Dicas para manter a boa forma mesmo durante a viagem

Sair da rotina sempre causa um certo desequilíbrio na progressão e continuidade das práticas físicas. Assim, uma viagem pode desestabilizar completamente seu treino levado há meses e, muitas vezes, desandar todo o processo para adquirir um bom preparo físico e um corpo sarado. E todas sabemos o quanto ter um corpo legal é bom para a autoestima, saúde e para conquistar os homens, é claro. Para conciliar as férias com o cuidado ao corpo, basta ter em mente dedicação e disciplina, sem deixar de aproveitar o tempo livre para relaxar.


Correr ou caminhar

É uma boa dica para aproveitar o novo destino e pode ser um estímulo para explorar novos e menos conhecidos lugares na cidade visitada. Uma boa caminhada ou corrida pela manhã pode ser uma forma de começar o dia e ainda interagir com as pessoas do local. Para isso, é necessário verificar o roteiro anteriormente, com precaução para os lugares percorridos para evitar o risco de se perder ou acabar em locais pouco seguros.

Pular Corda

É um exercício que não requer muita infraestrutura e traz uma compensação imensa. Cerca de 600 calorias são queimadas com meia hora desse exercício. O equipamento, apenas uma corda pequena, pode ser levado sem trabalho ou peso dentro de qualquer mala. A prática frequente da corda, além de emagrecer, tonifica os braços, perna, glúteos e modela as curvas. Alguns treinos diários, dependendo do metabolismo, prometem queimar até 4kg em 15 dias (veja aqui).

Agachamento

Uma atividade básica que utiliza o peso do corpo para ser realizada. Com técnica apropriada, gera resultados bastante positivos e exercita diversas partes do corpo. Feito em uma rotina ininterrupta, pode ser incorporado ao treino mesmo após as férias. Define pernas, coxas e glúteos e gera uma melhora na resistência. Deve ser feito com cuidado para não prejudicar a coluna e os joelhos (veja como executar corretamente aqui).

mda banner 2

Improvise

Ao chegar ao local, é sempre bom estar atento a todas as opções oferecidas. Muitos lugares oferecem pacotes com academia e até mesmo atividades que podem ser incluídas na rotina como aulas de yoga ou workshops de exercícios diferentes. Também é possível aproveitar a infraestrutura básica do ambiente visitado, como escadas para malhar as pernas, bancos para flexões e agachamentos, colchonetes para abdominais e barras para os braços.

Alimentação

Viagens e férias já são velhas conhecidas como inimigas da balança. O tempo livre e culinária diferenciada oferecida por um lugar novo são tentadores para esquecer a dieta e abrir grandes exceções. Mas com algum cuidado dá para aproveitar a gastronomia local e fazer com que sejam aliadas ao treino.

Os carboidratos devem ser consumidos antes do treino para dar energia e a proteína para repor a massa no pós treino. Alimentos ricos em creatina como salmão, atum e carne vermelha magra são opções que ajudam a buscar resultados positivos para o corpo.

No entanto, para montar um cardápio de acordo com o seu metabolismo e a rotina que pretende seguir durante a viagem, é correto procurar um nutricionista. Outra preocupação deve ser a hidratação, pois a recomendação é sempre ingerir líquidos frequentemente. Na praia, aproveite a água de coco, rica em minerais e com inúmeros benefícios à saúde da mulher.

Proteção

Muitas das atividades serão realizadas ao ar livre, para aproveitar também a paisagem do novo lugar e explorar o destino escolhido. Isso requer também proteção extra em razão da exposição aos raios ultravioletas e os danos causados pelo sol e vento. Por essa razão, é necessário sempre utilizar filtro solar e reaplicá-lo com frequência. Outra dica é utilizar chapéu ou boné e evitar o horário das 11h às 15h, quando há maior incidência de raios solares nocivos à saúde.

Colaboração de Rafaela Pietra

Este artigo foi escrito por um dos nossos especialistas.

2 comentários No Dicas para manter a boa forma mesmo durante a viagem

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.