O Poder do Perdão

No dia-a-dia é comum sermos maltratados, recebermos tratamentos injustos, levarmos foras, traições, sermos culpados por coisas que não fazemos, etc.  Aí nos irritamos, ficamos chateados, tristes, deprimidos, estressados, falamos que “a minha educação depende da sua”, que “trato as pessoas do modo que me tratam”, e tantas outras coisas.

O fato é que começamos a ficar estressados, irritados, guardamos raiva e rancor. Passamos a querer vingança e gastamos horas planejando-a. Pensamentos e sentimentos ruins vêm a nossa cabeça, perdemos noites de sono, a calma, a serenidade para alimentar o lobo ruim (ler história do lobo bom x logo ruim).  E pra que? Para causar mal a outra pessoa? Para ter vingança? Para nos rebaixarmos ao nível dos outros? Para deixarmos de ser exceção? Não vale a pena.

Eu lembro de uma ex-namorada minha que, numa balada, ficou com outro na minha frente apenas para me afetar. Passei dias achando que ela era uma prostituta, fácil, que pegava qualquer um, que tentava causar o mal a terceiros, entre outras coisas.. mas depois percebi que assim como eu, ela é um ser humano. E nós todos somos passíveis de erros. Ela deve ter tido um motivo para fazer aquilo, que não entendo, mas não faz diferença. O fato é que errou, e a mim só cabe perdoar. Quando a desculpei, finalmente recuperei minha serenidade, paz e tranquilidade. Fiquei feliz novamente, todos os sentimentos ruins foram embora.

Às vezes não entendemos os motivos das atitudes das outras pessoas, no entanto, isso não é o importante. O que realmente interessa é conseguirmos perdoar, termos coragem para isso, coragem para sermos pessoas boas num mundo tão ruim, de virarmos o exemplo e termos o orgulho disso.

Existe apenas um atalho para dissolvermos as amarguras e mágoas: perdoar.  Relembrem que quem errou é um ser humano, igual a você, cheio de falhas e que, de tempos em tempos, vai errar novamente. O nosso trabalho é perdoar. Não é fácil, mas o que na vida é?

mda banner 2

Como o maquiador Douglas Guerra citou em seu facebook, “Os fracos nunca perdoam. O perdão é uma virtude dos fortes” ou como Mahatma Gandhi disse, “Os fracos nunca podem perdoar”.

Além do perdão ser uma atitude nobre, na verdade ele está fazendo bem a quem perdoa, que está jogando sentimentos ruins fora e se enchendo dos bons. Trazendo calma, paz, tranquilidade e felicidade.

Lembrei de um texto que ilustra muito bem isso que falei.

“Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras.
Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante,
que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza”.
Joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores, e devolve-a com um cartão, onde está a frase: “A gente dá o que tem de melhor.”


Ou seja: Não perca sua serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração.
Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo de seu aborrecimento. Esqueça e passe adiante, para não perder sua serenidade. Não perca sua calma. Pense antes de falar, e não ceda à sua impulsividade.
“Guardar ressentimentos é como tomar veneno e esperar que outra pessoa morra.”
William Shakespeare.

Obs: Estou recomendando perdoar os outros para sentir-se melhor e recuperar a serenidade. Não é obrigatório voltar a falar com a pessoa para perdoá-la. Eu perdoei aquela ex, mas nunca voltei a falar com ela.

Um beijo,

Doutor Neurônio.

Um amigo que fala a realidade na cara, sem mimimi ou enrolação. Conta a mais pura e simples verdade, doa a quem doer.

3 comentários No O Poder do Perdão

  • Muitas vezes ouvi falarem que eu sou explosiva, falo tudo na cara e etc…
    Até cheguei a achar que era ruim ser assim, mas analisando friamente a situação vejo que é melhor não guardar nada do que ficar remoendo as coisas depois que elas acontecem.
    Eu não tenho ódio, raiva e nem mágoas de nínguem por que eu tento ( é difícil mas eu tento) sempre ver o lado bom das coisas.
    Isso é um exercicío diário, mas vale a pena tentar.

  • Boa:
    uma coisa nada tem a ver com a outra. Perdoar é algo que se faz sozinho, um estado de espírito, deixar de ter sentimentos ruins por outra pessoa. Ter contato com ela é outra coisa.

  • OLÁ DR. NEURÔNIO,ESPERO QUE EU ESTEJA NO LUGAR CERTO PARA TIRAR UMA DUVIDA COM VC,QUANDO VOCÊ DIZ QUE PERDOOU SUA EX NAMORADA,MAS NUNCA VOLTARAM A SE FALAR DE NOVO?PORQUE?

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Site Footer