Sou casada há 6 anos e, ultimamente, meu marido me trata com frieza, ta muito pensativo e só me da patada, fala que sou chata e só reclamo …Sou uma mulher muito carinhosa e por causa desse tratamento minha auto estima esta lá embaixo, estou muito ciumenta e possessiva,as vezes penso que ele tem outra…. Quero salvar meu casamento o que devo fazer??? Me ajude.
M.
Olá M.,
Embora o seu relato tenha sido curto, ele me levou à algumas reflexões que talvez sejam interessantes compartilhar aqui. Acho que todo casal, antes de casarem, deveriam pensar qual seria para si o conceito de casamento?
Tudo bem, é o encontro de duas pessoas que se gostam e decidem morar juntas ou morarem em casas separadas (sim, em nome da sobrevivência do casal isso é possível) mas que assumem um relacionamento mais sério que o namoro. Não, eu estou falando do “algo” a mais. Que está além dessa definição clichê e romanceada que vemos por ai, não que ela não esteja incluída no pacote, mas será que é só isso?
Casamento envolve convivência. Teoricamente envolve você conviver com alguém que você ESCOLHE estar ao seu lado. E se as coisas não andam “rolando” de maneira legal, algo acontece. E pensar nesse algo é pensar em um processo. Mudar do nada e gratuitamente não existe. Alguma coisa acontece ou já aconteceu e que não está sendo dita entre vocês e que está começando a causar mal estar porque influencia na atitude de cada um na relação. E a tendência é piorar se algo não for feito.
Há algo importantíssimo que deve ser feito, escutar. Por exemplo, ele pode lhe dizer que é chata e reclamamona, você deve ter retrucado claro, como forma de se defender naturalmente, mas se você não é, por que se incomoda com esse comentário ao ponto de retrucar? Por que precisaria se defender? Digo isso para que abra melhor os seus ouvidos e consiga dar possibilidade para um diálogo. Pergunte a ele: “Mas parece que você não está contente com alguma coisa, que tal conversarmos sobre isso? Está acontecendo alguma coisa?”
Ou seja, seria como se você não desse tanto peso para as reclamações e tentasse entender o contexto da situação. Existe ai uma equação matemática que também merece atenção:
Mulher ciumenta + Possessiva + baixa autoestima = Mulher Chata + Mulher Chata + Homem insatisfeito e que dá patada.
Preciso explicar? Acho que não. Você até pode dizer que ficou assim depois que ele começou a lhe dar patada, mas isso não muda a equação, só potencializa o resultado negativo na verdade.
Você diz que ele te trata com frieza. Desde quando? O que é frieza para você? Por mais que a resposta possa ser simples, um relacionamento passa sim por fases. Fase apaixonada, fase do amor, fase do sexo explicito, intenso e em qualquer lugar, fase de parceria, fase de distanciamento (até por conta da individualidade de cada um, porque os dois são dois sempre, o que acontece é que esse “dois” casaram e isso não significa que sejam um, muito pelo contrário), fase da conquista, fase da reformulação, enfim, são fases e se o casal não tem maturidade para passar por isso, não há casamento, namoro, ficada ou transa que resista. Perde-se a graça das coisas.
É claro que pode chegar o momento em que vocês venham a descobrir que a vida tem outros caminhos e que esses outros caminhos são diferentes para cada um, ai é hora de olhar nos olhos e desejar boa sorte um para o outro, mas se a intenção e o sentimento convergem para ficarem juntos, compreensão, análise e conversa são itens que merecem serem incorporados na dinâmica a dois.
Ele está pensativo? Calma, dê um tempo pra ele, pressioná-lo e logo achar que ele tem outra vai acrescentar o que na sua vida a não ser o fato de te deixar mais encanada ainda? E você ainda deixa afetar sua autoestima? Pode parar!!! O caminho tem que ser o contrário, se ele não está se sentindo bem com algo, seja apenas a pessoa ao lado dele e continue sua vida, se produza, saia, respire, porque ficar grudada nele vai gerar mais estresse, deixe que ele venha falar com você, que venha lhe procurar. Com isso, é bem provável que aquela equação não gere um resultado negativo.
Até mais!!
Márcio Oliveira
[email protected]
Meu Blog: As Palavras
Tem pressa para receber sua resposta? Deseja atendimento personalizado e ao vivo? Assine um Plano VIP.
