A Importância dos Carboidratos Nas Dietas

Qual mulher nunca esteve, está, estará, ou, simplesmente, vive uma dieta. Com certeza milhões de mulheres, no Brasil, neste momento, enfrentam esse processo de restrição alimentar, seja para perder gordura ou ganhar massa muscular. Quando se fala em dietas, os principais macro-nutrientes que vêem a nossa cabeça são as proteínas e os lipídios. Não podia ser diferente, afinal, é de conhecimento popular que a ingestão de proteínas está diretamente ligada à construção muscular, e, o consumo de lipídios ao armazenamento de energia em forma de gordura.

A preocupação excessiva com o consumo desses macro-nutrientes faz com que se deixe em segundo plano o elemento mais complexo de uma dieta, o carboidrato. Este, quando mal ingerido, tem o poder de sabotar qualquer dieta. Por isso, é necessário estar, frequentemente, atento a qualidade e quantidade do seu consumo.


Vejam os principais motivos que fazem com que as pessoas errem no consumo dos hidratos de carbono:

-Disponibilidade em excesso:

Dentre os macro-nutrientes necessários para nossa sobrevivência, o carboidrato é o que possui uma maior oferta na nossa alimentação diária. Em outras palavras, é bem mais fácil consumir hidratos de carbono do que proteínas e gorduras. Isso, entre outras coisas, deve-se a maior necessidade, em termos proporcionais, de consumo dessa fonte de energia quando comparado com as demais.

-Achar que todos são iguais:

mda banner 2

Assim como nem todas as proteínas e lipídios são iguais, os carboidratos, também, não. Só que, no caso destes, as diferenças são inúmeras tanto quantitativamente, quanto qualitativamente. Não é só pegar e ler a tabela de informações nutricionais de um produto para verificar a quantidade de gramas de carboidratos por porção. É isso que a maioria das pessoas fazem. Tendo como conseqüência a escolha por carboidratos simples, os mais doces, os vilões de qualquer dieta.

-Consumo excessivo numa única refeição:

É necessário respeitar a quantidade e proporções de consumo de todos os macro-nutrientes numa refeição. Contudo, quando este erro é cometido com o carboidrato, as conseqüências são piores, visto que seu metabolismo está, diretamente, ligado a produção de insulina pelo corpo humano. Ter excessos de consumo de carboidratos numa refeição fará com que sua produção de insulina aumente e haja um armazenamento de energia em forma de gordura. Assim como, consumi-lo em baixas quantidades, fará com que seu corpo aproveite a proteína ingerida em forma de energia e não para construção muscular.

Mesmo sem se aprofundar muito no assunto, já dá para se perceber que lidar com os carboidratos não é uma tarefa assim tão fácil. Portanto, se queres começar uma dieta, consulte um nutricionista para não se sacrificar demais para ter resultados abaixo do esperado.

Mr. P

Deseja  atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano Premium.

Siga o CM nas redes sociais

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.