Muitos dizem que é melhor uma verdade que doa, do que uma mentira que conforte, que iluda. Falam que é melhor chorar com a pior das verdades do que sorrir com a pior das mentiras.
Já ouvi dizer que a verdade está fora de moda. Pensando bem, a verdade nunca esteve na moda. Ela sempre foi soterrada por mentiras, falácias, hipocrisia e, até, o silêncio dos seres humanos. Pois, quem se cala diante delas é cúmplice das mazelas e coautor do vale das sombras que elas produzem.
Não tenho a intenção de fazer uma apologia dogmática ao jargão “a verdade doa a quem doer”, até porque, não sou a favor da verdade que é dita, exclusivamente, para agredir, machucar, humilhar. Estas, deveriam silenciar por toda a eternidade.
A verdade deve servir para libertar, ampliar horizontes, promover reflexão, transformar. Em síntese, nos conduzir a uma mudança de atitude perante a nossa existência marcada por erros e falhas inerentes aos seres humanos.
Porém, como podemos esperar que existam pessoas verdadeiras, se vivemos numa sociedade hipócrita, sem crédito, sem aspirações, sem sonhos, onde os fins de ter, justificam os meios de ser.
O meio social nos guia para o caminho das sombras, onde as verdades são ocultadas.
Nossa educação, ao invés de nos libertar para apreciarmos a luz que ilumina a trilha da verdade, que promove uma fascinante e amorosa existência, nos engessa, enclausura, algema com mentiras institucionalizadas pela família, sociedade e Estado.
O resultado disso tudo é que além iludir e sermos iludidos, nos auto-iludimos.
Como podemos criar relacionamentos baseados na verdade se não conseguimos ser verdadeiros com nós mesmos? Se não a buscamos, se não a praticamos, se temos medo de expressá-la, se preferimos viver afogados em meias verdades.
Uma coisa é certa: Nunca existirá um ser humano, um relacionamento, plenamente, verdadeiro. Porém, isso não é motivo para não buscarmos esse caminho.
Mr. P
2 comentários No A Verdade Sobre A Verdade
Mentir é feio e é um vicio também, a pessoa que mente quase sempre se esquece e acaba se contradizendo…feio heim! Gostei muito do post, parabéns
Nossa! Quanta verdade!