A ação de Conciliar X A Liberdade para Pensar

Estou há quase seis meses com um cara e já tivemos algumas DRs, mas não são por ciúmes ou amigos. Ele se interessa por muita coisa que ocorreu no mundo, principalmente sobre a segunda grande guerra, ele lê sobre muita coisa e formula através de bons argumentos vindos de vários livros, opiniões próprias, porem elas são sempre muito extremistas, ele olha somente um lado das coisas. Já eu tento conciliar as varias visões dos assuntos em questão. Isso gera altas discussões, boas e ruins, nenhuma dessas discussões me ofendeu ate hoje. Mas de fato me magoam, pois se ele só consegue ver as coisas por um ângulo, o angulo dele. Significa que quando ele erra comigo, ele jamais admitira este erro, porque, nos pensamentos dele, tudo fará sentido e eu serei a louca da historia. De fato já vi isso acontecer umas duas vezes, o que faz essa minha idéia se confirmar cada dia mais. Eu gosto muito dele, mas conversar não adianta. Tentar mostrar minha visão para ele também não resolve. Não sei o que fazer, não quero que tudo se torne um problema e que sempre tenhamos opiniões diversas, mas também não posso deixar ele falar um monte de bobagens extremistas, devo terminar e acabar com isso logo antes que piore?


Diplomática leitora;

Conciliar significa adaptar, ajustar, pôr de acordo, harmonizar idéias, vontades, pensamentos. Em outras palavras, deve haver conciliação quando houver a obrigação/necessidade de se chegar a um denominador comum, a uma solução.

A conciliação é muito comum na política, na diplomacia, no direito. Nestes âmbitos existe a necessidade/obrigação de se chegar a acordos, soluções. E, por conseqüência, as partes envolvidas ajustam, adequam suas vontades, diante de concessões mútuas, para se chegar a uma solução para o assunto em debate. Num relacionamento, também, há várias situações nas quais deve haver conciliação. Contudo, não guardam relação com o caso citado.
Em síntese, a conciliação está ligada ao mundo das ações, a casos concretos… não ao mundo das idéias, aspirações, pensamentos…

A solução conciliadora apazigua os ânimos e pacifica o ambiente. Porém, não muda as idéias e aspirações dos conciliados. Em suma, mesmo que tenham decidido, de comum e amigável acordo, em tomar uma postura conciliadora, os conciliados não mudaram seus pensamentos, visões e aspirações sobre aquele assunto.

mda banner 2

No nosso dia a dia, devemos demonstrar nossas opiniões e pensamentos, com exceção dos ilegais, de forma educada e contida sem o intuito de tentar convencer outrem acerca do nosso ponto de vista. Devemos, também, ouvir e respeitar os demais, mesmo que não concordemos com eles.

É, por demais, interessante, ouvir outros pontos de vista sobre determinado assunto. Principalmente, quando possuem argumentos bem embasados, sólidos e consistentes fruto de conhecimento prático, teórico e auto-filosófico…

Isso é o que eu chamo de uma “boa conversa”… Porém, muita gente prefere falar da amiga, da vizinha, do colega de trabalho… Falar besteira é bom para relaxar, descontrair, mas não se deve viver de “besteiras”… Tem horas que uma conversa deve exigir um maior esforço mental.

Faz bem para estimular o cérebro e melhorar o raciocínio. Sem contar que, apesar de não mudarmos nosso pensamento, sempre conseguimos absorver algo bom da visão alheia.

Por isso leitora, assimile o que escrevi e aproveite estes momentos de “discussão” como algo bom. Não fique “arrumando problemas” para um relacionamento que está caminhando muito bem.

Bom Fim de Semana

Mr. P

[email protected]

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Siga o CM nas redes sociais: Clique AQUI!

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

1 comentários No A ação de Conciliar X A Liberdade para Pensar

  • Passei por uma situação parecida…normalmente, a pessoa mostra o que é com suas opiniões…é sempre bom prestar atenção!!!!

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.