A prostituta e o monge

oi..bom meu caso é o seguinte me envolvi com uma pessoa,hoje moro com ele sabia que ele ja tinha sido casado mais não sabia muito sobre o relacionamento dele. Bem a cidade aqui é pequena e ele um homem muito conhecido então sempre que chego perto de qualquer pessoa aqui logo vem falando do ex relacionamento dele que foi bem cheio de turbulencia e traições da parte dela. O que realmente tem me entristecido é que soube que ele a tratava muito bem e comigo é tão diferente.

Gostaria de saber se um homem que ja amou uma mulher pode amar outra? Por vezes fui embora, mas ele sempre pede pra voltar e eu acabo voltando. Ele diz que não devo ouvir ninguém, que ele ja sofreu muito e quer ser feliz comigo, que me ama e que a cada dia o amor vai crescendo, mas no dia a dia não acho isso.

Estou tão confusa, acho que às vezes ele gosta dela,  ele diz que não e nem gosta que eu toque no assunto, não gosta de ouvir o nome dela, mas não consigo parar de fazer comparações com a vida que ela tinha e a vida que ele me dá. Me dê alguma resposta por favor.


Encanadíssima leitora,

Certa vez, um monge budista estava caminhando com seus discípulos quando chegando à beira de um rio, o mestre resolveu ajudar uma mulher a atravessá-lo. Pegou-a no colo, a levou até a outra margem e todos continuaram a caminhada.

Acontece que a mulher em questão era uma prostituta e um dos discípulos ficou inconformado com tal atitude do mestre que um tempo depois, não agüentando ficar quieto foi falar com ele:

_Mestre, eu não consigo entender, como você pôde ajudar aquela mulher, aquela prostituta a atravessar o rio? Um absurdo isso, não dá para entender, ela não era digna de tal ato.

mda banner 2

E o mestre, com sua serenidade e sabedoria lhe respondeu:

_Caro discípulo, eu a carreguei apenas até o outro lado da margem, agora eu lhe pergunto. Por que você continua a carregá-la?

***********

Existem elementos no seu relato importantíssimos que lhe dão dicas fundamentais que até melhorariam seu relacionamento. Sinceramente, se eu lhe contasse algo que não gostasse que fosse comentado, mas que você insistisse nisso com certeza até perderia o tesão de ter uma simples conversa.

Sabe que eu tive uma experiência em um relacionamento que ilustra algumas coisas aqui. Nós homens até podemos dividir coisas com as mulheres, mas não tudo. Se o que for divido diz respeito a algo sobre outra mulher é dor de cabeça na certa, perturbação pra cabeça até o fim da vida em alguns casos . Não estou dizendo que dividir implica em falar bem de outra mulher, dizer que ela era assim ou assado com ar de comparação ou de orgulho só para ferir o coração alheio, mas às vezes ficamos tristes com algumas coisas (porque sim, homem também se entristece), e que com certeza compartilharíamos abertamente se não fosse a cabeça encanada de muitas mulheres por ai.

Se por exemplo, eu falo de uma ex, não significa que eu sinta algo por ela ou queira voltar com ela mesmo que tenha sido um elogio, mas na ocasião, quando erroneamente eu tentei dividir algo importante pra mim, era uma situação triste, mas quem estava comigo não viu assim, ficou atenta apenas ao próprio ego, o tempo passou, tivemos uma situação onde eu fiquei triste e ela fez questão de jogar na cara que “aquela sua ex namorada, naquela vez”….e eu pensei        PO**A, me abri naquele momento contando algo triste e agora ela usa isso pra me atingir??? E é nítido que o erro foi meu.

Eu fico a pensar. Qual a proposta? Muita gente, e eu vejo muitas mulheres falando de falta de companheirismo, mas e ai?? Homens erram muito, mas e as mulheres??? E às vezes são pequenos detalhes, basta ficar em silêncio em algumas situações que com certeza já estará ajudando e ganhando a confiança do parceiro, isso é maturidade emocional e empatia. Não se aprende lendo revista Claudia, Boa Forma ou Caras com aquelas frases clichês de autores que se bobear 90% das leitoras nem sabem quem são e que colocam na “sessão” (que nem é vista) de pensamentos, ocupando meia página, só para dar uma de Cult.  Depois dizem que o fim do mundo não está próximo.

O pior de tudo é que essas revistas lotam os consultórios. Pra mim alguma coisa está errada, não sei onde, mas está. Agora você, ao invés de tocar sua vida de casal à frente, botar fé nesse seu companheiro, fazer atividades que lhe dêem prazer, fica dando ouvidos para fofoca de cidade pequena, isso porque ele já te disse que não gosta de tocar no assunto. Com isso você ainda insiste, insiste, insiste e eu lhe pergunto: “Que homem gosta de uma mulher assim?”

