Críticas, Elogios e Reconhecimentos

 

Imagem retirada de vaiarrebentar.com.br

Você vai sair com o seu namorado na sexta feira à noite. Chega em casa do trabalho ou faculdade e vai correndo no salão, faz as unhas e cabelo. Volta pra casa, passa mais duas horas escolhendo a roupa, fazendo maquiagem e se perfumando, apenas para ficar bonita pra ele. Ao encontrá-lo, não recebe nem um elogio ou pior, ouve uma reclamação que a sua roupa é muito curta, a maquiagem muito chamativa ou algum comentário irônico sobre alguma peça de vestimenta que está usando. Como você se sente? Bem e com vontade de continuar se arrumando pra ele? Acho que não.

O mesmo ocorre quando alguma parte do casal se esforça para mudar algo que você não gosta ou então para fazer o que você gosta e não recebe o reconhecimento, apenas reclamações. Vou citar alguns exemplos muito comuns. O cara sempre foi grosseiro. Ao começar um relacionamento com você, começa a se esforçar para mudar. Policia-se todo o tempo para ser menos impulsivo, grosseiro e ser mais gentil e carinhoso. Na maior parte do tempo, passa a agir assim. Ao se irritar, fica quieto, tranquilo, gentilmente e com maturidade tenta resolver todos os problemas e discussões. Mas, nenhuma mudança ocorre do dia para a noite e, de vez em quando, acaba sendo rude. Você nunca comentou que está feliz com a mudança e o esforço, mas sempre que ocorre um descuido, critica e até comenta “você não mudou” ou “você nunca vai mudar”. Acha que ele vai se sentir estimulado a continuar sua mudança?

Outro caso é quando o cara era galinha e vira completamente fiel, corta relações com todas as ex-ficantes, seus perfis em sites de redes sociais não tem mais paquera, comentários de mulheres, nada. O telefone não toca mais, os amigos não chamam mais pra farra, todo mundo sabe que está namorando e priorizando o namoro. Aí quando uma garota que não é tao próxima e não sabia do namoro, ou uma que não se importa com isso, acaba enviando SMS, recado, e-mail ou ligando dando em cima, a reclamação vem com ele. “Você vai continuar sempre assim na farra, com essas p*t*s te ligando, você dá corda, etc etc etc”.

Poderia ficar citando mais exemplos, mas já deu para entender. Dale Carnegie, no seu livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas já falava que ninguém gosta de receber críticas e fica na defensiva quando isso ocorre. Que a primeira reação da pessoa é tentar inverter o jogo e procurar culpa no acusador, não reconhecendo seus erros e tentando fugir dos mesmos.

mda banner 2

Já o reconhecimento e o elogio andam juntos. Ao contrário das críticas ou reclamações, são os maiores incentivadores para qualquer um continuar mudando, crescendo, esforçando e dedicando-se. Apenas um “gostei muito do modo que agiu em tal situação”, um “obrigado pelo esforço. Estou vendo que tem mudado” ou citar que atitudes do seu parceiro você gosta, são suficientes para mantê-lo estimulado. Pense em como se sente ao ouvir um “Nossa, você está linda!” sincero assim que ele te vê depois de todo o trabalho para se arrumar. Na próxima vez que se verem, você fará a mesma coisa, correto? Sempre querendo ficar melhor e mais bonita pra ele. É exatamente a mesma coisa que ocorre com quem recebe um reconhecimento dos seus esforços.

Segundo a Wikipédia, “Elogio é o enaltecimento de uma qualidade ou virtude de algo ou alguém. É uma ferramenta educacional utilizada também para motivar outras pessoas, aumentar sua auto-estima ou corrigir um defeito”. Um elogio, na verdade, é o melhor modo para comentar sobre defeitos e pedir mudanças. Veja qual dos exemplos faz com que a pessoa queira mudar. ¨Você não faz nada mesmo, só fala que vai mudar, mas continuar a mesma porcaria. Não sei porque perco tempo acreditando em você, pois continuar se atrasando toda vez que vamos sair” ou “Amor, estou muito feliz pelo seu comportamento em relação a ser mais pontual. Vejo que tem mudado e se esforçado bastante e isso me deixa muito feliz. No entanto, tenta se esforçar um pouquinho mais, pois continuar perdendo a hora muitas vezes, o que acaba fazendo com que percamos uma boa parte do tempo que poderíamos estar aproveitando juntos”. Ouvindo o primeiro, ficaria com raiva, frustrado por não ser reconhecido e poderia até parar de mudar, já que ele não reconhece nada mesmo. Já ouvindo o segundo exemplo, que tem elogios, reconhecimento e um pedido com um bom motivo para  pedido, quem não iria querer cumprir?

Façamos menos críticas e mais elogios, sempre reconhecendo tudo que os nossos parceiros fazem por nós. Assim teremos relacionamentos cada vez melhores, mais estáveis, tranquilos e duradouros.

Beijos,

Alexandre Chollet

Siga o nosso twitter: @cerebromasc

 


Um amigo que fala a realidade na cara, sem mimimi ou enrolação. Conta a mais pura e simples verdade, doa a quem doer.

3 comentários No Críticas, Elogios e Reconhecimentos

  • Quem não gosta de elogios, né?!

  • Dr. Seu texto me fez lembrar de uma teoria Psicológica
    Behaviorista que diz o seguinte:
    “Reforço Positivo: é todo estímulo cuja apresentação após uma resposta, aumenta a probabilidade de sua ocorrência, isto é a força da contingência (conexão) resposta-estímulo.Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra, pelas conseqüências que gera.
    Reforço Negativo: Refere-se a todo estímulo aversivo que, quando retirado, aumenta a probabilidade de ocorrência de uma certa resposta.”

    Se vc elogia atitudes de mudança de uma pessoa, isso
    funciona como um estímulo pra continuar se esforçando…
    E como vc disse… Não reconhecer um esforço é muito
    frustrante… te leva a pensar: “PÔ eu aqui me matando de tanto
    esforço e ele(a) não reconhece”

    Bjim

  • Sem elogio nenhum? Me sinto primeiramente invisível.
    Com críticas ao meu modo de vestir pra ele? Sinto que tá na hora de repensar a relação hehehehe
    Antes confesso que não notava muito essas mudanças que “n” pessoa fazia pra me agradar e paguei o preço de uma separação, agora que estou vendo que “t” pessoa anda tentando mudar estou mais atenta aos sinais e valorizando cada atitude.
    Vou dizer heim doutor!
    Seu post dessa semana veio a calhar, tô aqui anotando algumas frases para usar futuramente…amanhã quem sabe 😉
    beijuss da sara

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.