Descubra quais são as fases do relacionamento e onde vocês estão.
Todo relacionamento está sempre em fase de mudanças, já que os sentimentos que as pessoas nutrem estão em constante alteração, porém cada uma das fases é uma parte natural e que todo relacionamento deve passar.
Dependendo de como é visto um relacionamento ele pode passar por várias e várias fases, entretanto elas podem ser resumidas em 5 grandes eixos que definem o relacionamento
1. A Paixão
A fase bonita, onde os parceiros projetam suas esperanças e sonhos, surge a certeza de que o companheiro ideal apareceu e que irá lhe proporcionar prazer e companheirismo por toda a vida.
Nessa fase os hormônios de recompensa estão em alta (oxitocina, dopamina e serotonina) e ficam cada vez mais fortes, aumentando a sensação de calor e vontade sexual.
Essa fase pode ser resumida como um truque da natureza, voltado para a ideia de “escolha de companheiros, para que se perpetue a nossa espécie”.
2. A Parceria
Os relacionamentos que passam pela “Paixão”, começam a florar novos sentimentos, os hormônios estão mais equilibrados, os vínculos se tornam mais estreitos e cada vez mais objetivos. É o momento da construção do relacionamento, a mentalização de uma vida a dois, projetos de filhos, aquisição de uma casa, entre outras seguranças.
Em resumo essa fase é o momento em que o casal passa pela apreço e segurança, de forma bonita é a fase que tudo daria certo até o fim dos nossos dias.
3. A desilusão
Para muitos relacionamentos está fase é quando tudo começa a ruir, quando tudo começa a ser esquisito e tudo dar errado. É o momento que a segurança começa a diminuir, os distanciamentos começam a acontecer.
A fase de desilusão pode ser considerada “o começo do fim”. É o momento que os defeitos começam a aparecer de forma mais forte, já que o ideal de perfeição das duas primeiras fases começa a ficar menos evidentes.
O grande erro da maioria dos casais é considerar essa fase como uma coisa anormal. Passam a questionar as próprias decisões sobre se a outra pessoa é realmente a certa. Essa fase é onde muitos casais ficam presos, porém deveria ser a fase onde as pessoas devem aprender a trabalhar com as diferenças.
Em muitos casos, casais que entendem que é somente uma fase, costumam sair mais fortes, são casais que preferem seguir em frente e entram na próxima fase.
4. O Amor verdadeiro
Ao trabalhar com os problemas que apareceram na fase “desilusão”, os casais aprendem muito mais coisas sobre si próprios e sobre o relacionamento.
Nessa fase eles aprendem a enxergar as coisas do passado e como tratam os seus parceiros. Essa é a fase de reencontro, onde percebem que o amor continua ali, mesmo que ele possa ter desaparecido por algum momento, porém como diria o ditado “com maturidade surge a compreensão”
5. Forças para mudar o seu próprio mundo
Se um casal passou pela fase 3, se compreendeu na fase 4, pode chegar até a fase 5. Lembrando que em muitos casos os casais param na fase de “amor verdadeiro” e não precisam chegar até a última fase.
A fase 5 é marcada por alterar a vida de todos ao seu redor, podem fazer diferentes atividades que vão servir para o crescimento do companheirismo, como por exemplo realizarem cursos juntos ou prestarem serviços comunitários.
Essa fase é marcada pelo crescimento, pela experiencia de várias décadas de entendimento tanto individual quanto em conjunto.