Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

post como conquistar

Qual animal faz mais amizades do que qualquer outro? Não há dúvidas que o cachorro ocupa o primeiro lugar de “animal simpatia” em nossos corações. Assim que ele te vê, abana o rabo. Ele te acha, sem sobras de dúvidas, um ser extremamente perfeito e se interessa 100% por você. Sempre vai achar que você canta muito bem e quanto mais tarde você chegar em casa mais feliz ele ficará em vê-la. Ele te dá um amor incondicional e sem esperar nada em troca. Nunca te cobra nada, apenas dá o melhor de si para você. É por isso que há milhares de anos, é considerado o melhor amigo do homem.
Usei o exemplo do cão para mostrar melhor o que vou dizer, porém antes de entrar de fato no assunto gostaria de apresentar 3 tipos de amor.

O amor

É de fato possível afirmar que uma vida vivida com amor tem muito mais cor! Acordar segunda-feira às 6 horas da manhã, feliz e entusiasmado, só é possível se for encontrar algum amor. Sem amor, no entanto, a vida é arrastada, cinza, tudo em preto e branco e é necessário aguardar mais um final de semana sem graça para que separe a desgraça da semana anterior da desgraça da semana seguinte.

O amor não tem nada a ver com escolha ou com decisão, o amor é uma questão moral. Sim, porque a moral é a inteligência à serviço da vida. Existe moral toda vez que você escolhe um caminho, toda vez que decide uma alternativa, toda vez que joga no lixo possibilidades de vidas que poderiam ser vividas e decide não viver. Moral é escolha, decisão racional; o amor não! Amor é sentimento! Nós apenas assistimos. Surge sem explicação e vai embora de repente para o nosso lamento e sem que nada possamos fazer sem impedir.

Então, para você entender um pouco mais de amor, vou falar sobre o amor citado por 3 grandes sábios da história. O primeiro amor é citado por Platão, foi daí que surgiu a expressão “amor platônico” o segundo amor é de Aristóteles, aluno de Platão e pai-fundador da nossa maneira de pensar, o terceiro e último amor é o amor de Jesus Cristo, pai-fundador da nossa civilização e Deus para muitos de nós.


Amor Eros

Platão chamava o amor de Eros, que vem de erotismo ou erotização. Quem define isso para Platão é Sócrates e em um dos diálogos mais famosos – que você pode encontrar em qualquer livraria -, ele define o amor da seguinte maneira: “Amor é desejar. Ponto!”. Amor Eros é desejo, ou seja, você ama aquilo que deseja, você ama enquanto deseja e na intensidade que deseja. E a grande má noticia disso é que se o amor acabou é porque o desejo acabou!

Ai você me pergunta:

-Se amor é desejo, o que é desejo?

Platão na linha seguinte define isso: “Desejo é a falta de algo, desejo é a energia para buscar algo que não temos, energia para buscar o que não somos, energia para irmos atrás daquilo que não conseguimos fazer ainda.”

Resumindo, você ama aquilo que deseja e ama aquilo que você não tem! E quando tem? Aí não deseja mais! E como amor também é desejo, então também não ama mais quando o tem.
-Nossa, Douglas! Essa definição de amor é horrível!

Não, isso é filosofia! É por isso que muitos relacionamentos acabam! É por isso que aquele cara que dizia que te amava tanto, quando você foi para cama com ele, após algum tempo, afastou-se ou até mesmo desapareceu! O amor dele por você era Eros, ele apenas desejava ter você e quando teve não desejou mais.
– Nossa! Que coisa horrível, Douglas!

Sim, é horrível de se dizer, mas muito fácil de acontecer! Eu já passei por isso, e tenho certeza que você, em algum momento, também. Um exemplo claro de amor Eros: Teve um ano que eu desejava muito um brinquedo, eu tinha 7 anos e torrei o saco do meu pai o ano inteiro por ele! Era um Max Steel, todos meus amigos tinham e era um boneco muito caro na época. Meu pai me deu esse boneco no Natal e no mesmo momento que ganhei, não tive mais vontade de tê-lo.Meu boneco foi parar em uma caixa, onde está guardado até hoje, junto com dezenas de desejos mortos pelo consumo.

