Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Relacionamento tem prazo de validade?

Muitos psicólogos afirmam que namoro tem tempo para acabar. Será mesmo? Por que eles dizem isso? Conheça um pouco mais sobre esta opinião e reflita se você também concorda que relacionamento tem prazo de validade.


Namoro por tempo determinado

Para que possamos entender melhor o que isto significa, vamos tomar como exemplo as palavras do doutor Alexandre Bez, um psicólogo especialista em relacionamentos que estudou na Flórida. Segundo ele, o namoro é uma fase em que as pessoas se conhecem e se preparam para o casamento e esta etapa tem prazo de validade.

O período ideal para que isto aconteça é de, no máximo, três anos. Para quem quer morar juntos antes de casar, doutor Alexandre afirma que pode se planejar e fazer isto após dois anos de namoro. Se o casal namorar por mais de três anos e não falar em casamento, é porque virou acomodação e será difícil partir para o próximo passo, o casamento.

Quando vira acomodação

Ainda conforme a opinião do especialista, o que significa virar acomodação? É quando o casal não cuida do relacionamento nem do parceiro. Deixa de fazer carinho, de dar atenção e ser educado para com o companheiro. O sexo deste casal é menos frequente quando um ou os dois parceiros estão acomodados: não pensam em satisfazer o outro e as reclamações são constantes.

E se eu não quiser casar?

 Mas, alguns casais, especialmente os maduros que já passaram por relacionamentos anteriores, podem optar por namorar para o resto da vida, ou seja, ter um companheiro, mas cada um morando em sua casa, mantendo a sua individualidade. Pode dar certo e, neste caso, não tem prazo de validade, mas o casal precisa conversar e ver se ambos concordam com a situação: é preciso que os dois estejam acordados quanto a isso para não causar falsas expectativas.

Deve-se morar juntos antes de casar?

Diz o especialista que, para quem quiser morar juntos antes de casar, pode fazer isto a partir de dois anos de namoro. Mas, esta situação é benéfica para o relacionamento? Doutor Alexandre afirma que isto é bom porque o casal pode experimentar diversas situações, se descobrir e se conhecer ainda mais antes de assinar papeis e fazer promessas.

É nesta fase que o casal aprende a organizar contas, respeitar o espaço um do outro e se ver todos os dias. É uma ocasião que oferece novas experiências, além de colaborar com a maturidade de ambos. Mas, é importante que os casais que optem por morar juntos respeitem a cultura dos pais, que, muitas vezes, são mais rígidos e tradicionais, e expliquem a situação antecipadamente.

Portanto, é excelente morar juntos antes de casar, desde que a situação seja agradável para o casal e seus familiares. Mas, acredito que este tipo de relacionamento também tem prazo de validade, especialmente se um dos membros tem o sonho de oficializar a relação. Pode acontecer de um deles querer apenas morar juntos para o resto da vida e, o outro, aceitar a situação para conhecer a vida de casados, mas por tempo determinado, até mudar o estado civil. É uma situação que deve ser conversada também, para não gerar falsas expectativas, bem como brigas de casal.

E se quiser saber mais sobre dividir o mesmo teto, conheça o blog MORANDO JUNTOS.

O que achou do artigo?

comentários

Cérebro Masculino

O Cérebro Masculino é um blog feito para ajudar as mulheres a entenderem como funciona a cabeça dos homens.

Receba DICAS EXCLUSIVAS por e-mail

Digite seu e-mail acima e receba na hora dicas para entender mais sobre os homens

Deixe seu comentário

    Interessante, Alexandre. Me apaixonei por um cara por volta de 2011 e acho que ainda estou por ele. Ou seja, já faz mais de 3 anos que estou in love.. Só de ouvir a voz dele eu fico feliz. É engraçado isso. E eu não faço esforço nenhum pra continuar apaixonada. Está fora do meu controle.. Acho que é possível que a paixão dure pra sempre, sim, mas não tenho certeza se é possível fazer isso sempre, porque é uma coisa que foge do nosso controle. Se o casal permanecer unido e tentar não brigar muito, pode ser que a paixão dure pra sempre, mas às vezes a chama simplesmente apaga. Eu era louca por um cara, mas teve um dia que a paixão simplesmente sumiu, fora do meu controle.

    Tem um artigo sobre isso no morando juntos: http://morandojuntos.com.br/e-possivel-fazer-uma-paixao-durar-para-sempre/

    Não é NAMORO que tem prazo pra acabar, e sim PAIXÃO… Existem casos de pessoas que sentem paixão por alguém que dura por vários anos, mas, segundo o que li na internet em vários sites, a duração média é de 2 a 3 anos. “Em média, o prazo de validade da paixão é de dois a três anos. Mas isso não é uma regra, já que a paixão por definição é imprevisível”. Existem casos de pessoas que continuam apaixonadas depois de várias décadas. Ah, e é possível se apaixonar por mais de 1 pessoa ao mesmo tempo, e sem ter essa intenção. Aconteceu comigo já.. Me apaixonei por 2 caras ao mesmo tempo (não tive nada com nenhum dos dois, e a minha intenção, em ambos os casos, não era me apaixonar).

PEGUE-O NA MENTIRA

Descubra quando um homem está mentindo pra você! Digite seu e-mail abaixo e receba um VÍDEO GRÁTIS te contando todos os segredos.