Aqui vão algumas sugestões para as mulheres que padecem das tão indesejadas dores menstruais:
- Alimentação cuidada:
O corpo humano é uma fábrica, onde os químicos regem todo o seu funcionamento. Qualquer desequilíbrio, de excesso ou carência de químicos, produz efeitos negativos. Existem, por isso, certas atitudes alimentares que podem fazer com que sofra menos, inclusive, que tenha menos dores menstruais. Tente evitar o sal e os doces, e opte por ingerir mais vegetais, frutas, peixe e carnes brancas, como o frango por exemplo. Faça um maior número de refeições mais leves, em vez de menos refeições mais pesadas.
- Reforce o seu corpo com cálcio, magnésio e potássio:
Os minerais, como o cálcio, magnésio e potássio, têm um papel fundamental no alívio das dores menstruais. Estudos mostram que mulheres que tomam suplementos de cálcio têm menos dores menstruais, que aquelas que não o tomam. O magnésio tem a sua importância na medida em que ajuda o corpo a absorver o cálcio mais facilmente. Sugere-se por isso, que haja um aumento do reforço destes minerais, durante o período menstrual.
- Ingira vitaminas:
Um suplemento vitamínico, tomado duas vezes por dia, após as refeições, é mais uma arma no combate às tão indesejadas dores menstruais.
- Corte completamente o álcool:
Se costuma reter água durante o período, beber bebidas alcoólicas só irá agravar a situação. Evite ingerir bebidas com álcool e se o fizer opte por bebidas com baixo teor de álcool.
- Não tome diuréticos:
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, tomar diuréticos não acalmam as dores durante o período, muito pelo contrário, já que estes fazem com que minerais importantes, já falados anteriormente, sejam eliminados do organismo. É muito mais importante reduzir o sal e o álcool, substâncias que fazem com que a água do organismo fique retida.
- Faça um banho mineral:
Encha a banheira de água quente e junte-lhe duas ou três mãos de sal marinho, juntamente com fermento em pó. Relaxe nesse banho durante cerca de vinte minutos, enquanto relaxa e descontrai os músculos, aliviando as dores do período.
- Mantenha-se aquecida:
Os músculos ficam mais descontraídos na presença do calor. Mantenha a zona do abdômen quente, colocando por exemplo, uma bolsa de água quente nesta zona, durante alguns minutos de cada vez. Beber chá de ervas ou limonada quente também ajuda.
- Caminhe num passo rápido:
Fazer exercício moderado, como caminhadas em passo rápido, ajudará a ultrapassar as dores no período menstrual. Faça-o principalmente, antes do período menstrual.
- Faça Ioga:
Exercícios de ioga são muito benéficos para muitos aspectos da saúde, podendo também aliviar as dores do período. Faça por exemplo este exercício: Coloque-se de joelhos no chão e sente-se sobre os calcanhares. Desloque a fronte (testa) até ao chão e pouse os braços também no chão, paralelos ao corpo. Feche os olhos e fique nessa posição enquanto se mantiver confortável.
- Faça amor:
Praticar sexo, com orgasmo, alivia as dores. Os movimentos dos músculos afasta o sangue dos órgãos com dor, aliviando as dores.
- Tome aspirina:
A aspirina é um remédio eficaz para aliviar as dores. Comprimidos com ibuprofeno ou acetaminofeno também são muito eficazes no combate às dores menstruais. Tome-os com leite e evite fazê-lo com o estômago vazio.
- Massagens nos pés:
Uma forma alternativa, de combater as dores menstruais, é a massagem nos pés. Procure pelas depressões que ficam por cima do calcanhar e exerça pressão com as pontas dos dedos, durante alguns minutos em cada pé. Passe ainda com os dedos nas partes laterais do tendão de Aquiles, deslocando os dedos no sentido da barriga da perna.
Enfim, sabemos que a TPM, muito mais que uma fase, é um período de depressão, dor, incômodo e sofrimento. Conforme relatado acima, existem várias saídas e, não finja que não viu, o orgasmo é uma delas. Se você e seu parceiro não consentem em manter relações sexuais com penetração durante a menstruação, por motivos próprios ou pessoais, lembrem-se que existem mil e uma maneiras de se ter um orgasmo sem penetração, aliás a maioria deles ocorre sem a obrigatoriedade da penetração simultânea.
Não disfarcem, peçam… Já imaginaram que coisa mais sensível, você dizer ao seu parceiro:
_ Me faz ter um orgasmo, como só você sabe, para eu não ter que tomar remédio para esta dor que quase me mata…
Se ele se negar, cuidado, pois não tem homem que resista a esta “obrigação”. Afinal, para que existe água e sabão?
Enfatizamos que nossa função, no Cérebro Masculino, não é substituir os conselhos de seu médico. Ele deve ser consultado, para que você possa elucidar suas dúvidas e ter uma avaliação profissional correta sobre seu estado de saúde.
Não utilize a automedicação como solução para seus problemas, pois podem se agravar.
Nossa obrigação é a de informar, mas nunca substituir a consulta que deve ser efetuada com um profissional de sua confiança.
Consulte seu médico!
Aguardo seus comentários e dúvidas,
Alex Paranhos
1 comentários No Ciclo Menstrual e TPM – Parte 3
Dias sofridos esses, as dores são trerríveis!
Mas é mtooo importante saber td isso!!
Ótimooo o post, parabéns!!