Hoje com 22 anos, meu amor Eros é por um Xbox, e a julgar pelas minhas contas a pagar, esse amor será longo e intenso e a cada promoção que eu encontrar, será um suspiro longo e desejoso onde eu de fato vou amar ter aquilo.

Resumido o amor Eros: Se amor é desejo, você não consegue desejar o que tem até a tampa! Então Platão parece ter razão. Quem pode desejar enxergar? Quem não pode enxergar, porque quem enxerga, apenas enxerga não deseja! Quem caminha, caminha; não deseja caminhar! Quem fala, fala; não deseja falar! Se o amor é desejo, ele sempre vai ser por aquilo que não temos! E se por ventura tivermos, imediatamente deixaremos de amar!

casal beijando

Amor Filia

Se amor é Eros, então sua vida seria de eterna busca e frustração! Aristóteles discordava, pois pra ele amor não era só isso, não era apenas desejar as coisas. Para ele, amor era muito mais, pois a vida desejando é infeliz.

O amor de Aristóteles não é amor pelo que falta, mas sim totalmente ao contrário. É pelo que você já tem, pelo que você já conseguiu, pelo marido que você já tem, pelo carro que você já comprou, pela vida que você vive.
O amor de Aristóteles é Filia, é “amor-alegria” ou seja, amor pelo que você já tem e que te faz bem.

Se Eros é desejo e desejo é vontade de ter algo que você não tem, o que é alegria? Alegria é a passagem de um estado mais potente do próprio ser.

-Douglas, não entendi!

Sabe aqueles momento na sua vida que você se sente que esta tudo ótimo? Aquele clássico momento que seu corpo treme e você precisa gritar ou dançar e fazer coisas malucas, pois está alegre.

Mas tem momentos que você está meio “borocoxó”, né? Tem horas que você está deprimida, indisposta e sente que dentro de você existe uma energia que oscila. Tem horas que você está com a energia em alta e tem horas que ela está em baixa. Está energia, cada pensador chama de um jeito!Hobbes chamava de “Conatus”, Espinoza de “Potência de Agora”, Bergson de “Élan Vital”, eu chamo de tesão mesmo!

A minha alegria é ver o resultado de horas de trabalho os resultados que ele me dá! Esse momento são 13:39 e eu estou triste, sabe por que? Porque estou cansado de pesquisar coisas para esse artigo. Estou com 5 livros espalhados na minha mesa,  morrendo de fome e já somam 4 horas que estou escrevendo isso. A minha potência de viver será o momento que eu postar esse artigo e ver centenas de pessoas lendo, comentando ou simplesmente mudando o comportamento delas para melhor!

– Então Douglas, eu tenho que trabalhar com consultoria comportamental e Marketing, além de escrever para um blog para ser feliz?

Como disse, alegria é a passagem de um estado mais potente do próprio ser, DO PRÓPRIO SER! Ou seja isso funciona para mim. Ai você me pergunta:
– Mas como faço para ser feliz?

Eu te respondo: Sei lá eu! Te vira! Eu não sou guru! Porque o que vale para mim, não vale para qualquer um e provavelmente não vai valer para você. Eu não sou um guru. Guru é alguém que vem de longe, é fundamental que o guru venha de longe! Não porque santo de casa não faz milagre, mas sim porque quando você convive com um guru, vê que ele não é guru p**rra nenhuma e que ele é como você!

E outra, guru fala um português que você não entende, usa microfone e coloca no Power point: 10 lições para você mudar de vida, 5 dicas para ganhar dinheiro, 51 formulas de ser feliz, 380 artifícios para arrebentar com qualquer um! O guru sempre vai ter a verdade sobre a vida, ele tem a chave que funciona pra tudo e para qualquer um, seja você quem for! É “aplicou, deu certo”!

Na década de 80, eles vieram e reinventaram e engenharia! Quem investiu faliu. Anos depois ele apareceram com 7 formas de como ficar rico, no ano seguinte vieram com 8 formas de como ficar mais ricos ainda, pois os 7 primeiro não valeram de nada! Então não adianta eu falar o que pode te alegrar pois só vai funcionar comigo.
– Mas Douglas e eu?
Sei lá, nem te conheço!
– Mas o que eu posso fazer para me alegrar?
Sei lá! Vai viver, se conheça, busque novas experiências pois o maior especialista e o único que vai poder realmente de ajudar é você mesmo! Pode ir num psicólogo perguntar!
– Mas você não vai me dar nenhuma dica para ser feliz?
Nenhuma!!!

