto simples, mas fundamental para a crença na vida, no afeto, no colorido do mundo. Não ter amigos é como enxergar um céu sempre de uma mesma cor. Pode até ser bom para quem se acostuma, mas nos acostumamos a coisas demais para não sofrermos.

Encontrar alguém, amar, passar bons momentos é algo atemporal, ou seja, independe da idade e não temos nenhuma precisão de quando pode acontecer. O que podemos fazer é criar situações que podem facilitar bons encontros, mas apenas isso. Se você não gostaria de passar o resto de sua vida com ele, concorda comigo que você está empatando a sua vida? E justamente fazendo isso você percebe que fecha as possibilidades para novas experiências? Diria um amigo ou posso dizer amiga minha rsrs: “Se joga colega!!!”. Ou seja, se permita.

Ficando com ele por pena e medo você está sendo muito egoísta, porque também impede que ele siga o próprio caminho e seja verdadeiramente amado por alguém. E ninguém precisa disso. Ele pode até ficar triste, sofrer quem sabe, mas isso passará. No entanto, se o tempo passar e nada for feito, o sofrimento dele pode ser maior assim como as suas dúvidas e isso não é legal. É como uma prisão sem grades e continuará a ser assim se você achar a vida tão limitada ao ponto de que usar expressões como “para sempre” ou “nunca mais”.

Se você não consegue dar conta da sua própria escolha, da sua própria possibilidade de estar só procure acompanhamento psicológico pois o  bem que fará não será somente para você.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

10 comentários No Pena e medo? Não!

  • Obrigado Mr. P. Pelos Elogios e Obrigado Dr. e Pathy, ficou muito bonita a sua foto. Até!!!

  • iiii, q peninha… Tah neh, fazer o quê!?

    Não poderia ter perdido esse prazo e agora foi dada a sentença! Mas isso cabe recurso! hahahaha! Beijos

  • Excelente post. Não deixou nada para comentar……
    huahuauahauahuahuahuahuahuahuahauhauahuahuahua

  • Pathy: o tópico para perguntas sobre mim foi quando me identifiquei. Agora é tarde haehaehea
    beijos

  • Oi M.
    Me parece que no fundo você já sabe que está vivendo um relacionamento que não prosperará. Esperar que o outro decida por você é complicado. Se você fosse casada seria muito mais difícil separar porque muitas vezes a outra parte não quer a separação por causa da divisão dos bens, mas esse não é o seu caso. Então o que te impede de ter uma conversa franca? Você acha realmente que esta pessoa é assim tão dependente do seu amor? Será? Pense nisso. Pense no que você está fazendo com sua vida e com a vida do seu atual companheiro.
    beijuss 😉

  • jaciara carreira

    M.
    Acorda menina!!!
    Vamos supor, que fique com ele por um longo tempo por pena , medo etc e tal.mas com o passar do tempo ele descobre que a relaçao não esta bem,sabe o que ele vai fazer? Pensar nele mesmo e terminar.È assim que a maioria dos homens agem.Com praticidade.
    Então não perca o seu tempo, porque ele não volta, e vai ser feliz.
    bjs

  • Curiosidade: e vc dr. estuda? estudou? Conte-nos mais sobre você! 🙂
    Beijos

  • Eu já sabia q estava lidando com gente importante!huahuahuahauhauhuahaua! Ai que xique! rsrsrsrs! 🙂

  • Mas o Márcio é psicólogo mesmo, e dos bons 😀
    Psicólogo, com pós-graduação pelo Hospital das Clinicas de SP e mestrando pela Faculdade de Medicina da USP.

  • Muito boa resposta Márcio! Tu é psicólogo nhe?!rsrsrs
    É a mais pura verdade M. não dá pra alimentar algo que não está bem pra você por medo ou pena… e o sentimento de pena é o mais despresível possível. Fala pra ele o que você sente, você precisa ser honesta com vc e com ele. Eu odeio ser enganada e de certa forma vc está enganando ele. Vai lá e termina isso, vai ser melhor pra você, vai ser melhor pra ele, vai ser melhor pra humanidade.Coragem mulher!

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.