Emuladores e ROMs

Bom dia!

Os videogames estão se tornando cada vez mais a principal fonte de diversão das pessoas, principalmente dos homens e crianças. Em países como Estados Unidos ou os da Europa, os gastos anuais com esse tipo de entretenimento superam todos os outros como música e cinema. A faixa etária dos gamers tem aumentado, principalmente com o realismo e temas adultos presentes nos jogos mais novos. A faixa etária média de um jogador de videogame supera os 30 anos. Mas geralmente são homens que jogam.

Existem diversos pontos positivos nos videogames como diversão segura, crianças que jogam vão melhor na escola (comprovadamente por pesquisas científicas), melhor desenvolvimento da inteligência, reflexos, etc. Claro que se jogados com moderação e jogos apropriados para a faixa etária.

Muitas mulheres, principalmente na faixa dos 20 a 30 anos adoram jogos do Mário, Donkey Kong, Sonic, etc. Esses eram os jogos que as divertiam durante a infância e elas são loucas por eles. Digo isso pelas minhas amigas e ex-namoradas. As mulheres em geral não gostam de jogos violentos, gráficos 3d e realistas, preferindo os jogos de plataforma 2D e não compensa comprar um console (videogame) ou uma placa de vídeo boa pra PC para jogos assim. Então, a solução é utilizar emuladores.

Segundo a wikipedia, “Na computação, um emulador é um software  que reproduz as funções de um determinado ambiente, a fim de, permitir a execução de outros softwares sobre ele. Pode ser pela transcrição de instruções de um processador  alvo para o processador no qual ele está rodando, ou pela interpretação de chamadas para simular o comportamento de um hardware específico. O emulador também é responsável pela simulação dos circuitos integrados ou chips do sistema de hardware em um software. Basicamente, um emulador expõe as funções de um sistema para reproduzir seu comportamento, permitindo que um software criado para uma plataforma funcione em outra.”

Eu vou falar sobre emuladores de videogames antigos como Nintendo NES, Super Nintendo, Mega Drive, Atari, Game Boy, etc. Começando:

mda banner 2

  • O que seria um emulador de videogame? Um software (programa) que simula um console no seu PC.
  • O que são ROMs? São os jogos propriamente ditos. São arquivos que possuem o conteúdo dos cartuchos ou CDs de jogos.

Para começar você precisa instalar os emuladores. Existem dezenas deles. Selecione o de sua preferência e instale. O processo é bem simples, geralmente é um arquivo executável ou compactado. Com os compactados, basta descompactar e rodar o programa. No fim do post darei uma lista de link onde podem ser encontrados emuladores e milhares de ROMS. Emuladores de consoles mais novos como Nintendo DS, Nintendo 64 ou Playstation 2 precisam de computadores mais poderosos. Já os de Mega Drive (Genesis), Super Nintendo, NES, Master System, Gameboy, rodam em praticamente qualquer computador.

Depois abra o programa,  selecione o ROM e coloque pra rodar. Pronto, já estará jogando os clássicos da sua infância.

O único problema é que segundo a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, no Brasil, apenas é legal baixar ROMs de jogos que você possui. No contrário, deve deletar o ROM do seu PC dentro de 24 horas. Isso é para manter-se dentro da lei e não ter jogos piratas como se alguém se importasse com isso.

Abaixo colocarei um vídeo encontrado no youtube que ensina passo a passo como instalar um emulador de Super Nintendo. A instalação dos outros emuladores é bem similar.

Não aconselho a baixar o emulador no link que ele dá, e sim no Baixaki ou Superdownloads. No vídeo ele não joga em tela cheia (full screen) e não entendo o motivo.  Para melhorar ainda mais a experiência, recomendo comprar um joystick (controle) USB. Fica bem melhor que jogar no teclado.

Links de sites com emuladores e roms:

http://www.baixaki.com.br/categorias/67-emuladores.htm

http://www.superdownloads.com.br/windows/games/capa.emuladores.html

http://www.roms4ds.net

http://www.romsparagba.com/

http://www.emulacaoecia.com/

http://www.roxdownload.net/

Links para blogs de videogames:

Consoles e Jogos Brasil

Games Fever

Sussu World

Qualquer dúvida que tiverem, é só falar que explico.

Um beijo,

Doutor Neurônio

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Perfil do orkut (recém criado):
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6153601257327704676
Siga-nos no twitter:
http://twitter.com/CerebroMasc
e saiba instantaneamente quando o blog é
atualizado.

Um amigo que fala a realidade na cara, sem mimimi ou enrolação. Conta a mais pura e simples verdade, doa a quem doer.

1 comentários No Emuladores e ROMs

  • Ah doutor,
    Eu gostava de jogar aqueles aviãozinhos, acho que era Atari.
    Faz um tempão que não jogo, pois meu filho passa horas no pc jogando.
    Acho que minha época de jogadora já passou hehe
    Mesmo assim, valeu a dica.
    beijuss

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.