E, Continuo, Assim, Dissimulando…

O filósofo alemão do século XIX, Schopenhauer, dizia que “A natureza deu à mulher, para se defender, apenas, a dissimulação. Esta faculdade supre a força que o homem tira do vigor de seus músculos”.
Na antiguidade clássica, existia um ditado que dizia que “Deus deu ao homem a força, e, à mulher, o poder da dissimulação.

Tanto na antiguidade clássica, época em que as mulheres envenenavam, diariamente, a comida do esposo, pois não agüentavam os maus tratos, enquanto, à noite, se deitavam com ele, até sua morte. Quanto no século das luzes, quando se disfarçavam de homens para combater nas revoluções burguesas. As mulheres, por imposições sociais, tiveram que disfarçar, fingir, encobrir a verdade.


Em outras palavras, contrariando os pensadores clássicos e iluministas, as mulheres não possuem uma natureza dissimuladora, não nascem pré-dispostas a fingir, a enganar.
Muito pelo contrário, as mulheres, notadamente, são mais sensíveis com a dor alheia, se preocupam mais com o próximo, com o bem estar social, com o sentimento de outrem. Conseguem, muito mais facilmente, se colocar no lugar do outro.
Porém, ao se verem perdidas, acuadas por uma sociedade que as cobra atitudes inumanas, se vêem obrigadas a mascarar a verdade para transitar, de forma menos áspera, no seio social.

Não quero com isso justificar, apoiar, respaldar ou acobertar ações criminosas, maldosas e anti-éticas de algumas mulheres, mas sim, levantar as seguintes reflexões:

mda banner 2

“Até que ponto a sociedade é responsável pelo disfarce de vontades, desejos e atitudes das mulheres?”

“Será que o homem que critica a mulher dissimulada, não é o mesmo que, indiretamente, impõe este comportamento?”

Mr. P

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano Premium.

Siga o CM nas redes sociais

O que achou do artigo?

comentários

Empresário, administrador, jurista e escritor. Adora filosofia, psicologia, história e musculação. Crê que o "caminho da vida" é a busca da evolução perpétua. Escreve e responde dúvidas sobre os mais variados assuntos.

6 comentários No E, Continuo, Assim, Dissimulando…

  • por ser mulher ainda temos que travar varias batalhas a mulher e vista como dissimulada em que as vezes veste a pele de lobo e as outras de carneiro e deicha na duvida qual é a sua verdadeira pele, mas veje bem em casa queremos uma mulher carinhosa, atenciosa, que cuida dos filhos e do marido, sempre alerta para a familia, meiga, amiga, mãe,presente, sobretudo mulher e fora dali no seu serviço queremos uma mulher dura com garra se possivel sem sentimentos e que possa ser comparada com um homem que tenha tempo sempre para reuniões a altas horas.
    não quero defender a mulher dissimulada mas como disse Mr.P no dois ultimos paragrafos que reflectir muito ate onde a simulção é de natureza maldosa da mulher e ate onde é consequencia de uma sociedade as vezes machista.

  • Desde de que a ve, Charles Bovary observa os detalhes em M.Bovary, o simples barulho de sapato é música para os ouvidos dele…genial a descrição!!!!

  • Personalidade semelhante a Madame Bovary (Gustave Flaubert). Ambas naturalmente sensuais, misteriosas e dotadas de uma beleza encantadora. Os homens deleitam-se na singular beleza destas mulheres. Ambos livros, vale a pena ler!

  • E infelizmente algumas mulheres levam esse “traço” não apenas para as relações amorosas, o levam inclusive para as relações sociais, hoje disputamos com homens um lugar de destaque e algumas mulheres usam sua beleza, sensualidade, dissimulam interesse sexual para alcançarem o sucesso. Acho isso extremamente triste.
    Ontem na tv vi uma reportagem sobre uma mulher que fez cirurgias e gastou milhões para ficar parecida com a “boneca Barbie”, quer loucura maior que essa?
    Imagina uma mulher que para se livrar de uma situação envenena seu companheiro dia a dia e durante a noite dorme com ele mesmo sabendo que está de certa forma se envenando também.
    Porém, há muitas mulheres que aprenderam a ser fortes sem precisar passar por cima de ninguém, conquistando seus objetivos de forma decente e com muito trabalho, essas mulheres são dignas e estão ai por todo mundo, espanham sorrisos vitoriosos ao invés de veneno.
    Ótimo post Mr.P
    beijuss da sara 😉

  • Tais Karol

    Dissimulada???
    Uma forma de si defender e procurar sua melhora ou felicidade…

    Mais dissimulada, até que não é o fim…

  • A mulher aprendeu a se defender assim.. dissimulando..”Machadianos” traçam a personalidade de Capitu assim..’’’dissimulada, falsa’’’..Mulheres absorveram essa Sociopatia..culpa dos homens Mister P ? Talvez neh.. que em todas as linhas no tempo sempre oprimiu a mulher numa sociedade hipócrita e machista… até hj… homem que pega todas >garanhao..A mulher é P$#@.. Infelizmente…Temos mesmas vontades e desejos.. mas a sociedade aponta e condena.. Mas afinal , temos que ser assim? Isso é desculpa? Somos vitimas ou Culpadas?
    Haha…Temos aí uma Arte desenvolvida durante milênios..Como vc citou ‘’homem ganhou a força ..já a mulher ganhou a naturalidade de ser assim’’! Sorry…
    Mas a sinceridade tem que ser predominante sempre! Mesmo que dissimulada!!
    Parabéns pelo post..

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.