Bom, estou me baseando no que você me conta, ele pode ter defeitos e não ser o melhor homem do mundo claro, mas você ficar comparando modos de vida com EX ? Por favor, você está parecendo viúva que não quer enterrar o defunto. Eu não entendo por que tem mulheres que simplesmente não pensam em serem mulheres legais. Seja uma pessoa legal, bem resolvida, se esse assunto lhe incomoda tanto, vai para a terapia, lá é um espaço seu e você poderá dizer o que quiser, sobre o que quiser.

Se no seu dia a dia você não consegue ver que o amor dele está crescendo, talvez seja porque alguma coisa anda desencontrada, ele já disse que sofreu com certas coisas e eu lhe pergunto, o que você faz para que o seu relacionamento seja melhor? Estacionar-se apenas na comparação de vida com outra é como tentar carregar água em cesto. Dispensa explicações não é?

No mais, eu fico com a sabedoria budista e cabe à você tirar suas próprias conclusões dessa história.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Siga o Cérebro Masculino nas redes sociais clicando AQUI e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

4 comentários No A prostituta e o monge

  • A maioria das pessoas já cometeu esse erro. Pra começar, qualquer tipo de comparação é injusta. Ninguém é igual a ninguém. Certa vez li no livro do Shinyashiki o seguinte:

    “Os seres humanos não são como uma floresta de pinheiros, onde todas as árvores são iguais. Na verdade, eles são semelhantes a uma floresta tropical, que tem árvores imensas e pequenas, plantas rasteiras, frutíferas, arbustos e flores. Tenho certeza de que, entre as árvores, uma não diz para a outra – Eu sou maior do que você e por isso sou melhor. Nem uma roseira diz para o pinheiro – Eu mereço mais atenção que você porque produzo flores maravilhosas. Cada um tem sua beleza, seu charme especial”. Cabe a nós descobrirmos o nosso, né? Lindo isso!!! =)

  • Entendo a dúvida da encanadíssima…já passei por algo parecido..fazia comparações, mas não transmitia para o meu relacionamento..na verdade procurava mostrar que comigo que valia a pena.
    Hoje já não namoro ele, mas continuei muito amiga dele..enquanto a outra ex dele..nem para amizade considera…isso por que sempre fiz o meu melhor e fui amiga além de namorada…então faça isso…se ele estar com vc e diz que te ama..faça o seu melhor…essas dúvidas só atrapalham e consome seu tempo de estar fazendo algo de agradável para vcs dois…

    Gostei muito da sua resposta Márcio!

    Bjs

  • Eu não tenho fobia com ex… Elas já tiveram sua vez e por alguma razão, não deu certo. E também é muito provável que, se eles tentarem de novo, vão esbarrar nos mesmos problemas que os fizeram separar… Ex é prato requentado…
    Não tema por fantasmas, dar ouvidos aos outros só vai prejudicar vocês… ele mesmo te disse que te ama e quer ser feliz contigo… então colabore… não se compare com a ex pq vcs são pessoas diferentes em momentos diferentes… e viva esse amor com ele antes que ele se perca por pura neura.

  • Marcio….como pode esse texto..assim?.. Melhor deixa pra la vai..rsrs 😛

    Certíssimo!!!!!!!!!!!!!!!
    … Não devemos carregar os ”mortos” conosco.. nem ficar ali, martelando..remoendo e tal.. os monges são sábios, levamos conosco apenas as coisas que são importantes pra construção de um relacionamento saudável…
    Nós mulheres temos mesmo essa mania de ficar com isso na cabeça..isso destroça…Contudo têm homens assim tmb viu.. Eu sofri na pele isso e muito.
    Mas temos que salientar um ponto bem importante.. Os Fatos..
    O que esse homem está fazendo pra construir tmb uma nova história de amor?
    Será que ele tmb.. esta passando confiança pra ela? Tem isso tmb..
    Não é de ficar remoendo passado.. mas de fazer o teu presente o melhor possível..
    todos nós temos passado..infelizmente ou felizmente neh.. mas ele serve pra gente olhar pra e ver o que fizemos de errado…Refletir.. não cometer os mesmos erros..mas sabemos das armadilhas da vida..Alguns vem com ‘Ecos do Passado’..
    Temos que deixar as ”prostitutas”(..) da margem daquele rio..lá ..onde ela seguirá o caminho dela..e nós o nosso..
    Ouvir o que o Monge diz… eu a carreguei e a deixei.Deixa ela lá então..
    Faremos como Buda? Tentar alcançar o Nirvana.. pra sair ”escapar” do Sofrimento -Samsara- (inclusive é um perfume maravilhoso diziam ser Afrodisíaco que já usei muitoooooo.)
    Sansara que nada mais é uma condição a ser superada..
    Supere vai.. seja Feliz com teu marido…
    Caminhe juntos às margens do Rio…
    bjus

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.