Quem já assistiu ao filme Divergente vai reparar nas semelhanças que o filme tem com Jogos Vorazes, Harry Potter e Tropa de Elite.
A história é de uma adolescente, que como a Katniss Everdeen de Jogos Vorazes, lidera uma revolução. A trama também se passa em uma cidade futurística (mas nesta história é Chicago) onde a sociedade se encontra dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição.
Ao completar 16 anos, cada adolescente deve escolher em qual facção quer ficar. Esse detalhe lembra muito Harry Potter, quando os alunos são divididos entre as quatro casas de Hogwarts. A diferença é que o chapéu seleciona os alunos, já em Divergente cada um pode escolher a sua facção.
O drama da personagem principal, Beatrice “Tris” Prior, interpretada pela atriz Shailene Woodley (sim, a mesma que fez “A Culpa é das Estrelas”), é descobrir que ela é uma divergente, ou seja, ela serve para qualquer facção. Só que um divergente é considerado uma ameaça para a sociedade, e portanto, se descobrirem, ela pode ser exterminada.
A menina consegue manter essa informação em segredo e entra para Audácia, uma facção militar.
O líder dessa facção é igual ou pior que o Capitão Nascimento. Tem vários momentos que rola um “pede pra sair!”, e a personagem, que é toda cocota e franguinha, dá uma lição de superação e ainda enfeitiça o instrutor de seu treinamento, Tobias Eaton “Quatro” (Theo James), que é praticamente o assistente do “Capitão Nascimento”.
O interessante é ver que nesse filme também trabalha o protagonista de “A Culpa é das Estrelas”, Ansel Elgort, que foi o par romântico da Shailene Woodley no filme. A primeira vez que você vê o ator em Divergente não tem quem não soltar um “ownnnnn”. Você até se questiona porque ele foi escalado como irmão da Shailene Woodley no filme.
Mas eu já imagino porque:
Quando você vê o Theo James, ele te faz esquecer qualquer homem!
Que o Ansel Elgort fique com as suas fofuras pra lá, eu quero mais é ver a beleza e macheza do Theo James!
Insurgente teve mais cenas de ação e efeitos especiais do que Divergente. O primeiro filme focou muito no treinamento da menina (Tris), já no segundo eles partem para a luta contra Jeanine Matthews (Kate Winslet), a líder da facção Erudição que quer eliminar os divergentes.
É um filme para assistir com o namorado?
Sim, pode levar o bofe. Ele vai se agradar por ser um filme de ação, mas já vou avisando que é um filme de ação para meninas. Não só por conta do romance com um cara muito gato, mas pelos dramas que a personagem enfrenta como lutar contra os seus medos, sofrer pela morte de seus pais… ihhh, melhor não falar mais nada porque daqui a pouco posso contar o fim do filme.
Insurgente estreou hoje, dia 19 de março, nos cinemas. E ainda vão ter dois filmes da série Divergente: Convergente Parte 1 e Parte 2. Então ainda vai ter muita coisa pra rolar nessa história, mas enquanto isso, vamos aproveitar para apreciar toda a graça e beleza do Theo James*.
*Sim, eu pago um pau pra ele.
*Sim, eu sou comprometida, mas é como uma amiga diz: “Não é porque estou de dieta que não posso olhar o cardápio”. Hahaha!
Fica o nosso agradecimento ao Shopping Market Place pelo convite.
Beijos!