Como superar uma traição

Está passando por essa fase difícil? Separamos 10 dicas para te ajudar a superar uma traição!

Depositar muita confiança em alguém e em algum momento descobrir que está sua confiança foi abalada por uma traição não é uma tarefa muito simples, uma vez que toda aquela construção de confiança se destrói de uma vez por todas e se torna necessário a partir daquele momento, com ou sem seu parceiro, seguir em frente e superar este momento tão complicado que pode deixar graves sequelas no relacionamento e fazer com que a pessoa tenha uma tendência a desistir de investir no parceiro.

Mas, em qualquer que seja a decisão tomada, se continuar ou não com o parceiro que lhe traiu, é necessário ter determinadas atitudes que irão te ajudar a superar este momento de forma pessoal e dar a volta por cima.

Para te ajudar nesta tarefa tão complicada, preparamos este material completo com 10 dicas a respeito, onde você vai saber como superar este momento de traição tanto se quiser continuar com o parceiro, como se quiser deixar a relação para trás.

mda banner 2

Quer saber tudo sobre como superar uma traição? Então, vamos nessa!

como superar uma traição

Superar uma traição não é uma tarefa simples!

Primeiro de tudo, você deve compreender que superar uma traição não é uma tarefa simples, é na verdade bastante complicada e você precisa querer muito, desejar ficar bem diante de todo o ocorrido, para de fato conseguir dar a volta por cima.

Mas, antes de continuar você deve tomar uma decisão, que não há ninguém melhor no mundo para decidir do que você mesma, se vai continuar com o relacionamento ou se vai deixar para trás tudo o que conseguiram construir e seguir em frente sozinha a partir de agora.

Vale dizer que ambas as decisões são totalmente válidas e que só cabe a você dizer o que e bom ou não para a sua vida, não se deixe levar por opiniões alheias e seja autônoma em sua escolha, uma vez que dependendo do que decidir quem irá sofrer é você, e independente do que escolher tudo o que passará será sentido pela sua pessoa, e não por quem desejou opinar em sua vida. Sendo assim, decida o que deseja e siga em frente com nossas dicas para cada tipo de decisão.

Superando com ele

ele se afastou

Se você decidir seguir em frente com ele, não há problema nisso, é uma escolha sua e quem ama você deve respeitar isso, apenas você compreende pelo que está passando e sabe o melhor para a sua vida, então observe as seguintes dicas:

Aguarde o momento de tensão passar

Primeiro de tudo, é necessário aguardar que todo o momento de tensão passe, uma vez que estando ainda muito magoada com a pessoa que ama terá com certeza episódios de tristeza ou raiva extrema quando tocarem no assunto, sendo assim dê um tempo para si e para espairecer suas ideias, seguindo com o diálogo quando notar necessário e possível.

Priorize os momentos de diálogo

A partir de então você deve priorizar os momento de diálogo entre o casal, pois é por meio dele que se pode descobrir o que cada um está sentindo em relação ao outro e ainda em relação ao próprio relacionamento em si.

Se um dos parceiros se sentir desconfortável ao ponto de querer desistir de tudo e partir em busca de novas experiências, o diálogo irá permitir identificar isso e possibilitará uma reconciliação, evitando desconfortos e desencontros.

Seja o mais verdadeira possível

como superar uma traição

Outra dica é ser o mais verdadeira possível em tudo o que fizer e falar e fizer, pois assim você deixa claro aquilo que sente e está sentindo para que seu parceiro possa ver que seu sofrimento é real, e ainda compreender mais a frente tudo o que você passa, sem antes desenvolver conceitos prévios para algumas atitudes suas, esteja sempre de jogo aberto com ele, diga onde incomoda, porque incomoda e como ele pode fazer para mudar.

Construa novamente a confiança

Essa é uma das partes mais complicadas de todo o processo de superação da traição, sendo que muitas pessoas infelizmente não conseguem chegar com êxito e acabam por, mesmo tendo inicialmente decidido manter-se com seus parceiros, desistir da relação quando notam que a confiança não é mais a mesma.

Que ela não será nunca mais a mesma, isso é verdade, mas vocês podem tentar juntos reconstruir parte do que foi destruído aos poucos com paciência e cumplicidade.

Procure ajuda profissional

Por fim, nossa dica pra quem quer superar e ainda se manter junto com o parceiro é passar a se envolver mais com ele e ir à procura de ajuda profissional, que é sempre, sempre mesmo, muito necessário nestes casos.

Por isso, procure a ajuda profissional mais próxima, agende seções e deixe bem claro tudo o que pensa, assim vocês poderão reconstruir o relacionamento com uma maior facilidade do que estando sozinhos nessa.

Superando sem ele

Agora, se você deseja superar a traição estando separada dele, também dizemos que está certa, afinal de contas não há ninguém melhor do que você mesma para decidir assuntos que dizem respeito a sua vida pessoa e emocional, levando em consideração nossas seguintes dicas:

Seja grata a si mesma

Primeiro, seja grata a si mesma e aprenda se amar cada vez mais.

Quando desenvolvemos o amor próprio não deixamos espaços em aberto para que outras pessoas possam nos jugar e deixar nossa autoestima afetada a ponto de diminuí-la.

Entenda que você é uma mulher incrível e que é o bastante para si, e que terá a oportunidade de conhecer ainda muitas pessoas incríveis, basta se permitir.

Encare de uma vez por todas os seus sentimentos

Encare de uma vez por todas seus sentimentos e confesse que sim, está doendo, você não precisa ser de tudo um forte a todo momento, existem sim coisas que abalam nossas estruturas e o mais correto é aceitar, e por isso você deve procurar formas de melhorar emocionalmente, sendo a ajuda profissional um bom começo.

Pense no futuro

Mude seu foco, pense no futuro, se permita viver novas experiências e passe a cuidar ainda mais de você, se dedique a você!

Afinal de contas, você deve se amar antes de amar qualquer pessoa, e se você se ama tem de se cuidar e não deixar que o que os outros façam te atinja de forma tão negativa a ponto de desanimar, se divirta, saia, se cuide e seja você mesma sempre, sem desistir de ser feliz! 

7 Dicas para esquecer

Veja também:

O que os homens pensam sobre a traição?

Como lidar com a traição (quando foi você quem traiu)

6 Passos para Lidar Melhor com a Traição (quando se é traída)

Sinais que um homem dá quando está traindo

O que achou do artigo?

comentários

Este artigo foi escrito por um dos nossos especialistas.

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.