Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Uma amiga me fez essa pergunta recentemente e me fez refletir muito. Eu não tinha pensado sobre o assunto e quando ela me perguntou, eu realmente quis muito saber a resposta, até mesmo para ajudá-la e para entender o porquê de perguntarmos sobre os ex-parceiros de nossas namoradas.

Depois de pensar muito sobre o assunto e me colocar no lugar do namorado dela, consegui chegar a algumas conclusões. Também pensei em alguns problemas que podem ocorrer com essa insegurança do parceiro.

Então, vamos lá:

1) O seu “ex” é visto como um inimigo

Para muitos de nós, o ex-namorado de uma parceira é visto como um inimigo, como alguém que devemos ter ódio (e temos), sendo visto também como um concorrente. Então, quanto nós perguntamos sobre o seu “ex” na verdade estamos demonstrando alguns medos nossos.

Por exemplo, algum homem tem medo de sua namorada ainda gostar do seu “ex” e por isso pergunta como era a relação antes e etc., demonstrando grandes curiosidades a respeito dela. Isso pode ser comprovado pelo motivo de alguns homens ficarem “felizes” em saber que a relação era ruim, afinal, se era ruim então você não vai querer voltar para ele.

2) Ele também é visto como um “concorrente”

Além de percebermos o “ex” como um inimigo, em alguns casos, nós o vemos como um concorrente direto (e forte), afinal, já sabemos que você teve (ou tem) algum interesse nele, e esse interesse pode ou não continuar existindo.

Por mais que a mulher saiba que não existe possibilidade de voltar ou de ficar com o ex novamente, alguns homens podem sentir que, como já ocorreu algo entre vocês, é mais fácil ocorrer novamente, afinal, vocês já se conhecem, tiveram sentimentos fortes, uma história e assim por diante.

Então, a certeza do interesse por ele (que pode existir ou não), assim como o fato de poder ser mais fácil se comunicar e ficar com ele, faz com que alguns homens entendam que o “ex” da parceira é um grande concorrente e inimigo.

3) O medo de não agradar o suficiente

Em alguns casos, é comum que os homens se comparem com o ex da parceira, chegando a competir com ele, para ser melhor, para agradar mais e assim por diante. Essa competição pode ser a resposta para a pergunta que intitula esse texto.

A curiosidade sobre o “ex” pode ocorrer então quando o seu namorado quer ser melhor do que ele, como se assim você fosse gostar mais dele e esquecer o ex.

Por esse motivo é que alguns homens perguntam como era o relacionamento, o que vocês faziam, quais presentes você já ganhou dele e até mesmo algumas questões de cunho sexual.

4) Seu namorado quer saber se você ainda gosta do seu “ex”

Nós geralmente criamos algumas fantasias sobre a vida de nossas parceiras, como foram seus amores e como foi a vida dela até o ponto em que ela nos conheceu. Isso é algo muito comum e ocorre tanto nos homens quanto nas mulheres.

Em alguns casos, principalmente no início de um relacionamento, alguns homens podem achar que suas parceiras ainda sentem algo pelo ex-namorado.

Então, para ter certeza de que isso não está ocorrendo, é possível que esses homens comecem a fazer algumas perguntas sobre o seu “ex”, seja para ouvir coisas ruins a respeito dele ou para descobrir como você se sente a respeito dele.

O interessante é tentar entender os motivos dessa pergunta e deixar claro que o “ex” está no passado, e que você está focando em sua vida atual, com seu atual parceiro. É muito provável que assim as dúvidas em relação ao seu “ex” desapareçam.

5) Você pode estar falando muito sobre seu “ex”

Eu cheguei a essa conclusão após conversar sobre o relacionamento de minha amiga citada no início do texto. Nós chegamos a conclusão de que o namorado dela estava questionamento sobre o ex-namorado porque ela estava falando muito sobre ele.

Ela falava sobre ele por um acontecimento recente, onde o ex-namorado dela ganhou um determinado prêmio, e o assunto do “ex” acabou sendo algo frequente. Por exemplo, quando ela encontrava com algum conhecido, eles conversavam, “você viu que fulano ganhou o prêmio”, “fiquei feliz em saber do prêmio que fulano ganhou” e assim por diante.  Tudo isso, na frente do atual namorado.

O fato de ela conversar sobre o “ex” com os outros, fez com que o namorado começasse a ter dúvidas quanto ao relacionamento anterior dela, fazendo diversos tipos de questões sobre ele.

Ou seja, mesmo que ela não tenha conversado com os outros sobre a relação dela ou sobre o “ex”, apenas o fato de falar o nome dele já fez com que o namorado dela criasse algumas dúvidas sobre ele, querendo entender melhor a relação dela com ele.

6) Simples curiosidade ou para te conhecer melhor

É natural que casais conversem sobre o passado e comentem tudo com o outro. Então, ele quer saber do seu, assim como você deve querer saber do dele. Simples assim.

O que achou do artigo?

comentários

Leonardo Luchetta

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

    Bom dia ,gostaria de tirar dúvida meu namorado na hora do sexo faz perguntas sobre os ex.como fazia amor comigo que tamanho era o pênis,porque ele me pergunta isso