A Verdade Sobre A Verdade

Muitos dizem que é melhor uma verdade que doa, do que uma mentira que conforte, que iluda. Falam que é melhor chorar com a pior das verdades do que sorrir com a pior das mentiras.

Já ouvi dizer que a verdade está fora de moda. Pensando bem, a verdade nunca esteve na moda. Ela sempre foi soterrada por mentiras, falácias, hipocrisia e, até, o silêncio dos seres humanos. Pois, quem se cala diante delas é cúmplice das mazelas e coautor do vale das sombras que elas produzem.

Não tenho a intenção de fazer uma apologia dogmática ao jargão “a verdade doa a quem doer”, até porque, não sou a favor da verdade que é dita, exclusivamente, para agredir, machucar, humilhar. Estas, deveriam silenciar por toda a eternidade.

A verdade deve servir para libertar, ampliar horizontes, promover reflexão, transformar. Em síntese, nos conduzir a uma mudança de atitude perante a nossa existência marcada por erros e falhas inerentes aos seres humanos.

mda banner 2


Porém, como podemos esperar que existam pessoas verdadeiras, se vivemos numa sociedade hipócrita, sem crédito, sem aspirações, sem sonhos, onde os fins de ter, justificam os meios de ser.

O meio social nos guia para o caminho das sombras, onde as verdades são ocultadas.

Nossa educação, ao invés de nos libertar para apreciarmos a luz que ilumina a trilha da verdade, que promove uma fascinante e amorosa existência, nos engessa, enclausura, algema com mentiras institucionalizadas pela família, sociedade e Estado.

O resultado disso tudo é que além iludir e sermos iludidos, nos auto-iludimos.

Como podemos criar relacionamentos baseados na verdade se não conseguimos ser verdadeiros com nós mesmos? Se não a buscamos, se não a praticamos, se temos medo de expressá-la, se preferimos viver afogados em meias verdades.

Uma coisa é certa: Nunca existirá um ser humano, um relacionamento, plenamente, verdadeiro. Porém, isso não é motivo para não buscarmos esse caminho.

Mr. P

 

O que achou do artigo?

comentários

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

2 comentários No A Verdade Sobre A Verdade

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.