Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Por que os homens não conseguem perdoar mentiras na relação?

Essa realmente não é uma pergunta simples de ser respondida, afinal, existem diversos motivos que levam os homens a não perdoar mentiras em um relacionamento, principalmente quando essas mentiras estão relacionadas com traições, mas no geral existem alguns motivos principais que fazem com que seja mais difícil para alguns homens perdoar.

Pretendo com esse artigo demonstrar então esses principais motivos e explicar por que nós homens temos mais dificuldades em perdoar e esquecer as mentiras e traições ocorridas em um relacionamento. Vamos aos motivos:

1) Medo do julgamento das pessoas

No geral todas as pessoas têm em algum nível medo do julgamento das pessoas, mas em relação aos homens esse medo pode ser potencializado, principalmente quando falamos do julgamento de outros homens, ainda mais quando esses outros homens fazem parte do convívio social.

Portanto, essa dificuldade de aceitar o erro da parceira e perdoar suas mentiras está intimamente ligada ao medo do que os outros vão pensar ou dizer a respeito do sujeito que está inserido na situação. Para evitar a repreensão de conhecidos os homens preferem tomar atitudes drásticas e terminar um relacionamento e não aceitar a mentira do que lidar com a situação de uma forma mais racional e funcional.

2) Crenças

As crenças pessoais de cada um também interferem nessa habilidade de perdoar as mentiras e as traições em um relacionamento. É muito comum que alguns homens acreditem que eles têm o direito de mentir para suas parceiras e até mesmo trai-las, mas elas não podem fazer o mesmo, ou melhor, ela não tem o direito de fazer o mesmo. Nesse caso, a crença colabora para essa dificuldade masculina.

Outras crenças como, por exemplo, acreditar que mulheres que mentem não devem ser confiadas ou que não podem ocorrer mentiras em uma relação podem também contribuir para essa dificuldade em perdoar as parceiras.

3) Incapacidade em aceitar erros

Na maioria dos casos, é comum observarmos que algum homem tem maior dificuldade do que as mulheres em aceitar o erro alheio. É muito comum que esses homens, ao errarem, encontrem desculpas para seus erros e acreditem que são passiveis de perdão, mas quando é o outro quem erra é como se o outro, nesse caso a parceira, não fosse passível de ser perdoada, pois ela não deveria errar.

Essa incapacidade de lidar e aceitar com o erro dos outros, fazendo com que pareçam mais graves do que realmente são, pode colaborar para que o homem não consiga perdoar a parceira em momentos de dificuldades no relacionamento.

4) Dificuldade em lidar com as adversidades

A mentira ou a traição em um relacionamento nada mais são do que momentos conflituosos, trazendo principalmente adversidades no relacionamento. Muitos homens têm certa dificuldade em lidar com essas adversidades e o término ou não aceitação do erro do outro pode ser uma desculpa para deixar de encarar a situação de frente, ou seja, torna-se um comportamento de fuga.

Além da adversidade, a mentira ou a traição ainda representa uma situação com a qual o homem não tem condições de controlar ou manipular, fazendo com que fique ainda mais difícil para ele lidar com a situação, deixando-a ainda mais difícil de ser perdoada por ele.

5) Falta de interesse na parceira

Em alguns casos é comum perceber que o homem até conseguiria perdoar a traição ou a mentira, mas ele pode usar essas situações como desculpa para terminar o relacionamento, principalmente se já estavam insatisfeitos com a relação. Ou seja, em casos onde a relação já não está sendo satisfatória para o homem, é possível que ele espere para que a parceira cometa algum erro para ele então ter coragem para terminara a relação, visando culpar a parceira do termino.

Nesses casos o homem estava apenas esperando uma “razão” para terminar o relacionamento. Desse modo ele sai da história como sendo o “bonzinho”.

O que achou do artigo?

comentários

Leonardo Luchetta

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.