LER É COMO VIAJAR

IMAGEM RETIRADA DE: tintacastellana.wordpress.com

Sempre quis conhecer o mundo, viajar por países diferentes, viver em outros tempos, em outros lugares estar.

Quando criança tinha sonhos e fome de ver coisas novas, de conhecer pessoas importantes, lugares e paisagens.

Mas na verdade minha realidade era diferente e não poderia viajar pelo mundo, conhecer Roma ou Grécia, não poderia me transportar para a idade média, nem viver em um castelo. As pessoas que viviam ao meu redor eram parecidas comigo, viviam da mesma maneira, sabiam as mesmas coisas que eu, mas eu sonhava mais que todas elas.

Procurei mudar e esquecer essa minha fome pelo novo e irreal, mas a vontade era tanta que comecei a procurar nos livros que lia alimento para minha alma, procurava os lugares que gostaria de estar.

mda banner 2

E então viajei por lugares inimagináveis e impossíveis para mim, mas não para a minha imaginação, não para o meu espírito aventureiro.

Hoje podemos ter a nossa disposição vários livros com apenas um clic, é tão fácil, tão prático e mesmo assim sinto que as pessoas têm uma preguiça interminável pelo conhecimento que um bom livro pode nos trazer.

Além dos livros contamos com os blogs, as páginas de relacionamentos, os jornais virtuais e tantas outras possibilidades para adquirir conhecimento. As letras adquirem vida quando você busca nelas algo mais que simples silabas, quando você encontra um significado, isso é saber ler, isso é o verdadeiro prazer pela leitura.

O último livro que li foi de Gabriel García Márquez “El amor en los tiempos Del cólera”, achei tão lindo e profundo, passei vários dias saboreando e viajando por aqueles tempos, vivenciando aquele amor, mas sou incontrolável às vezes e quis ver também o filme, claro que estava bem produzido, claro que contou a história como li, mas as personagens que tanto me encantou no livro, no filme não tinham o mesmo brilho, não senti o mesmo amor que senti quando lia o livro.

Aprendi uma coisa com isso, jamais voltarei a substituir uma emoção tão grande, o sabor lento das coisas, o gosto agradável que senti nos vários dias de leitura jamais eu conseguiria substituir em duas horas frente a televisão.

Claro que adoro ir ao cinema, alguns filmes são impagáveis, mas esse em especial não conseguiu me emocionar, todas as ações que visualizei na minha mente foram desmentidas, definitivamente neste caso não deveria ter visto o filme e apenas lido o livro.

Sara Mel

13/02/2011

[email protected]

http://twitter.com/Sarammel

http://www.facebook.com/profile.php?id=100001624131488

Os comentários podem ser feitos no final do post. Beijuss



Jussara de Melo, escrevo nas categorias crônicas e poesia e espero utilizar esse espaço como forma de recuperar o romantismo, a sensibilidade e a formosura feminina que nós mulheres todas temos dentro de nós. Nos meus textos você encontrará: amor, desejo, emoção, fantasia, esperança e muita paixão. Frase preferida: Antes de falar, escute. Antes de ler, pense. Antes de criticar, espere. Antes de orar, perdoe. Antes de desistir, tente. E-mail: [email protected]

9 comentários No LER É COMO VIAJAR

  • Thais…esse livro em especial é ótimo, uma das obras mais reconhecidas de Marquez, espero que tenha a oportunidade de conhecer e depois me conta o que achou.
    Beijuss da sara 🙂

  • O livro é o verdadeiro acolhedor para as horas vagas, mesmo um tempo sem fazer nada, aprofunda nossos conhecimentos as novas curiosidades para nossa vida, a pessoa que domina a escrita sabe o que está escrevendo, transmitindo seus sentimentos vividos…
    A pessoa que não gosta de ler é preguiçosa, tem que aprender a ter o habito da leitura que é muito bom…
    Ajuda a cabeça do ser humano a ter opiniões contra e a favor
    já eu gosto de ler, mas para isso ter que ser um livro que me interessa de verdade…
    Beijos Sarinha Te adoro
    A senhora está de parabéns

  • Bom dia Tamires…
    Veja só…o próprio Deus quando escolheu algo para perpertuar sua palavra o fez na forma de um livro “A Biblia”, só de pensar nisso e seguir esse exemplo vemos que não há nada no mundo que alcance mais pessoas que a palavra escrita. Como digo sempre, se você jamais quer ser esquecido escreva um livro. Aliás é um sonho meu que logo realizarei.
    beijuss da sara 🙂

  • É verdade maestra nenhum outro objeto qualquer substituirá
    o grande conhecimento o “livrooo”
    ele é o nosso conhecimento e o nosso guiaa.
    maioria das vezes sentimos tão preguiçosos de ler, saborear o que
    ele pode nos transmitir, preferiamos outras coisas como:Tv,internet,revistas e gibs só que não é a mesma coisaa
    não entramos na imaginamos, lemos qualquer coisa e tá bomm..
    parabéns maestraa cada textos e poemas que vc escreve me surpreende cada vez mais
    grande bjos

  • Oi Barbara…
    Eu assumo ser devoradora de livros, não me canso de sempre estar buscando novos títulos… Acho o máximo encontrar pessoas que ainda tem tanta sensibilidade como você, loucura é não viver a emoção de fazer essa viagem encantada que o mundo das letra nos proporciona.
    Beijuss da sara 🙂

  • Nossa Sara, adorei. Eu sinto a mesma coisa quando estou lendo um livro, eu me emociono, eu choro, eu dou risada. É algo mágico, é algo que só quem lê entende, quantas vezes minha mãe ou meu pai falou que teve estar ficando louca, rindo sozinha. Nessas horas eu os ignoro.
    Gostei muito desse seu texto, me identifiquei bastante com ele,e até na parte de ler um livro e assistir o mesmo filme, num é a mesma coisa, não mesmo, perde totalmente a graça, o encanto. O bom é você imaginar tudo, os lugares, até mesmo um detalhe de roupa, não se compare em assistir, não que eu não goste de assistir filmes, pelo contrario, adoro, mas nada se compara em ler um bom livro.

    Bom Sara fico muito feliz, com seus textos, adoro muitos lê-los, e você esta de parabéns, obrigado por proporcionar à nós, seus texto e pensamentos.

    Estou morrendo de saudade, beijos

  • Priscila
    Esse filme “O Poderoso Chefão” já tive a oportunidade de ver umas duas vezes, um clássico. “Entre dois amores” ainda não assisti, estou anotando aqui porque o título já me interessou.
    Obrigada 🙂
    O Livro do Gabriel é fantastico, se tiver a oportunidade de ler acredito que vai se emocionar, a riqueza de detalhes, como o autor passa o sentimento do seu protagonista é íncrível…Marquez realmente é um gênio. Li em espanhol, mas acredito que em português deve estar muito bom.
    beijuss da sara 😀

  • Adorei Sara!!! Tb amo ler e acho q nenhum filme se compara a emoçao que transmite um livro, de viver e sentir exatamente o q os personagens vivem e sentem. Alguns filmes são ótimos complementos de livros, pra mim O Poderoso Chefão I e II (livro Poderoso Chefão de Mario Puzzo), e Entre dois Amores (livro A Fazenda Africana de Karen Blixen) estão entre os meus top five de filmes e livros. Ótima sugestão de livro, vou procurar ler.

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.