A importância do dia dos namorados


Você sabia que em alguns países ‘o dia dos namorados” é uma data religiosa?
Primeiro vamos falar um pouco sobre a história dessa data, a fonte pesquisada foi Wikipédia.
O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até a poucos anos, mas atualmente é mais comum à data ser celebrada em 14 de fevereiro.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Claudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine’s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do (a) amado (a).



Pra mim e acredito para a maioria das mulheres, a importância dessa data vai muito alem da história ou da necessidade comercial de provar que amamos alguém. Nessa data desejamos é estar ao lado de quem se ama sentir seu toque, seu cheiro, poder pegar na sua mão e sorrir de alguma bobagem, relembrar momentos felizes que passamos fazer planos para o futuro, reinventar a nossa história nesse dia e nos muitos dias que ainda virão porque nossa vontade é de poder estar com nosso amor para sempre, mas…
Existem também aqueles momentos em que estamos sós e sem ninguém para compartilhar essa data tão romântica e não podemos entristecer, porque afinal nada como dar tempo ao tempo. Esse ano você pode planejar algo com outra amiga, ir ao cinema, ver algum show. Não pode esquecer que sua alma gêmea pode estar exatamente como você. Procurando-te!
A verdade é que estando você nesse 12 de junho com seu amado ou não seja feliz, porque o importante é se sentir bem nessa vida. A tristeza nos afasta das pessoas, a murmuração nos afasta de Deus e falta de esperança da vida.
E o mais importante. Não coloque sua felicidade nas mãos de outra pessoa. Seria um peso muito maior do que ele pudesse carregar a não ser você mesma.
E como diz o amigo Thiago T. Forte… Fica a dica!
E um inesquecível dia dos Namorados.

Sara Mel
09/06/2012
[email protected]

Jussara de Melo, escrevo nas categorias crônicas e poesia e espero utilizar esse espaço como forma de recuperar o romantismo, a sensibilidade e a formosura feminina que nós mulheres todas temos dentro de nós. Nos meus textos você encontrará: amor, desejo, emoção, fantasia, esperança e muita paixão. Frase preferida: Antes de falar, escute. Antes de ler, pense. Antes de criticar, espere. Antes de orar, perdoe. Antes de desistir, tente. E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.