As faces do “Eu te amo!”

Olá equipe do CM.

Tenho uma grande dúvida. Algum tempo atrás tive alguns relacionamentos no qual eu me machuquei muito. Todos foram ilusão, brincadeira com a minha cara. Mudei de cidade e comecei a fazer faculdade. Numa noite de festa na faculdade, conheci um rapaz aqui dessa nova cidade, ficamos nesse dia (nós dois estávamos bêbados).

Passamos uma semana sem nos falar, até que ele veio conversar comigo e começamos a ficar pra valer, lá se vão 1 mês ficando. Todos os dias ele me liga pelo menos 2 vezes ao dia, andamos de mãos dadas na faculdade, já me apresentou pra família dele, faz declarações de amor pra mim todos os dias, a gente tem muita coisa em comum.

Agora só falta eu apresentar ele pra minha família pra deixar a situação realmente FORMAL. Mas fazem apenas 1 mês que estamos juntos. E ele me diz todos os dias EU TE AMO. Pra mim parece ser meio vazio. Será que é verdadeiro? Será que é de coração? Será que não é só uma paixão repentina? Por favor, O que vocês pensam dessa situação.

mda banner 2


Olá S.,

Existem mil maneiras de falar que se ama alguém, assim como dizer que ama pode significar “n” coisas. Tem alguns “Eu te amo” que significam: “Encontrei você e com você quero dividir o mundo”  outros então: “ Sinto-me plenamente feliz e quero cuidar de você” enfim, maneiras melozas,carinhosas e cheias de diabetes de tanto açúcar que carregam.

Por outro lado, há aqueles “Eu te amo” que soam como explícitos pedidos de socorro: “Estou desesperado, não consigo ficar comigo mesmo, por favor me ajude,não me deixe só!”. Relações de dependência também são as campeãs de pronuncia, sendo que na verdade querem dizer: “Eu não consigo ficar sem você, preciso de você para tudo, você é a razão de cara suspiro meu nessa existência!”

Em alguns casos chega a ser doentio o emprego dessa expressão porque significam: “Você é minha, só minha e nunca ninguém poderá chegar perto de você e você fará as coisas do jeito que eu quero porque eu mando nessa m…!” . Casos como esse estão fadados ao sofrimento, angústia  e dotados de um grau doentio que transforma a vida em qualquer coisa que não seja algo feliz.

Ouvir que é amado logo de cara por alguém que mal conhecemos realmente pode soar um pouco estranho, ou então essa pessoa foi arrebatada por uma paixão avassaladora que abriu seu coração para alguém que realmente vale a pena, mas como descobrir? Claro que, isso pode até ser recíproco da sua parte, mas temos que reconhecer que as pessoas tem seu próprio ritmo de ser, de gostar e de sentir-se dentro de um relacionamento.

Se no seu caso é verdadeiro ou não, se é de coração ou não se atente para os detalhes. Ele lhe respeita? Vocês se dão bem? Divertem-se juntos? Sentem-se bem um com o outro sem cobranças, medos, ansiedades exacerbadas, ciúmes doentio ou qualquer outra coisa que venha a “azedar” de cara a relação? E por fim, você está afim dele? De verdade? Então que tal deixar rolar? Pergunte a si mesma e veja o que aparece e não se culpe ou fique preocupada se o seu gostar é diferente do dele, porque o amor, se é par vir, vem a seu tempo, e enquanto isso, que sejam felizes e eterno enquanto dure.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

7 comentários No As faces do “Eu te amo!”

  • estou nesta mesma situaçao,,,,,,,,,,,,, meu DEUS,,,,,,,,, nao quero machucar esta pessoa que diz todos os dias eu te amo ,,,,,,,,,,,,, pra mim neste lado sinto um grande vazio

  • oi tudo bem eu amo meu namorado mas eu nao sei me demontar eu queria que me ajudasse .

  • Amanda Lima

    O amor nasce de um beijo, cresce de um sorriso, alimenta-se de um carinho e ressuscita de um perdão.

  • Quando alguém diz que ama, não necessariamente significa um outro sentimento. Há casos em que amor é amor mesmo e ponto. Em alguns casos é porque é carência sim e isso é importante pensar para que a gente não caia em um lugar cuja função seria apenas a de apaziguar essa falta alheia. O amor pode ser vivido sim de várias maneiras e não tem mesmo fórmulas mágicas. Não se preocupe se você tem que ouvir ou não que é amada, sei que isso pode fazer falta, mas cada um tem sua forma de amar..sinta-se simplesmente a vontade para abrir o coração para quem você realmente gosta. Até mais!!

  • como assim?pelo que entendi: então quando uma pessoa diz que Ama essa declaração pode se traduzir em diversos sentimentos?!do tipo: to sozinho..por favor me ame!? mas isso não seria muita carência?..etc.
    E outra pergunta: uma pessoa pode viver com outra pessoa sem dizer EU TE AMO?Eu acho que para o Amor não há fórmulas mágicas..Já ouvi de ex namorado um “EU TE AMO” e achei normal!rs..isso seria porque não acredito,ou não vivi um amor de verdade?rs.Porque eu acredito no amor!só tenho que dar mais uma oportunidade rs.
    bjos

  • Olha, não ouvi reclamações ainda com tanta intensidade assim sobre essa questão do falar que ama. Não sei exatamente como aconteceram as histórias anteriores da leitora, mas o estranho no caso nem foi o fato de falar que ama, mas de falar em tão pouco tempo estando junto. Como mencionei no texto, isso não é ruim, mas diante de uma incerteza ou insegurança do que se está ouvindo, cabe prestar atenção nos detalhes, na intuição e no coração também. Esse estranhamento também acontece pelo fato da pessoa não ter ouvido mesmo essa frase ao longo da vida. Cada um tem uma referência única do que é amor e de como isso apareceu em sua vida, se é que apareceu porque existem histórias tão tristes que ouvir “Eu te amo” além de causar estranhamento, causa dúvida por não se saber o significado disso. Agora eu sinceramente não gosto muito desse termo “costume”. O que é de costume fica meio automático, pré escrito, como roteiro de filme, e ai tem gente que cai naquela rotina e se algo parece um pouco diferente já sofre porque as coisas podem não estar bem. Até mais!!!

  • Uma pergunta Marcio.
    O homem em geral fala “eu te amo”?
    Porque já ouvi várias amigas dizerem que …faz um tempão que estão juntos e o amado não fala essa pequena frase nem com reza brava.
    Então quando a gente encontra alguém que diz “eu te amo” levamos um baita susto, falta de costume né menino!!!
    beijuss da sara 😉

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.