Homens e suas tpms

Oi Marcio, tudo bem? Quero lhe falar a minha história e eu quero muito que você me ajude! Namorei um cara sete meses. Na mesma idade do que eu (18 anos) tudo era perfeito, nos completávamos, amávamos, respeitávamos, éramos super amigos mesmo! Todos diziam que ele nunca iria viver sem mim, os pais dele sempre falavam que eu o mudei (pois no passado dele não era dos bons já que fumava maconha) e realmente ele mudou mesmo, me buscava no serviço, falava que me amava demais e quando a gente brigava ele chorava e falava que nunca queria que nosso namoro terminasse, porque iríamos casar e ter filhos.. RESUMINDO, ERA PERFEITO DEMAIS!!!

Certo dia a mãe dele me ligou e disse que ele tinha voltado a fumar maconha e que estava  roubando dinheiro de toda a família, inclusive dela. Como sou muito certa nessas partes, meti a boca nele e terminei tudo, devido a isso. Ele negou, chorava demais, implorava para que eu não terminasse, foi aquele drama todo, e falava que ia se matar. Até que dei um BASTA nisso tudo. Ele não ligou mais e depois de uma semana corri atrás dele, chorando e dizendo que o amava muito e que era pra gente voltar. Conversamos bastante e voltamos! Ele sempre  falando que nunca roubou e que nunca fumou maconha em toda viada (mentindo sempre)

Três dias depois da nossa volta, uma menina ligou pra ele dizendo coisas absurdas para mim, como: que ele nunca me amou, que ele só me procurou novamente porque ela tinha dado fora nele e muitas coisas horríveis…

Desliguei o telefone meti a boca nele, e ele negava. Dizendo que a menina era louca e tal. Daí deu a cartada final falando assim: É para falar merda, blz… vou falar também. Nunca te amei de verdade, eu te falei que nunca fumei maconha né? Menti, é muito bom, deveria experimentar, tu era uma chifruda mesmo, só quis te comer e jogar fora que nem to fazendo agora, nunca amei ninguém.. FALOU COISAS HORRIVEIS PARA MIM…

Enfim, não da pra acreditar mesmo sabe, ele se tornou outra pessoa a partir daquele momento. Hoje em dia ele passa por mim, finge que não me conhece e que nunca se vimos na vida.

mda banner 2

Por que isso agora? Gosto muito dele, não sei o que faço e porque ele tomou essa atitude? Todos os amigos e familiares dele falavam que ele me amava e que era louco por mim!!E realmente é verdade, vinha com presentes caros, era super romântico, me entendia em tudo, e era super meu amigo!! Agora não entendo o porque ele se revoltou. ME AJUDAAA Dr. Marcio, por que essa reação dele?


Olá A.,

Acho que teremos que pensar um pouco no percurso que as coisas aconteceram para talvez entendermos melhor essa história. Primeiramente me permita voltar um pouco no tempo.

Em Roma, a sociedade era baseada em uma estrutura puramente patriarcal onde a masculinidade reinava e baseava-se em uma capacidade de governar a si mesmo e outros de menor status. Prezava-se pelo que chamamos de “Virtude”, que é um termo relacionado pela etimologia para a palavra latina “homem” (vir).

Existia um ideal masculino, um algo que não poderia sofrer abalos ou ao menos teria que se sustentar na virtude de ser o homem viril ao ponto de transmitir e impor segurança, virilidade e poder. Durante muitos anos isso ficou enraizado nas culturas e até hoje há uma certa visão de que o tal Homem pra ser homem tem que ter o “H” maiúsculo fortemente traçado, de maneira que uma falha nisso é declarar auto insuficiência e precariedade de personalidade, ou seja, fragilidade.

No seu caso tem algo que logo chama atenção. O tal “Perfeito demais”, não que isso seja ruim ou que não seja possível ter uma vida prazerosa, feliz, legal e produtiva com alguém. É perfeitamente possível, mas havia aí um histórico de uso de drogas que talvez merecesse um pouco mais de atenção, da parte dele é claro. Não se sinta culpada por absolutamente nada porque as mulheres geralmente acabam achando que erraram em algum ponto diante de uma história como essa. Vamos com calma.

Uma outra coisa é o fato de vocês terem pouca idade. Parece que nessa época tudo é muito intenso, o amor é amor pra sempre, a paixão é absolutamente avassaladora de modo que as promessas de vida eterna juntos é algo certo, que estava escrito em algum lugar (Maktub). O problema acontece quando as coisas mudam, porque tudo que foi dito, prometido, sentido parece que não era verdadeiro, que não passada de algo ilusório, sonhado demais. É claro que amor e paixão podem se conciliar sim, o que estou dizendo é que viver as coisas intensamente é maravilhoso, desde que tenhamos maturidade para lidar com tudo que está ao nosso redor e também com a possibilidade de que tudo que se está vivenciando possa ser diferente na semana, mês ou ano seguinte e que a saída para lidar com isso é muita conversa, calma, paciência e maturidade.

