A importância do silêncio na relação

O silêncio no relacionamento é tão importante quanto a boa qualidade na relação. Nem sempre pensamos sobre isso, mas o silêncio também faz parte da comunicação e ele precisa ser percebido e principalmente compreendido. Algumas pessoas se sentem completamente desconfortáveis quando estão em silêncio perto dos outros, sentindo ainda a necessidade de “quebrar” esse silêncio.

Por esse motivo que é tão importante aprender a interpretar o silêncio e conviver com ele, principalmente quando esta em um relacionamos com alguém por muito tempo. Portanto, vamos conhecer a importância do silêncio na relação.





1) É preciso perceber o silêncio

perceba-o-silencio

Perceber o silêncio e, principalmente, quando devemos mantê-lo pode ser muito difícil. Nós estamos muito acostumados em resolver tudo através da fala e da comunicação e em alguns momentos acabamos não respeitando o silêncio do outro, assim como, acabamos não percebendo quão importante esse silêncio pode ser.

Dessa forma, antes de tentar entender o silêncio do outro, devemos aprender a perceber esse silêncio e devemos ainda aprender a lidar com ele, para que ele não seja algo que nos irritara ou nos deixara sem jeito. Portanto, perceber o silêncio significa aprender a conviver com ele e saber também como atuar nele.

mda banner 2

2) Existem vários tipos de silêncio

Agora que sabemos a importância de perceber o silêncio, devemos ter em mente que existem diversos tipos de silêncio. Existe o silêncio que demonstra tristeza (que é o mais conhecido), assim como existe também o silêncio da felicidade, o silêncio da reflexão e introspecção, o silêncio da atenção, o silêncio do descontentamento e assim por diante.

Saber sobre as diferenças entre os tipos de silêncio é muito importante, pois assim conseguimos saber quando devemos deixar que ele ocorra e quando podemos interferir.

3) Mas como perceber o tipo de silêncio?

O tipo de silêncio geralmente está relacionado com a situação que está ocorrendo e com o momento do relacionamento. Portanto, para entender o silêncio é preciso prestar atenção no contexto em que ele está ocorrendo. Por exemplo, o silêncio que as pessoas fazem em um velório, não é o mesmo que fazem quando estão perto de amigos ou logo após uma conversa engraçada. Os dois são silêncios, mas cada um significa uma coisa.

Por isso, o silêncio após uma briga é tão importante quanto o silêncio após uma reflexão ou após um momento de descontração. Saber aceitar isso e não se sentir incomodado com essa situação é fundamental.

4) Respeitar o espaço do outro é importante

parceiro

Entender e respeitar o silêncio do outro é uma forma de dizer para ele que você entende o porque ele escolheu estar em silêncio, assim como, demonstra que você respeita e se importa com a situação que a pessoa está vivendo. É, acima de tudo, uma forma de demonstrar respeito para ele.

Por isso é tão importante entender o tipo de silêncio que está ocorrendo, pois assim, você acaba dando mais espaço para o outro, fazendo om que ele se sinta acolhido e também, deixa aberto para que ele converse ou não com você.

No relacionamento, isso ocorre com muita frequência após brigas, ou após comentários negativos feitos pelo parceiro.

Graduando em Psicologia Clínica. Interessado em desvendar os mistérios da natureza humana e na subjetividade das experiências. Sintetiza, aprende e produz conhecimento. Escreve artigos para a internet nas horas vagas

1 comentários No A importância do silêncio na relação

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.