Coragem.

Bem, vou tentar resumir um pouco a minha história.

Eu e o meu ex namoramos durante 5 anos, mas o relacionamento sempre foi bastante conturbado, todo ano terminávamos, normalmente era ele. Ele sempre foi muito egoísta e eu sempre fui mais romântica, atenciosa…

 

No final do ano de 2008, antes do meu aniversário, ele terminou de novo comigo. Fiquei muito mal, o meu mundo tinha acabado de novo, como das outras vezes que terminamos. Mas como das outras vezes, continuamos nos vendo e nos falando de vez em quando. Mas agora está tudo mais complicado, pois ele está noivo e disse que ficou noivo para provar pra ele mesmo que podia ficar longe de mim. A partir daí, achei que tudo tinha acabado entre nós, mas não sei o que acontece que de vez em quando ou ele ou eu temos uma recaída. E ele ainda me diz que não ama a noiva. Eu queria que tudo isso acabasse de uma vez, mas, as vezes, acho que eu não quero, me acho incapaz de dar um basta nisso tudo…

 

Tenho a auto-estima uma pouco baixa, já que no momento não estou trabalhando e penso que não vou conseguir outra pessoa. Nesses quase dois anos de separação conheci outras pessoas, mas não consegui dar continuidade… Confesso que não sei se ainda o amo, mas não consigo esquecê-lo, o que fazer? A minha família não gosta nem de ouvir falar nele, mas eu não consigo odiá-lo…

mda banner 2

 


Olá D.,

 

Embolar outras pessoas em uma relação que não esta bem definida é empatar tanto a vida de um quanto a de outro. Não creio que o método que seu ex utilizou para “provar” que pode ficar longe de você é o melhor, mas é um método que não tem um objetivo legítimo e, além disso, acaba sendo desleal com ele mesmo, pois acaba deteriorando um relacionamento que já chegou a um noivado. Sinceramente penso ser triste esse tipo de condição.

 

Tem um livro que se chama “Coragem de ser”, ele tem um enfoque mais teórico dentro de uma linha de pensamento da psicologia, mas o seu título diz muito do que deveríamos ter na nossa vida, coragem para ser. Coragem diante de nossas escolhas, de assumir realmente nossos limites, fraquezas ao ponto de procurarmos perceber que algumas mudanças poderiam nos proporcionar grandes possibilidades de amadurecimento.

 

Você não precisa odiá-lo para que o relacionamento não exista mais, aliás, pelo que você nos conta, esse relacionamento já não existe há um bom tempo, então o que está sendo mais difícil? O que realmente faz com que vocês não vivam suas vidas simplesmente? O que querem um do outro?

 

Perceber que tem a auto estima baixa, pode ser um indício de que algo precisa ser cuidado. E pensar que não conseguirá encontrar outra pessoa na vida, é limitar demais a sua capacidade e limitar demais as possibilidades que podem surgir a partir do mundo e de você. Se você acha incapaz de dar um basta nisso, qual seria então sua queixa? Sendo que, sabendo que é incapaz, não há outra saída senão a sua condição atual. É importante pensar o que você realmente quer, porque o tempo esta passando. Diante desse saber, talvez fazer uma escolha que te proporcione felicidade e não aprisionamento. É preciso ter coragem de ser.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu
Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja
atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676

Siga o Cérebro Masculino no twitter: http://twitter.com/CerebroMasc e
saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

3 comentários No Coragem.

  • Obrigada Márcio e Sara!!
    Pedi essa ajuda já tem um tempo e confesso que agora as coisas estão um pouco diferentes. O meu ex está cada vez mais querendo ficar próximo de mim, mas não estou mais me preocupando com ele…até já o orientei com relação ao noivado, de que ele está fazendo uma “burrada” na vida dele e dela tbm!! Ele está cada vez mais inseguro e indeciso com relação a isso!!
    Eu estou bem, estou saindo com uma pessoa, mas percebo que tenho uma tendência em atrair homens complicados, o de agora bebe e ainda joga poker. Sei que tenho que rever os meu comportamentos para mudar isso, mas ainda não sei como, será que pode me dar algumas dicas?rs
    bjs e adoro esse site!!!

  • Bom dia Marcio!
    Bom dia D…
    Qual motivo seu ex teria para ficar noivo de uma outra mulher e querer se afastar de você?
    Porque se ele não quisesse compromisso não ficaria noivo de outra mulher. Concorda?
    Pensa nisso!
    Beijuss da Sara 😉

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.