Minha linda, vamos usar um pouco os neurônios! Se existisse alguma fórmula de como ser feliz, você não acha que a tristeza já não teria sido erradicada do mundo? Então agora você vê que o buraco é mais em baixo e que a vida é muito mais complexa do que 7 piruetas para ser feliz!

– Então se Eros é amar o que você não tem e Filia é ter alegria com o que se conquista, e os dois são grandes sábios na história da filosofia com qual eu fico? 

Eu digo para ficar com os dois! Ame aquilo que você não tem e o chame de Eros, e quando tiver o chame de Filia, ou alegria, e ame isso também. pois os dois se completam.  Tendo isso em mente, quando você ama alguém que está longe, sente falta dela deseja a sua presença e quando a encontra, alegra-se. Isso, de fato, mostra que você realmente a ama e ponto final. Na falta desejando e na presença se alegrando.

Se de Eros para Filia, subimos a sofisticação, agora então vamos subir mais ainda! Pois o amor de Cristo é de fato o mais sofisticado. Amor de Cristo não é Eros e nem Filia pois não existe nem desejo e nem alegria.

Ágape

amor

Ágape é amor, porém não é Eros, não é desejo e não é Filia, não é alegria. Ágape é amor por qualquer um, amor ao próximo. Se amor de Cristo é amor por qualquer um, não pode ser Eros, pois não desejamos qualquer um. Se Ágape é amar qualquer um, então não pode ser Filia, alegria pois não é todo mundo que nos alegra!

Para você entender melhor, em Eros é importante que eu deseje, que eu queira, se eu quero um suco, eu amo o suco, se eu quero a Camila, eu amo a Camila, porém se não tenho a Camila, vai qualquer uma. Ou seja Eros é substituível pois o que me importa sou eu!

Filia é o amor egoísta, pois você só ama o que te alegra, que te faz bem, as pessoas que não atendem esses parâmetros, você descarta!

No amor Ágape, o que importa acima de tudo é o amado e o amante fará de tudo pelo amado. Aquele que ama faz de tudo para ajudar o amado, se entrega a ele.

Um pai, quando seu filho está doente e ele deseja estar no seu lugar – ao invés do filho estar ali, desejar está ali -, isso é Ágape: colocar a necessidade do outro acima da sua.
Eu poderia dar centenas de exemplos para você entender o que é Ágape, mas o maior exemplo de Ágape você pode encontrar olhando para Cristo.

O segredo

Então você me pergunta o que tem a ver a analogia do cão ou o significado dos 3 tipos de amores com a minha vida e como isso pode ser útil. É muito simples, o cão tem o amor Ágape e o amor Ágape é o que? Amar sem esperar nada em troca, é desejar a felicidade das pessoa acima da sua, pois se as pessoas estão felizes você está feliz. Amor Ágape é você focar todas as suas forças para fazer todas as pessoas que estão ao seu redor felizes, é se entregar de corpo e alma sem reservas e sem expectativa de ganhar algo em troca.

Não existem fórmulas, não existe dicas, eu não posso te ajudar nisso! Só você pode e quando entender o significado de amar sem querer nada em troca, as pessoas vão querer estar com você. Elas se alegrarão e te desejarão. E você? Ah, você não vai se frustrar, afinal você faz tudo porque ama e não cria nenhuma expectativa em cima das pessoas, e qualquer coisa que elas fazem para você será magnifico, pois você não esperava, não existia um sentimento de cobrança em cima delas.

– Mas não é fácil fazer isso!
Eu sei, não é mas quem disse que seria? Como disse não sou um guru, não existe uma fórmula ou receita de bolo, existem apenas atitudes!

Se você gostou e concorda com isso comente aqui em baixo e deixe o seu like! Até semana que vem!

O que achou do artigo?

comentários

Douglas Campanhol

Colunista do CM focado em relacionamentos e no que os homens realmente pensam das mulheres. Amante de seriados americanos e melhor amigo dos livros.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

Este artigo não possui comentários

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.