A Inveja

A minha pergunta é?

Quanto invejosa você é?

 

Como já dizia Napoleão Bonaparte, a inveja é um atestado de inferioridade.

Um dos tão temidos sete pecados capitas, a Inveja.

mda banner 2

O dicionário a descreve muito bem: in.ve.ja
sf (lat invidia) 1 Desgosto, ódio ou pesar por prosperidade ou alegria de outrem. 2 Desejo de possuir ou gozar algum bem que outrem possui ou desfruta. 3 O objeto que provoca esse desejo.

Quero abordar a inveja, de uma forma diferente nesse texto.

Todo mundo sabe o que é inveja. Todo mundo percebe quando tem um invejoso olhar por perto. Um língua maldosa a espreita de qualquer movimento para destilar suas venenosas palavras. Um pensamento medíocre, que não consegue viver a própria vida e existe apenas para sonhar como seria a vida dela se fosse aquela outra pessoa.

A minha pergunta é?

Quanto invejosa você é?

Tenho certeza, que a primeira coisa que vem a mente quando alguém pergunta uma coisa dessas é: – Eu invejosa??? Jamais!!! Odeio gente assim.

A questão é que ver o defeito alheio é muito mais fácil do que perceber e aceitar que somos, nesse caso, Invejosos.

O pior de tudo é que além da pessoa não aceitar que é invejosa, ela vive em uma proteção inventada por ela mesma, que pensa, fala e age porque é para o bem da vítima, tudo na boa “intenção”.

Pode até demorar, mas a máscara de um invejoso cai. Ela sempre vai cair.

Quantas vezes se pegou mesmo que inconsciente, querendo ser a sua amiga que tem um namorado fofo,  que a trata bem, que dá presente? Querer o namorado dela?

Ou aquela colega Linda, loira, alta, que chama atenção de todos os homens  a sua volta, e que o telefone não para de tocar, com homens rastejando para ter apenas um segundinho da atenção dela?

Ou aquele cabelo, aquele corpo, aquele sorriso da sua prima?

Quantas vezes você se pegou pensando….. como é possível, se você é muito mais bonita, legal, rica, inteligente chamar menos atenção do que sua parceira de trabalho?

Se pegou com raiva da irmã pois ela se casou  com o homem perfeito e viajou de lua de mel para uma ilha paradisíaca?

Se identificou?

 

Então tome cuidado, pois você pode ser aquela pessoa repugnante  que falamos no texto acima e que ninguém, nem a pessoa mais solitária do mundo, quer por perto.

Pode me xingar o quanto quiser, mas eu não suporto quem tem uma péssima mania de dizer:- Nossa, estou com invejinha branca de você.

Quem disse que existe inveja rosa, azul, branca, preta? Inveja é inveja, e vem carregado com sentimento ruim e destruidor.

Gente, na vida tem espaço para todo mundo fazer, conseguir, superar, conquistar! Ficar se nivelando, se comparando e desejando a vida alheia para que? Onde isso vai chegar?

Não adianta, nunca seremos o melhor de todos, ou a mais bonita de todas, ou a mais gostosa de todas.

Se fosse assim, quando eu visse a Gisele Bündchen, linda, loira, modelo, com um marido gato, morando nos EUA, eu me mataria!!!

Sempre vai ter alguém melhor que  nós! ACEITE!

Se quer? Busque, se esforce, faça por merecer. Não adianta querer ser e ter tudo que a outra pessoa tem, pois não terá. Pode até ser parecido, mas não será igual.

Ninguém gosta de um olho gordo por perto,  nem de uma “falsa amiga” muito menos  alguém tentando te passar uma rasteira o tempo todo. Então não faça isso com os outros. Se livre desse sentimento horrível, seja mais leve, construa uma vida baseada na verdade. Na sua verdade.

Vamos ser felizes com o que temos e com que iremos conquistar através dos nossos sonhos e de como vamos escrever nossas vidas.

 

Karen F.

[email protected]asculino.com

Gostou? Curta no FaceBook!!!

Siga o CM nas redes sociais: Clique AQUI!


Jornalista, pós-graduada em Comunicação pela FIA-USP. Morei em NYC por um ano e tenho uma tatuagem escrito Liberdade. Amo viajar e a independência, mas já chorei muito por ficar sozinha.

4 comentários No A Inveja

  • Francesinha

    Oi Karen!

    Minha mãe sempre me chama a atenção sobre eu dar muita importância à inveja alheia.
    Ela não acredita nisso e diz assim: a vá, vá!!! Com aquele jeito humilde dela. Seria bom se fôssemos mais humildes de coração, menos astutos, maliciosos, quem sabe assim perceberíamos menos a inveja alheia e seríamos mais leves como você disse rsssss
    Para 2012 me propus ser mais feliz! “Fora achar que as pessoa me invejam”rsssss
    Beijo
    Saudades

  • Sayonara Bittencourt

    Sempre achei que o melhor passo para uma pessoa invejosa passar por cima disso é assumindo pra si que tem inveja. Eu tenho inveja de muitas coisas, falo mesmo. Invejo quem vai pra onde sempre sonhei ir, invejo quem compra o que sempre quis ter, invejo quem parece que vai ser mais sucedido que eu no que sempre quis ser. Mas o fato é que, por mais que eu tenha a droga da inveja (que muitas vezes não consigo evitar), eu tento fazer de tudo para que eu possa ter o que quero. Não adianta de nada a pessoa ter inveja e tudo que faz é reclamar ou nada. Só vai continuar plantando mais inveja em si.

    Gostei do texto 😀

  • “Quando apontamos as dificuldades dos outros, muitas vezes estamos apenas evidenciando as nossas. Julgar é também revelar-se.”
    (Ana Jácomo)

    Ótima reflexão Karen!!! 😉

  • Mariana Gusmão

    INCRIVEL!!!!!!!
    DISSE TD!!!
    Vc ARRASA Ká!!!! Sempre textos ótimos!!!
    Bjos

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.