Meu nome é R. eu estou num dilema:
Desde quando o avô do meu namorado morreu, meu amor veio com uma história que ele antecipar nosso casamento, mas como não temos condições para comprar uma casa no momento, ele perguntou se eu gostaria de morar com os pais dele.
O meus sogros são legais, gostam de conversar comigo, não se intrometem, não pegam no pé do meu namorado, enfim, é uma relação gostosa entre a gente… Mas, como a maioria das pessoas diz que não dá certo, queria ter uma opinião de quem já morou, queira ou não morar com seus sogros.
Enfim, me ajude a decidir, pois eu amo muito meu amor! A semana inteira passamos longe um do outro, pois ele mora no centro e eu moro num bairro há uns 30min da casa dele de ônibus. Não agüento mais isso, sentir saudade faz parte, mas quando se tem a chance de poder ver o seu amor depois de um dia cansativo, acho que seria muito melhor descansar do lado daquele que nos faz bem *-*
A casa dele é um sobrado, e tem três quartos, tem o banheiro dele que fica ao lado do quarto do meio, enfim, todos cooperam com a limpeza da casa, inclusive o meu sogro, que faz de tudo, até comida! Cozinham super bem (coisa que eu vou poder aprender com eles, pois minha mãe perdeu a mãe dela quando ainda era muito nova, então ela não aprendeu muita coisa… só salgado frito e assado, bolos, mas comida mesmo, é bem limitado o que ela sabe fazer), eles trabalham no fim de semana (e seria ótimo pra eu e o meu amor aproveitar a privacidade nesses dias). O que você acha?
Olá R.,
Confesso que não passei por uma experiência como essa que você relatou, porém podemos pensar em algumas coisas que talvez lhe ajudem a refletir sobre qual decisão tomar.
Ao escolher determinado caminho na vida eu acho um exercício interessante pensar na pior das hipóteses a respeito do que pode acontecer. Calma, não significa que você vai querer que dê errado ou que isso servirá de motivo para sofrer com antecedência, mas é apenas uma maneira de imaginarmos como lidar com determinadas situações quando elas não saírem do jeito planejado.
Pensando nisso, vamos supor que vocês casem e vão morar com os pais dele. Pois bem, tudo lindo e maravilhoso, fim de semana só alegria, mas de repente os pais dele param de trabalhar e ficam em casa. Qual o espaço que vocês teriam somente para o casal dentro dessa casa? Um quarto e um banheiro? Como que fica isso? Está bom pra você? Se de repente vocês querem ter um momento de intimidade, com os pais dele presentes ou vocês fazem as coisas quietinhos ou a alternativa é buscar outro local onde vocês fiquem tranqüilos e sem correrem o risco de terem interrupções. Todos aparentemente dormindo, o “parque de diversões” é aberto, o espetáculo começa e “toc toc toc”, alguém bate a porta. Resultado: broxada na certa e de ambos os lados.
É claro que não sei como é a vida íntima de vocês, mas entenda que intimidade não está ligada somente à questão sexual, mas a toda individualidade do casal. O exemplo acima foi apenas uma amostra.
Não tenho nada contra morar com sogros, já presenciei histórias que deram muito certo e deixar as coisas muito bem conversadas antes é muito importante. Se algo não der certo, o casal tem que ter maturidade suficiente para lidar com isso a fim de procurarem alternativas juntos porque senão houver isso, os problemas acabarão pesando para o casal de modo que o relacionamento irá se desgastar e o desconforto e a infelicidade tomará conta do clima da casa.
Talvez tenha aí outras possibilidades que podem ajudar, pensar que morar com eles seja apenas uma fase enquanto vocês planejam ir para outro lugar, ou então vão construindo algo com o tempo. Você menciona que se dá muito bem com os pais dele, isso é ótimo e morar com eles implica também em haver uma conversa com os dois para saber se eles se sentem a vontade ou estão apenas fazendo isso para agradar o filho e saber disso faz uma grande diferença na tomada de decisão.
Creio que a essência do relacionamento seja o casal querer mesmo a mesma coisa e acima de tudo ter consciência disso, ou seja, estar junto, somar e com isso fazer com que as coisas ao redor caminhem para facilitarem isso. Algo feito em parceria e não um cobrando o que o outro deveria fazer porque se chega a um ponto em que há um descompasso nisso, é importante rever toda a situação da vida a dois. Com isso as coisas se tornam mais leves, a proximidade algo que causa prazer e a alegria um elemento constante no cotidiano.
Até mais!!
Márcio Oliveira
[email protected]
Meu Blog: As Palavras
Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.
Siga o Cérebro Masculino nas redes sociais clicando AQUI e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.
5 comentários No Eu + ele + sogro + sogra = ?
Não faça isso. Estive na mesma situação e não deu certo. Por mais liberdade que seu sogro ou sogra der não será suficiente a vida a dois se mistura com a do sogro ou sogra e ai só da problemas.
Já dizia Dóroti em o Mágico de Oz : ” _Não há lugar como nosso lar! ”
Não era a toa…
Pode ser a melhor família do mundo… mas cada um na ta casa…vc já discutiu com irmãos? Pai ? Mãe? Com certeza SIM.. mas como são sangue do teu sangue fizeram as pazes…imagina com sogros…
Interferências certezas que aconteceram por esse ou outro motivo e vc certamente vai se irritar mais cedo ou mais tarde…. pior se for tarde.. estará na casa deles.. e por respeito terá que se calar antes de ouvir um sonoro : “_Estou na minha CASA!!”””
E aí??? vai fazer o que? Castelinho de areia pro chão na certa…!!!
bjusss
R… se não tem dinheiro para comprar uma casa agora, aluga uma casa pequena, os dois trabalham né!!!
Com o tempo e juntando as forças vocês conseguem economizar algum dinheiro e financiar algo,.
Olha já morei com a sogra, ela me ajudava muito no trato com meu filho, sempre me dei super bem com minha ex cunhada, mas quando eu e o meu ex marido tinhamos alguma discusão elas perguntavam e tal e isso me deixava tão sem jeito.
Ai que digo, não ha como morar com outras pessoas e pensar que elas num momento ou outro não iram opinar, escutar, tomar partido e tal…é normal né
Se você acha que consegue levar de boa essas coisas vai fundo, se não melhor é esperar mais um pouco e ir construindo seu novo lar nas possibilidades que vcs dois têm.
beijuss da sara 😉
Bom me parece que você está quase decidida neh… pois só falou dos pontos positivos… rs.
Mas leve em conta tudo o que o Márcio disse… pese os prós e os contras pq essa é uma decisão que vai mudar completamente a sua vida. 😉
Não dá certo, imagina não poder andar a “vontade” pela casa, intimidade restrita somente no quarto e ter q se preocupar com outros q moram na residência.
Além que nada melhor do que ter sua própria casa, se nós não gostamos que nossos próprios pais dêem palpite em algo que fazemos, imagina os sogros dando palpite naquilo que vc faz, cozinha, roupa…
Pode-se perguntar, tbm pq ele não mora com vc… com teus pais?! rs
Minha opinião, nada melhor do que ter a sua própria casa do jeitinho que vcs querem!
Privacy Overview