Amor amigo vai pra frente?

Olá. No ano de 2009 iniciei uma amizade com um colega de trabalho , vinte anos mais velho, e nos aproximamos ao longo do tempo no qual ele sempre reafirmava interesse em amizade apenas, tendo em vista que somos casados.

Mudamos de unidade e ficamos nos encontrando para bater papo, “fofocar” e dar risada. Sofri uma traição no meu casamento e terminei por participá-lo disso, no final de 2009. A partir daí tornou-se evasivo, ora reclamava atenção ora ficava escorregadia, situação que me irritou. Em abril/2011, em um dos nossos encontros, ele se declarou abertamente, após tomar quase uma garrafa de campari, e terminei por escapar de um beijo prometido.

Estou chateada com isso, porque tenho medo de perdê-lo como amigo se der vazão a minha curiosidade ou simplesmente dizer não a algo interessante, visto que meu casamento está em crise há anos e eu e meu marido estamos juntos para conservarmos juntos os filhos e porque rola entre a gente muita tesão.

Será que preciso mesmo de um novo amor como alega esse amigo? Qual a chance de ele atormentar minha vida futuramente, dado a diferença de idade, 55 anos e eu 35 anos? e se for uma paixão como afirmado por ele( para mim efêmera)?Gostaria de ver publicada a minha pergunta e a sua resposta, é claro! Sucesso.

mda banner 2

 


Olá D.,

Tem muita gente que não acredita em amizade entre um homem e uma mulher, e parece que existe uma tendência, em boas amizades, de um dos lados desenvolver algum sentimento a mais, além do fraterno. Não necessariamente que haja amor para um outro tipo de relacionamento, mas seria como quiséssemos transferir o sentimento daquela amizade gostosa para dentro de um relacionamento.

Amizade é isso, se dar bem, dividir gostos, divertirem-se juntos, falar a verdade um para o outro mesmo que isso possa doer eventualmente. É falar para o outro o quanto se importa com ele ao ponto de querê-lo bem ao mesmo tempo em que respeita as suas escolhas mesmo que venham lhe causar sofrimento e é estar ali, bem do ladinho quando esse sofrimento chegar para simplesmente dizer: “Estou aqui e isso vai passar.”

Para existir um grande amor tem que haver amizade, senão viramos narcisistas demais, queremos o outro apenas para suprirem as nossas necessidades emocionais e esquecemos quem está do nosso lado, nos iludimos e criamos fantasias sobre uma realidade que não existe. Agora não necessariamente uma grande amizade pode ser ou virar um grande amor.

No seu caso temos duas situações. A primeira de que você vive em um relacionamento que pelo que diz, o tesão é a única coisa que tem valido a pena. Se há somente o tesão como fica a convivência? Onde entra a conversa,  o carinho, respeito, aquele sentimento de que estão construindo algo? Se você se sente bem em um casamento assim é uma escolha sua claro, mas se pensa em alguma outra coisa para sua vida, talvez seja hora de repensar algumas escolhas porque não pense você que essa estratégia de estar junto de quem não se gosta só por causa dos filhos funciona e faz bem porque uma vez que vocês não se dão bem, que tipo de modelo de casal vocês acabam passando para eles? Vocês são modelos e se os filhos os vêem ( e com certeza criança percebe essas coisas) como apenas duas pessoas que estão juntas, que não há aquela felicidade compartilhada, planos e algo verdadeiro, o que eles estão aprendendo? Que é assim que funciona, que na vida não precisamos estar com alguém porque amamos, podemos estar por estar somente, como propaganda sem conteúdo. E com isso tendem a repetir algumas histórias vividas dentro de casa.

Com relação ao seu amor-amigo. Bom, houve ai uma declaração (regada a Campari???), mas se ele ainda é casado, não queira arranjar mais problemas, se ele está separado e não tendo nada com você já reclama de atenção pode ser um pouco complicado e cobranças podem surgir sim e relacionamento que já começa com cobrança é como um negócio que já começa no vermelho, poucas chances de vingar. Cada um tem sua opinião, mas homem que precisa de uma garrafa de Campari para tomar “coragem” e falar do que sente, uhhh não sei não hein. Ponto negativo pra ele e cá entre nós, Campari é horrível, o que pode demonstrar uma tendência ao uso excessivo de álcool.

Avalie, com a mente e o coração, e antes de fazer qualquer escolha comece pelo começo, resolva seu casamento. Arranjar alguém com que se tenha sintonia no tesão não é difícil, difícil é perceber que a vida passa e que depois de uma gozada é diante da sua  realidade que você estará nua.

 

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu
Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja
atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado): http://w
ww.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e
saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

6 comentários No Amor amigo vai pra frente?

  • Juli: mas tem botão de curtir, logo abaixo do título =)

  • Queria um botão “curtir” aqui rsrsrs!

  • “Difícil é perceber que a vida passa e que depois de uma gozada é diante da sua realidade que você estará nua”.

    Marcio, faço minha as suas palavras. Como pode ficar num casamento devido ao tesão, puramente. Meu Deus, o que é isso? A vida não se resume a sexo e vc merece mto mais que isso.
    Ficar num casamento por causa dos filhos? Aff, por favor né, há outras coisas envolvidas aí, não é somente por isso e posso apostar.

    (Eu sei, tô um veneno hj!heheh)

  • Quem é Marcos Oliveira??? rsrsr…

  • Se vc não sente nada além de amizade por ele melhor dizer e ponto. Nem pense em ficar enrolando, e se seu casamento é movido só a sexo…bem eu acredito que logo logo isso não irá satisfazer mais os dois. beijuss da sara 😉

  • Andreia Carvalho

    O que posso dizer? Marcos Oliveira, você é simplesmente PERFEITO em suas colocações… Abs

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.