Siga o CM nas redes sociais: Clique AQUI!
6 comentários No Matemática e casamento.
Olá Reysi, obrigado Lu, obrigado por todos os elogios, aliás, obrigado por todos os comentários. Confesso que sou gente, tenho qualidades e defeitos também. Tem coisas que são difíceis de dar conta, por isso não precisamos ser uma enciclopédia ambulante sobre relacionamentos, só o fato de estarmos abertos a ouvir e compreender, com certeza isso já é um grande passo. 😉
Pois é… não é fácil… enjoa, briga, se distancia, e depois volta.
Eu vejo pelos meus pais… Casados por 45 anos, brigaram a vida toda e agora que os filhos se encaminharam… estão namoradinhos de novo….
Não existe receita… fórmulas.
Como o próprio texto do Márcio diz, é um trabalho diário, que deve ter respeito individual…
Mas tudo dá para recomeçar, tentar novamente e com a mesma pessoa….
ótimo texto.
Márcio sempre me surpreendendo, ótimo texto!!! Se você cumpre o que escreve com certeza será um ótimo companheiro…(e antes que venham as pedradas é apenas um elogio de admiradora)rs
Sabe casamento pra mim significa algo tão distante que nunca parei pra pensar como eu Reysi, muito louca no papel de ESPOSA e dona do lar.
Mas lendo estas situações aqui no CM, parei agora pra analisar, e realmente casamento é matemática pura, uma vez li um texto que não me lembro de quem é que dizia que casamento é subtração, quando vc deixa seus pais, adição quando você de une a uma outra pessoa, multiplicação quando tem os filhos e divisão quando temos que dividir as responsabilidades, os sonhos, dar mais que receber e todo esse tipo de coisa.
Tem uma passagem na bíblia que diz assim: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne, assim já não são mais dois, mas uma só carne. E como o casamento tem sido tratado hoje em dia? banalizado, individualizado? Se a partir do momento que somos dois em uma só carne, tratamos nosso próprio corpo com desdém?NÃO.devemos amar, cuidar e nutrir nosso corpo, se não conhecemos nosso próprio corpo, alguma coisa está errada. Converse com seu marido, conheça a sua própria carne, a partir daí, com conversas claras e francas, você poderá agir de uma forma mais consciente, ao invés de ficar sofrendo com achismos.
Beijoss…
Eh normalmente temos a tendência de jogar a culpa apenas no outro..ja ouviram dizer que ”’errar é humano.. e jogar a culpa nos outros é mais humano ainda?””
é bem por aí.. sempre vemos o outro.. dando patadas..o outro em silêncio.. o outrode mal humor .. e nós? Estamos sendo as rãs(hehe do outro post) . Reclamando.. e olhando pra ele e pensando . será que ele nao percebe? Quando na verdade deveríamos ir lá e falar…perguntar.. a Velha máxima ainda se aplica e da muito certo…DIÁLOGO…
Mas é um diálogo ..e não um monólogo.. que vc fala fala fala.. que impoe só..cobra…não e não da nada em troca….Relaciomanto é uma troca… é uma via de mão dupla sempre;)
bjuss!
Marcio é tudo que vc disse esta perfeito!
É aquilo… ninguém gosta de ser criticado. O ser humano tem o desejo de ser sempre apreciado e aceito. E entre o casal, uma palavra dita num momento errado pode causar um estrago…
Acho que o Márcio disse tudo, conversar seria a solução ideal! Muitos casais hoje tem problemas por falta disso… diálogo.
Mas se quer mais uma dica… Quando as duas partes estão alteradas, cabe a um dos dois evitar uma discussão. Uma boa dose de tolerância e compreensão pode evitar brigas desnecessárias. E aí, depois que os ânimos estiverem acalmados chega a hora da conversa… um desabafo sincero, onde os dois vão aparando as arestas.
Talvez o seu ciúme tenha o levado a dizer que você está chata…
Preste atenção nas suas atitudes, não fique tentando achar pelo em ovo e principalmente, separe um tempo só pra você… cuide da sua auto-estima que está baixa… saia, se produza (como foi dito aí em cima)…
Aposto que o seu marido vai te olhar com outros olhos. 😉
Privacy Overview