A impressão que tenho é que seu ex namorado tinha algumas coisas que talvez não tenha te contado, como alguma insatisfação, algum problema pessoal ou não mostrou como ele se sentia com relação ao namoro porque alguma mudança houve nele que o fez jogar tudo pro alto e dizer as coisas horríveis que mencionou. Às vezes acho que os homens andam sofrendo de TPM (tensão pós modernidade ou tensão permanente da masculinidade) tamanha tem sido a dificuldade que eles tem tido de “governar a si mesmas” como dito no início do texto.

Podem inventar o curso superior que for, mas ainda a faculdade de lidar com os próprios sentimentos e crises internas ainda é uma grande dificuldade para o homem enquanto ser humano e enquanto portador de masculinidade. Com certeza algum motivo existe para tudo que aconteceu, me parece que ele não conseguiu sustentar a imagem de “garoto certinho e perfeito”, chegou um momento que “a casa caiu” e ele não aguentou mais, jogou tudo pro alto e talvez agora ele comece a ser o Fulano de verdade ou alguém que precisa se perder um pouco para depois poder se encontrar, mas isso é dele e não seu ok? Não se responsabilize pela vida dele porque senão é sofrimento na certa, você vai tentar entendê-lo, vai correr atrás, vai querer conversar, insistir, querer e ele oferecerá resistência, além de te dizer coisas horríveis como já fez antes e isso não é nada legal.

Entendo que você até o aceitaria de volta apesar de tudo porque afinal de contas gosta muito dele, mas diante do momento de explosão que ele teve, das coisas que lhe disse e dessa possível traição eu sugiro que você continue sua vida, dê um tempo e carregue consigo as coisas boas que passaram juntos porque mesmo com vontade de ajudá-lo é muito mais importante que você se ajude para não sofrer porque nem ele e nem ninguém tem o direito de desrespeitá-la dessa maneira. Além disso é importante que haja essa distância para ele ver o que fez, pensar que em um momento tinha você ao lado dele e no momento seguinte não tem mais e é com essa falta que ele terá que lidar e se houver importância nisso e coragem da parte dele, ao menos desculpas você irá ouvir. E caso isso não aconteça, lembre-se que é uma escolha dele e que você tem que olhar para outros caminhos.

Até mais!!

Márcio Oliveira

[email protected]
Meu Blog: As Palavras

Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.

Siga o Cérebro Masculino nas redes sociais clicando AQUI e saiba instantaneamente quando o blog é atualizado.

Psicólogo, consultor de relacionamentos e quase Mestre pela USP-SP. Meio NERD, completo romântico, mas não abre mão de um intenso beijo na boca e um alinhamento entre coração, corpo e mente.

3 comentários No Homens e suas tpms

  • Nossa A…pensando aqui com meus botões você é uma pessoa até com sorte, porque afinal ele disse tudo, confessou tudo, há tempo de você seguir em frente sem ficar imaginando coisas, ou nutrindo sentimentos de … Ele me ama e eu sou sua cura. Hoje sei que não curamos ninguém se a própria pessoa não desejar essa cura, não mudamos ninguém se a própria pessoa não ver sentido nessa mudança. Enfim o Márcio disse algo muito importante, você não é responsável pelas atitudes do seu ex namorado, apenas pela sua. Então acredito que, caso ele tenha dito essa palavras horrorosas num momento em que a droga falava mais que ele só resta a você continuar vivendo, e orando para que Deus o ajude nessa difícil tarefa que é sair do vício. Se ele se amar, haverá oportunidade de se curar, e só consegue amar alguém quem se ama também a si mesmo.
    Beijuss da Sara 🙂

  • Terminei de ler com uma música na cabeça: “… se lembra quando a gente chegou um dia a acreditar, que tudo era pra sempre, sem saber… que o pra sempre, sempre acaba…”
    Sabe flor, quando eu tinha sua idade tive um namoradinho com quem tb tudo era “perfeito”, a família dele me amava tb, alías até hoje mantenho uma relação de amizade com eles, mas era perfeito demais, não brigávamos, até que eu percebi que éramos muito mais amigos do que namorados…
    Não é o seu caso, claro, mas enfim, depois dele conheci outras pessoas e com o tempo fui vendo que a vida não é um “conto de fadas”, e que a gente sofre, chora, se decepciona… mas tudo isso contribui para o nosso crescimento.
    Acredito que você verá a explicação de tudo isso lá na frente… pode ser que ele apenas tenha sido uma “ponte” pra você viver outras coisas, um aprendizado, algo que você precisava viver… e pode ser também que esse apenas não seja o momento… afinal, o mundo nãó é redondo por acaso…
    Cuide um pouco de você agora, cure as feridas do seu coração, deixe elas cicatrizarem… e deixe que ele se encontre também… esse tipo de problema que ele atravessa precisa de vontade própria pra ser resolvido… não adianta vc querer, os pais dele quererem… se ele não quiser parar… você não era a terapeuta dele e sim a namorada…

    Márcio, adorei a explicação sobre a TPM masculina, realmente acredito nisso… o homem, diferente da mulher, que em sua maioria já expõe tudo, tem uma grande dificuldade de lidar com os seu sentimentos e mais ainda com essa “nova mulher” que não depende dele pra quase nada mais…

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.